Coisas para fazer antes e após suas aulas

sala de aula

Gente, the struggle is real: tá difícil dar conta da faculdade esse semestre, e ainda mais difícil ter tempo pra publicar aqui no blog... Eu sei que tem gente que consegue lidar com várias responsabilidades ao mesmo tempo, mas eu infelizmente não faço parte dessa parcela privilegiada da sociedade 😢 Preciso me dedicar a uma coisa de cada vez. E pra manter minhas boas notas e ver se consigo me formar no tempo certinho (4 anos, faltam menos de 2 agora!), eu resolvi me dedicar mais aos estudos esse semestre.
⁕ ⁕ ⁕

Pra não ficar totalmente off das redes sociais e da vida de blogueira, eu criei um tumblr. Um studyblr, na verdade. Lá no Anthropostudying eu compartilho posts inspiradores sobre a temática de estudos e também participo de desafios. O bom é que não me afasto do foco, que é estudar, mas continuo blogando. Então me sigam por lá! Mas calma, não significa que o blog aqui acabou. To postando com bem menos frequência, isso é obvio, mas não vou esquecer daqui e to colocando minhas esperanças nas férias que estão por vir...
Mas ok, vamos ao post! Já que estou nessa linha study hard, vou dar algumas dicas pra vocês sobre o que fazer antes e depois de cada aula, que vão turbinar a sua rotina de estudos. Bora lá!

before class

1. Planeje-se!


escrita de planejamento

Já faz parte da minha rotina: todos os dias eu faço uma to-do list. É importante planejar seu dia se você quer ser realmente produtivo. Todos os dias eu anoto na minha agenda as aulas que eu tenho, e é um bom momento pra lembrar sobre aquela mudança de horário que o professor avisou anteriormente ou coisas do tipo. 

2. Estude o assunto da aula


Se a sua matéria tem um cronograma, acople ele a sua vida. Sério gente, sempre chequem o plano da disciplina, e aproveite pra dar uma pesquisada prévia no assunto do dia. Assim fica mais fácil que você participe da aula e compreenda melhor o conteúdo. 

3. Cheque seu e-mail!


Sério, essa dica é bem simples, mas já aconteceu várias vezes de eu sair e ao chegar na faculdade, descobrir que o professor avisou por e-mail que a aula foi cancelada. Isso é super chato, principalmente pra pessoas que moram longe da faculdade/escola, como eu. Por isso é bom checar sempre o seu e-mail pessoal e o da turma!

after class

1. Confira os arquivos


Se o seu professor trabalhou com slides, vídeos ou outros arquivos digitais, confira se eles estão no e-mail ou mesmo no site do seu professor. Se não, não tenha vergonha de enviar uma mensagem pedindo que o professor lhe envie. É importante ter esse material para a próxima etapa que vamos discutir. 

2. Revise, revise e revise!


revisão

É importante revisar os conteúdos de todas as aulas. Estudar periodicamente é bem melhor do que estudar tudo quando estiver chegando a semana de provas. Releia os materiais e suas anotações da aula e escreva o conteúdo dos slides no caderno (o meu método mais eficaz de aprendizado é a escrita a mão, talvez também funcione com você). Isso vai te ajudar bastante no futuro, você vai ver!

3. Relaxe!


Afinal, ninguém é de ferro. Relaxe, assista a sua série favorita e se prepare para o próximo dia!

É isso pessoal! Espero que este post tenha sido útil/inspirador pra vocês!


25 Comentários

  1. Concordo com as tuas dicas :)
    Já me aconteceu chegar a uma sala a pensar que a aula era lá e quando fui ver o email, a aula tinha sido mudada para outro piso!

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Horrível quando isso acontece! Bom estar sempre ligado na comunicação mesmo...

      Excluir
  2. Tenho que começar a fazer o pré aula, hehe

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas, adorei o post!

    ResponderExcluir
  4. essa época de estudo é mesmo pesada, a gente tem que se dedicar com certeza, adorei suas dicas!

    ResponderExcluir
  5. É isso aí, mostrou ótimas dicas, nossa imagina tu chegar e não ter aula, é complicado mesmo.

    ResponderExcluir
  6. ótimas dicas, vou repassar ao meu filho, vamos ver se o ajuda a ser mais organizado rsrs Bjs (•‿•)

    ResponderExcluir
  7. O período da faculdade é pesado, mas depois deixa um gosto de saudade.

    ResponderExcluir
  8. Não estou mais na faculdade, mas as tuas dicas são super válidas e importantes. Eu tinha uma rotina parecida na minha época de estudante...
    Muito bom o teu post!

    ResponderExcluir
  9. Dicas perfeitas, vou mandar o seu post para o meu cunhado, ele está quase surtando com a faculdade!

    ResponderExcluir
  10. Dicas de ouro essas! Eu me planejava bastante durante a faculdade e sempre grava áudios lendo os conteúdos, pois me ajudava a memorizar a matéria para a prova!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente se dá bem com esse método! Pra mim, infelizmente não funciona =/

      Excluir
  11. É bem complicado mesmo conseguir desenvolver tantas atividades ao mesmo tempo. O principal mesmo é planejar, pois organização é tudo.

    Bjs

    www.guriaantenada.com

    ResponderExcluir
  12. Achei interessantíssimo! Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    ótimas dicas para organizar os estudos antes e depois,, eu preciso me organizar assim, mas ando muito desanimada rs'
    suas dicas são ótimas.


    beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário