Vencendo todos os dias

Essa época do ano é marcada pelo período onde os resultados dos vestibulares são liberados. Muita gente tá postando foto careca ou de sobrancelha raspada nas redes sociais, feliz da vida, comemorando... Afinal, entrar pra faculdade é uma grande conquista! Só tem uma coisa chata: nem todo mundo passa =/
Se você foi um desses que não passou, tenho uns toques pra dar pra você. Se tá na turma dos que passou, parabéns! Mas muitas outras provas ainda virão pela frente, então acho que o que vou te contar também vai ser útil. 


Você já parou pra pensar que o vestibular, seja o ENEM ou outras provas, é um momento único? Você estuda o ano todo, faz as provas do colégio, faz simulados, resolve questões até a madrugada... Mas a prova que se dá importância mesmo é a daquele dia marcado lá. Meio injusto né?
Desde que entrei pra universidade ouço professores repetirem a mesma afirmação: "provas não são importantes, não ponham muita pressão nelas". Depois de meses refletindo sobre isso, cheguei a conclusão que essa frase é meio verdadeira. No fim das contas o mais importante mesmo é se aprendemos ou não, e não a nossa nota. Descobri isso quando, mesmo não me dando tão bem assim numa prova especifica, consegui passar direitinho em todas as cadeiras. 
Daí eu comecei a fazer algo novo: comemorar cada conteúdo aprendido. Cada pergunta certa respondida em sala, cada vez que dominava um assunto, passaram a ser motivos para me deixar orgulhosa. E quer saber o que aconteceu? Minhas notas nas provas subiram!
Cheguei a conclusão então que procurar vencer todos os dias em vez de apenas no dia daquela prova especial nos faz bem mais inteligentes. Por isso, se você não tirou uma boa nota no ENEM, não se sinta um idiota. Você aprendeu muita coisa durante todo o ano que passou estudando! Experimente então comemorar tudo isso e me conta depois se também deu certo pra você. 

xoxo


10 Comentários

  1. Que reflex~]ao legal!!!
    Essa atitude que você tomou reaçmente parece boa!
    Esse sistema brasileiro onde tudo é medido por uma prova não é lá muito justo, pois muitas coisas podem influenciar e não ter êxito naquele momento, como o nervosismo por exemplo.
    Um beijo!

    www.impulsofeminino.com

    ResponderExcluir
  2. Que inspiração. Concordo totalmente.
    beijos. blogbrunadionisio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Reflexão legal.
    Fiz meu único ENEM antes dele ser prova de vestibular e mesmo na época eu pensava que entrar na faculdade era importante como mecanismo de conseguir arrumar uma profissão e um trabalho no futuro, mas depois de cinco anos de graduação, dois de mestrado e com doutorado começando sei bem que a prova que nos faz entrar na faculdade é só o começo.
    E sabe o que mais, eu fiz vestibular para história e não passei. Chorei, quase morri. Mas hoje sou engenheira e vou para o PhD. Ou seja, as coisas podem mudar. Nada é definitivo. É realmente só um momento.

    Boa sorte com a faculdade e o blog! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Vanessa, nada é definitivo! Muito legal você compartilhar sua experiencia aqui =D Obrigada!

      Excluir
  4. Ótimo post! É tão frustrante você se dedicar o maximo a algo e no final receber um resultado negativo. Não acho justo esse sistema baseado em provas, não acho suficiente para medir a capacidade de alguém, o que nos resta é nos esforçarmos o máximo para no fim termos pelo menos a certeza de que demos o nosso melhor! :)

    Beijos e sucesso

    Jaque
    www.deualoucanaamelia.blospot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Jaqueline! Não é uma prova que vai dizer se alguém é mais ou menos capaz. Porém temos sempre que nos esforçar mesmo! Beijão ;*

      Excluir

Postar um comentário