Clubes de assinatura literários: o que são, como funcionam e quais eu recomendo

Uma nova tendência surgiu no mundo literário há alguns meses: os clubes de assinatura. São várias as opções no mercado e novos estão surgindo ultimamente. No início deste ano resolvi fazer uma pesquisa a respeito desses clubes, para entender melhor as suas propostas, vantagens e opções. E hoje vim compartilhar com vocês tudo o que descobri!

tudo sobre clubes de assinatura literarios

O QUE É UM CLUBE DE ASSINATURA LITERÁRIO


São basicamente um serviço de assinatura que te envia livros mensalmente. Cada clube varia em seus planos, temáticas e formatos, e vocês verão alguns exemplos dessas diferenças nos clubes que irei recomendar abaixo. Alguns clubes já se tornaram bem conhecidos, como o TAG e o Intrínsecos, mas descobri que existem vários outros e que cada um se adapta a um tipo de leitor diferente.


COMO ESSES CLUBES FUNCIONAM?


A maioria dos clubes tem uma equipe de curadoria, responsável pela escolha dos livros da cada mês. Você pode assiná-los de maneira mensal, semestral, anual... Isso também varia. Todo mês você recebe um livro novo na sua casa, o que é uma ótima forma de manter a sua estante crescendo e de conhecer novos autores. Por isso esses clubes tem se tornado tão populares! Muitos já tem parcerias com editoras, o que facilita a oferta de novos livros. 


CLUBES QUE RECOMENDO


No processo de construção deste post, recebi alguns pacotes de clubes de assinatura literários bem legais. Adorei todos, e irei compartilhar aqui as minhas recomendações. ATUALIZAÇÃO (2020): alguns destes clubes já tiveram suas atividades encerradas, então vale a pena pesquisar direitinho antes de assinar. 

1. GARIMPO CLUBE DO LIVRO


clube do livro garimpo

O Garimpo é um clube de assinatura literário que reúne vários clubes dentro dele. Tem o clube poesia, o ficção, o escritoras... Cada um tem uma curadoria diferente, e o legal é que temos contato direto com o curador: cada livro vem com uma carta da pessoa que o escolheu, o que é uma ótima forma de entender a motivação da escolha e de introduzir a obra. Dentre os curadores estão o escritor Fabrício Carpinejar e o bookstagramer Pedro Pacífico, do @book.ster
A assinatura custa a partir de R$49,90, com taxa fixa de 8 reais para entrega. Se ficar indeciso em qual clube escolher, eles ainda tem uma ótima opção: o clube mix! Nele você pode personalizar os livros que irá escolher dentre até 6 clubes diferentes, o que é uma ótima forma de entrar em contato com livros novos e de diversos gêneros.

2. PACOTE DE TEXTOS


clube pacote de textos

O Pacote de Textos é uma ótima opção para você que está com o orçamento baixo mas quer muito ter contato com novos livros mensalmente! A assinatura deles custa a partir de R$45,16 e tem frete grátis. O clube tem uma proposta minimalista, tendo em seus pacotes o livro do mês, um marcador de páginas e uma carta tema a respeito da obra escolhida. Eles também preparam uma playlist especial pra cada livro e possuem um podcast para discutir livros enviados anteriormente! A escolha das obras do Pacote de Textos segue uma criteriosa curadoria, que avalia dados do mercado literário, opiniões de autores e também a de seus assinantes. 

ALERTA DE CUPOM: Usando 'MALU10' vocês ainda garantem 10% de desconto na sua assinatura! Aproveitem 💗

3. BOOK IN BOX


book in box clube

O Book in Box tem como objetivo proporcionar não só boas leituras, mas experiências literárias completas. Seus pacotes contém, além do livro do mês, itens relacionados à obra, com vários brindes e até elementos sensoriais (nesse mês foi o paladar, então eles enviaram café <3). Cada assinante também recebe uma agenda literária em seu primeiro pacote. Eles tem o plano basic, classic e premium, e o que varia são a quantidade de itens que vem junto com o livro e o valor, é claro. Os livros são escolhidos de acordo com o seu gênero literário favorito, que você indica em sua inscrição. E ah, o frete é grátis! 

4. CLUBE DA VINCI


clube do livro clube da vinci janela litraria

O Clube da Vinci tem uma pegada alternativa e envia todo mês livros que inspiram e emocionam. Narrativas surpreendentes ou incomuns, histórias bem contadas, obras clássicas ou desconhecidas. Em cada de seus kits, você tem garantida uma leitura cuidadosamente selecionada por um livreiro e conteúdos para quem ama ler. O clube tem vários planos, e eu particularmente amei o indie.spensável e o insurgentes. Vale a pena conferir mais detalhes no site deles! 💗

Você é assinante de algum clube literário? Me conta nos cometários o que você acha dessa proposta e qual dos clubes que indiquei você mais gostou! 

28 Comentários

  1. Acho iiraaada essa ideia de livro por assinatura! A Saraiva tambem tem um clube desses. Nunca assinei, mas curto muitoo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que a Saraiva também tem um clube? Não sabia! Já vou pesquisar a respeito <3

      Excluir
  2. Eu amo essa ideia de clube de assinatura literário, só conhecia o TAG e o Intrínsecos. Fiquei apaixonada pelo Book in Box! Quem sabe eu não teste algum por um mês? 💛

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A assinatura mensal é uma ótima forma de conhecer os clubes mesmo! Acho que vale super a pena <3

      Excluir
  3. Muito legal essa iniciativa! Trocar opiniões e sugestões é sempre ótimo!

    ResponderExcluir
  4. Não assino a nenhum, mas amei a proposta do book in box, vou procurar saber mais!
    Muito legal a sua iniciativa de compartilhar indicações de clubes de assinatura.

    Ah, estou comentando e vendo as fotos do seu instagram, que aparecem aqui em baixo, no blog, e: QUANTAS FOTOS INCRÍVEIS!

    Cheiro de Pipoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Vitória, muito obrigada! Fico feliz que esteja curtindo o meu trabalho <3 Também sou muito fã do seu blog!

      Excluir
  5. Oi o/
    Adoro a ideia desses clubes literários, morro de vontade me inscrever. Tem 3 que achei interessantes, vou analisar eles ;D

    ResponderExcluir
  6. Nunca havia ouvido falar mas fiquei bastante curiosa e irei dar uma olhada nos que você indicou, achei bastante interessante a proposta.

    ResponderExcluir
  7. Oii! )
    Menina que post maravilhoso! Desde que a TAG começou a fazer sucesso vejo vários clubes desses surgindo, mas nenhum que eu consiga me sentir atraída. Não conhecia os que você selecionou e adorei todos, principalmente o do garimpo! <3

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Garimpo é mesmo um amorzinho <3 Que bom que o post te ajudou a conhecer novos clubes! Fico feliz *-*

      Excluir
  8. Já vi algumas pessoas falarem sobre esse tipo de assinatura, mas eu sempre me pergunto: e se a pessoa não gostar do livro? Aí acaba pagando por algo que nem tem afinidade. Prefiro eu mesma ir na livraria ou sebo e comprar. Haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente um risco que se corre! Mas acho que o mesmo pode acontecer ao adquirir um livro direto na livraria: mesmo conferindo a capa e a sinopse, as vezes a leitura não é o que esperávamos! E o legal dos clubes é exatamente o fato de eles nos tirarem da zona de conforto, apresentando novas leituras. E no final, se a pessoa não curtir a obra, ainda dá pra vender/emprestar/trocar :)

      Excluir
  9. Ah...não sou assinante mas acho a ideia ótima, incentivadora. Já tinha visto o TAG que deve ser o mais famosito né. Adorei o post!!! ;)

    ResponderExcluir
  10. Moça, é incrível a quantidade de clubes de assinatura de livros que surgiram nesses últimos tempos. Estou num dilema se assino ou não, e os meus ~favoritos~ são o da Intrínseca (porque acho as edições bem bonitas) e a TAG. O duro é que eles podem acabar sendo meio caros pra mim hihi. Não conhecia o Garimpo, mas achei a ideia muito diferente e legal :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, muitos tem surgido e estou adorando esse novo mercado! <3

      Excluir
  11. Que massa, eu só conhecia a TAG e o novo da Intrínseca, se eu não me engano o Snkoob tem um também, mas não sei como funciona.

    Acho isso um jeito muito legal de ampliar os horizontes literários.

    http://blink-moments.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o Skoob recentemente lançou um também! Acho todos muito legais :)

      Excluir
  12. Adorei essa ideias de clube de assinatura, conhecia apena a TAG, mas achei fanstástica tua lista, com várias opções e de forma personalizada. Vou visitar todas dessas listinha. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Visita mesmo e depois me conta se resolver assinar algum! Beijão <3

      Excluir
  13. Eu to apaixonada por essa ideia! Conhecia alguns, mas confesso que esses que vc aprensou eu ainda não conhecia nenhum, mas já to apaixonada por vários! É uma ideia genial e ainda te desafia a experimentar coisas novas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que o meu objetivo com o post foi alcançado: apresentar novos clubes a vocês! São todos mesmo muito apaixonantes, dá vontade de assinar tudo, hehe

      Excluir
  14. Fiquei bem interessada nesses clubes de assinatura, recebo propaganda de vários deles mas confesso que tenho um pouco de medo de assinar. Eu já tive assinatura de beleza e sempre vinha alguma coisa que eu não gostava, imagino com o de livros aconteça a mesma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra colega aqui teve o mesmo receio, mas eu repito: é um risco que se corre com qualquer livro! Mesmo lendo a capa e a sinopse, podemos não curtir tanto a leitura. Mas sempre dá pra repassar, vender ou trocar a obra depois!

      Excluir

Postar um comentário