Até que ponto é preciso conhecer ?

Quando eu era mais nova, lembro-me de achar um absurdo quando alguém dizia não conhecer o Chico Buarque. Machado de Assis, Anita Malfatti ? Nossa, isso era um crime para mim. Mas aí eram coisas de escola, jovens que estavam mais preocupados com o destino de suas noites agitadas do que com o mundo além de tudo isso. Porém, não imaginava que um dia me depararia com algo um tanto semelhante mais para a frente. 

Gosto muito de Pernambuco. Valorizo a nossa cultura e realmente ficaria muito feliz se ela fosse mais reconhecida. Entretanto, existem campos da nossa história que não são reconhecidos, mas conhecidos. Ok, agora me pergunte como assim. 

Nelson Rodrigues, Antônio Maria, Mário Rodrigues Filho... O que eles tem em comum ? São todos escritores pernambucanos. Você pode ter ouvido falar deles, mas provavelmente não foi de forma relacionada ao estado de Pernambuco. Importantes figuras nacionais, que trouxeram características singulares e essenciais para nossa história literária e jornalística. 

Mas por que esses e tantos outros autores, músicos, jornalistas, pesquisadores, enfim, pessoas em geral que tem uma determinada importância para nosso país, acabam sendo desvinculados de sua terra de origem ? E por que a sociedade em geral não tem acesso ao conhecimento que é nosso, que faz parte de nossa própria formação ? Este é apenas um simples exemplo de tantos outros que é possível encontrar. 


Nos dias atuais, ninguém mais se importa

0 Comentários