Papo sério: preconceito com o nordeste

Olá pessoal, tudo bem? Então, nessa semana tive a ideia de lançar um novo espaço aqui no blog pra falar de alguns assuntos mais sérios e polêmicos. Acho importante dividir algumas opiniões sobre o que tá rolando no mundo à nossa volta, e resolvi falar sobre um assunto desses hoje.
Preconceito (racial, religioso, geográfico ou de qualquer outra forma) é com certeza um assunto bastante polêmico. Entretanto, nos dias de hoje tenho visto uma redução de conteúdos em relação à isso, umas vez que as coisas tem ganhado um tom mais ''sutil'', mas não menos prejudiciais.
Dia desses eu vi numa matéria na TV um depoimento de uma artista que veio para cá pro Recife, falando sobre a importância de trazer sua arte para essa região "tão forte e sofrida''. Sinceramente, vocês acham que as coisas são assim mesmo em todo lugar daqui? 

[Imagem: lituraterre - Recife  (PE)]

Claro que é verdade que, em relação ao desenvolvimento econômico, a região nordeste não cresceu com a mesma velocidade que outras regiões do Brasil se desenvolveram. Porém isso não significa que vivemos num completo caos de problematização e escassez de recursos. Pelo contrário: muitos de nossos recursos abastecem outras regiões do Brasil e do mundo. Tivemos um passado difícil, mas hoje  podemos ser comparados de forma equivalente à outras regiões. 
Sem dúvida, apesar de todos os pontos positivos que estou tentando mostrar, ainda temos um grande problema: a seca na região do sertão. Porém sabe-se que o responsável por isso não é o nordestino, nem a falta de desenvolvimento da região. A culpa é da falta de politicas públicas para resolver isto. E não achem que é difícil! O problema é que o governo se contenta em abafar tudo com paliativos, enviando doações minimas para os moradores da região, e esquecendo de medidas mais permanentes - e eu nem estou falando sobre a transposição do rio são francisco. 

[Imagem: Portal Correio - Campina Grande (JP)]

A questão é que esse olhar de pena que outras regiões dão para o nordeste chega a ser ridículo. O que eu quis trazer com esse texto é somente uma reflexão sobre como as pessoas acham que são nossos estados. Tem coisas que vejo que, sério mesmo, me fazem rir, por que parece que o nordeste é algo à parte do restante do Brasil. Antes de colocarem o nordeste pra escanteio, lembrem: esse ainda é o país onde todos vocês vivem. 

[Imagem: wikipédia - Natal (RN)]

E aí, curtiram?
 Se tiverem alguma sugestão de 
tema para esse novo espaço, 
ou quiser me mandar seu próprio texto, 
é só enviar para: 
loacontato@gmail.com ;)

0 Comentários