Formatura: fazer ou não fazer?

2017 tá chegando, o que significa que vou estar mais perto de me formar. Se tudo der certo ~ e conseguirmos recuperar o atraso devido as greves e paralisações ~ devo me formar no segundo semestre de 2018. Minha turma é pequena, e ainda não decidimos se vamos fazer festa de formatura ou não, muito menos os detalhes. 
Ultimamente tenho pensado bastante no assunto e pesquisado algumas coisas, e resolvi compartilhar com vocês o que ponderei. Vamo lá? 



VALORES

Bora começar pelo mais importante: quanto custa uma formatura? Claro que os valores vão variar muito de acordo com o número de formandos e o estilo da festa, mas vamos pensar num orçamento base aqui. Primeiro, pensei nos moldes da minha turma: 15 formandos, totalizando uns 75 convidados. Uma festa com banda, buffet e num local legal sai por no mínimo 50 mil reais. Dividindo entre os estudantes, daria cerca de três mil e trezentos reais para cada um
Ok, é uma boa grana, mas vamos partir para as possibilidades. Primeiro: você pode fazer a sua formatura junto com outra turma, se a sua for muito pequena. Foi algo que já pensamos lá na minha turma, mas acabou que pra a gente vimos que não funciona. Entretanto, se no seu curso você tem várias turmas que se formarão no mesmo ano, é uma possibilidade. Segundo: você pode investir em formas de arrecadar esse dinheiro. Rifas, vendas de produtos e até pedidos de doações são coisas comuns para formandos. Então, não se desespere, se você realmente quer se formar é possível sim conseguir a grana. 

COM O QUE VOU GASTAR? 

Isso também depende do estilo da sua formatura. Vai ser em casa de festa? Navio? Praia? São várias as possibilidades. Mas no básico, é importante pensar no aluguel do local, no buffet, na banda (se houver), no fotógrafo e na decoração. O restante vai depender do plano especifico da sua turma. 


O SIGNIFICADO

Pensa bem: você passa quatro, cinco, seis anos estudando, sofrendo, entregando artigos, fazendo projetos, passa madrugadas sem dormir... A formatura é um momento pra celebrar que essa fase acabou, pra comemorar o fim disso. E é claro, relembrar momentos junto aos colegas de turma, homenagear as pessoas que estiveram com você nesse percurso etc. Se isso é algo que te encanta, então acho que vale a pena. Pelo menos é o que tenho pensado. Se toda a sua turma embarcar nessa mesma ideia, melhor ainda! E pra te deixar mais no clima, trouxe o depoimento da Karol Soares, contanto um pouquinho da experiência dela quando se formou:
     

E O VESTIDO? 

Ta aí outra coisa que nos preocupa bastante, haha. Mas calma, não ia encerrar esse post sem uma sugestão legal pra vocês. Além da possibilidade de alugar um vestido, que normalmente sai mais barato, existem algumas lojas com preços legais se você quiser comprar o seu. Um site que recomendo é o da Missy Dress, que tem vestidos lindos e preços acessíveis. Vocês podem conferir os vestidos de formatura deles clicando aqui

É isso pessoal, espero que tenham gostado do post! 
Me contem nos comentários se vocês sonham com a formatura ou se já se formaram, como foi sua experiência!
xoxo



29 Comentários

  1. quando eu finalmente me formar pretendo fazer uma formatura mesmo, ou talvez viaje, não sei, huehue

    enfim, belo post e o site tem uns produtos bem bacanas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viajar é sempre uma ótima opção também <3

      Excluir
  2. Malu, eu acho louvável ter formatura, pois como você disse a pessoa passa anos batalhando pelo sonho dela, nada mais justo que comemorá rsrs. Claro se estiver no orçamento de todos! Ótimas dicas. Parabéns . Beijos

    Os Papos Femininos

    ResponderExcluir
  3. Acho formatura um evento lindo, todo mundo deve ter direito a ter a sua!

    ResponderExcluir
  4. eu sempre fiz, mas dessa vez acho que não irei fazer da faculdade. . ficou muito caro
    bjuuus
    Sorria Princesinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo... tenta pensar em outra forma de comemorar então! Só não deixa passar em branco o fim da sua graduação :)

      Excluir
  5. Em 2019/1 eu me formo no curso de Letras e já comecei a pensar sobre isso. É muita grana envolvida, mas se for parar pensar é o final de um ciclo, vale a pena fazer um esforço e comemorar com a família a conclusão dessa fase tão importante. Adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Jéssica, é o que venho pensando também...

      Excluir
  6. Minha formatura do terceiro ano não chega nem perto do que irá ser a sua, mas como participei da organização da minha sei o quanto é difícil conseguir o dinheiro e realizar tudo, nós fizemos a formatura em um mês praticamente, pois ninguém queria dar o dinheiro antes das aulas acabarem, mas é tão bom no final. Se estiver no alcance de vocês, faz sim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho medo de a minha acabar sendo meio de última também, pois tá dificil conseguir organizar com minha turma. Mas acho que de toda forma, mesmo sendo simples, deve ser legal se formar!

      Excluir
  7. Me formo em março de 2017. Minhas aulas terminaram hoje. Estou bem feliz, mas não terei formatura, pois ia sair 5.000 para cada pessoa. E achei caro demais e resolvi não participar. Mas acho que pra quem tem dinheiro para desembolsar vale a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns por sua formatura Dayane! Nossa, tava bem cara mesmo essa cota. Mas tenta comemorar de alguma forma, com sua familia, sei lá. Você merece!

      Excluir
  8. Oi, amada! Gostei do seu post, é bacana e importante falar sobre isso e ainda mais, pensar bem antes de fazer. Eu fiz no ensino médio e me arrependi, nao pela questao da formatura em si...mas sim pela turma, nao era mt amiga e pra mim acabou nem tendo significado, sabe? Porem, na formatura da faculdade, quero uma formatura linda e que eu esteja realmente feliz <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, entendo... deve ser meio chato quando a turma não é engajada mesmo. Mas boa sorte na sua próxima formatura, espero que seja uma experiência melhor!

      Excluir
  9. eu acho que uma boa formatura é sim uma boa ideia, não tem nada melhor que finalizar todos os anos de 'sofrimento' rs com uma boa festa. haha saudades da minha formatura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande parte do tempo é sofrimento mesmo, cá entre nós, haha

      Excluir
  10. Eu sempre fiz formatura e quero muito fazer a da faculdade! Acho que você pensa: Meu Deus, acabou todo o sofrimento, finalmente eu sou Médica (no meu caso haha)
    Bjs amei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que gostou do post Ana, e boa sorte aí na sua carreira! <3

      Excluir
  11. Na minha opinião, eu acho que formatura (especialmente de faculdade!) compensa sim. Semana passada foram as cerimônias da minha formatura do ensino médio e no total forma quase 2000$ por aluno, mas dai chega na hora da colação, da festa, do baile... e parece que tudo valeu a pena :D

    Adorei o seu post! *-* boa sorte pra você e seus colegas de curso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que legal você falar da sua experiência Luana. Não tive formatura no ensino médio, e por isso sou muito afim de fazer a minha da faculdade. Muuito obrigada pela visita florzinha, beijos!

      Excluir
  12. Amei o Post Bem explicadinho ... Quero muito fazer minha formatura um super beijo ❤

    ResponderExcluir
  13. Em 2017 eu me formo em Psicologia! Já passou pela minha cabeça uma festa de formatura como você disse... É um momento unico! mas eu não estou mais com a minha turma... migrei para as outras anteriores e acabou perdendo o sentido...Vou fazer uma recepção aos amigos no dia e depois vou viajar para MT passar uns dias na casa dos meus tios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, te entendo... é complicado quando vamos mudando de turma assim. Mas vai ser ótima sua comemoração! Celebrar com os amigos deve ser a meta mesmo <3

      Excluir
  14. Se formar é realmente uma conquista! Depois de todo o esforço, tempo e dinheiro investido, tudo o que queremos é celebrar esse momento tão especial, mas, particularmente, não faria festa, assim como não fiz nos meus 15 anos - que fiz um cruzeiro de 7 dias pelo nordeste que acho que valeu muito mais a pena. Porém, cada um com sua opinião hehe

    www.amandamoresco.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho a ideia de cruzeiro muuuito legal, porém eu particularmente tenho medo, haha Sou meio tensa quando se trata do oceano.

      Excluir
  15. Amei o Post Bem explicadinho ... Quero muito fazer minha formatura um super beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário