Vou te contar: como eu me mantenho otimista

Já falei antes aqui no blog sobre o meu transtorno de ansiedade, que vai e vem e me trás sentimentos diferentes a cada dia. Tem dias que tô super bem e animada, tem dias que só quero ficar na cama e olhar pro teto... As vezes a gente chega perde um pouco da esperança. Mas uma coisa que não me considero é pessimista. Apesar dos pesares, eu consigo seguir imaginando que existe uma luz no fim do túnel, e que tudo vai dar certo. Hoje, vou te contar como.  

Foto: Reprodução
Um pensamento que procuro ter constantemente é: tudo é aprendizado. Tudo é proveitoso, mesmo as coisas mais difíceis. Nós só somos nós por conta das experiências que vivemos. As vezes eu tô na bad, e acabo passando o dia todo entre séries e cochilos longos. Ai acordo e digo pro meu pai "poxa, só fiz dormir o dia todo". Sabe o que ele sempre me diz? "Ué, pelo menos você descansou." E com isso, acabo pensando que agora posso criar disposição para fazer algo produtivo. 
E sabe as séries da netflix que a gente passa horas assistindo? Dá pra aprender com elas também. Depois de Black Mirror, criei um pensamento crítico diferente sobre várias coisas. Até com Gilmore Girls aprendemos sobre relacionamentos familiares, livros novos e, no meu caso, ainda treino meu inglês vendo e revendo sem legendas. 

Foto: Reprodução

Outra coisa que faço constantemente são planos. Isso me mantém focada e me faz pensar que tem coisas lá no futuro que podem ser interessantes. Coisas que posso conquistar seguindo algumas etapas. Preciso confessar que isso não é algo que me sinto disposta a fazer todos os dias, e que as vezes acontece de eu me perder um pouco nas perspectivas para o futuro e esquecer o presente. Porém, agora que já percebi esse erro, procuro focar mais em planejar coisas a curto prazo e cumpri-las, e assim me sinto mais otimista em relação a minha vida e ao que eu faço dela. 

Foto: Reprodução

Por fim, tem algo bem clichê que costumo pensar, mas que pra mim funciona. Gosto de lembrar que o mundo é repleto de seres humanos que, assim como eu, tem problemas. Problemas bem mais complicados, obstáculos, e todos estão por aí todos os dias vivendo suas vidas e encarando isso. As vezes estou no ônibus e olho pra todas aquelas pessoas fazendo o mesmo percurso que eu, todas pensando, todas lidando com essa vida complicada. E aí eu penso: eu posso fazer isso. Posso continuar lutando. E posso fazer isso de cabeça erguida, tendo consciência de que ao mesmo tempo que sou só um pontinho no universo, faço parte dele assim como qualquer outro elemento. 

E você, como se mantém otimista? 
Me conta sobre suas experiências nos comentários.

xoxo

20 Comentários

  1. isso mesmo, por mais que pareça clichê, você nunca ta sozinho, você sempre tem alguém que se importa com você, sempre vale a pena lutar :)

    ResponderExcluir
  2. Me identifico-me com algumas das coisas que descreves de ti... gostei :)
    Otimismo acima de tudo!!! Até mesmo quando as coisas dão menos bem.

    *XoXo
    Helena Primeira
    Helena Primeira Youtube
    Primeira Panos

    ResponderExcluir
  3. Dicas maravilhosas. Adorei a parte que com as séries, filmes e livros também se pode aprender várias coisas. Este é meu pensamento sobre isso.


    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpageInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  4. Excelente post minha linda!
    ultimamente passo por isso, são tantos problemas e que fico ansiosa e pensando se é apenas comigo que acontece coisas ruins...
    Mas ter fé e otimismo é o segredo para ficarmos mais fortes.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisas ruins acontecem com todo mundo, e coisas boas sempre nos esperam também! Tenha fé e siga em frente :)

      Excluir
  5. Ah Malu que texto maravilhoso, estava mesmo precisando de ler algo assim. Obrigada por compartilhar seus pensamentos conosco. Eu também busco ser mais otimista, tem dias que a vida se torna pesada demais eu sei, até respirar vira um fardo, mas gosto de lembrar que o sol está sempre brilhando embora do lado de cá seja noite ou o céu estava nublado.
    Realmente manter-se otimista é um desafio mas também é a solução para continuar firme nessa vida!
    Parabéns pelo texto!
    Beijos
    Deus abençoe vc!
    Tamara
    Blog Tamaravilhosamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuito obrigada Tamara, continue pensando assim! Beijão <3

      Excluir
  6. Que reflexão incrível, estou colocando Deus na frente de tudo na minha vida e prezando a só ter pensamentos positivos, são simples atitudes no nosso dia a dia que transforma nossa vida pra melhor. Um super beijo, Blog Minuto de Bobeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo isso Kaila! Boa sorte da sua jornada, beijão <3

      Excluir
  7. Adorei! Eu costumo fazer assim: Ao acordar, tento lembrar de um dia ou momento bom, feliz. Pego aquela lembrança e tento carregar comigo ao longo do dia, se caso eu tenha algum estresse e aborrecimento, volto pra ele, respiro fundo e tento manter a calma. :)
    Acho que todos nós devemos criar nossos mecanismos de defesa contra o mau humor, ansiedade e estresse.
    Beeeijo! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Laís, adorei sua estratégia (Não sei se você curte Harry Potter, mas esse caminho me lembrou muito o efeito do feitiço Expectum Patronum =D )

      Excluir
  8. Malu, me identifico em alguns pontos que você citou, mas sabe o que me me mantem otimista ? Que eu não vivo só pra mim, vico também pras minhas filhas que precisam de mim, então consigo segui em frente mesmo estando em um dia que queria ficar deitada o dia todo hahaha. Gostei muito do post ! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que legal isso Dandara! Ainda não tenho filhos, mas me sinto assim com minha mãe, sempre me sinto melhor quando penso nela, procuro me manter otimista por ela <3

      Excluir
  9. Que post mais lindo e sincero! Que bom que você tem essa força (não consigo pensar em palavra melhor para descrever) de se manter para cima e motivada. Não é todo mundo que consegue. Às vezes ficamos tão imersos na nossa dor que não conseguimos olhar para cima e pensar " tem pessoas que passam por coisas bem piores e conseguem seguir em frente". Mas a verdade é que se outros conseguem, então também conseguimos. Uma coisa que sempre me mantém para cima é escrever ou desenhar. Desde criança sempre tive muita dificuldade em me abrir com os outros, em dizer o que se passava comigo, então escrevia. Tive diário até os 17 anos haha. E desenhar é como uma terapia para mim, seilá, faz me sentir que sou boa em algo e que sempre posso melhorar, fazer mais do que faço agora.


    Beijoos

    itiskimby.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto muito de escrever pra me sentir melhor. Por isso tenho um blog! E tô com 19 anos e ainda mantenho diários! Escrevo todas as manhãs <3

      Excluir
  10. que post lindo! acho que isso de achar o melhor, mesmo quando as coisas não estão tão boas, é a melhor forma de levar a vida e conseguir viver melhor. e não só em casos de ansiedade, mas pra tudo, né? <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Karine, precisamos sempre buscar paz na nossa vida <3

      Excluir

Postar um comentário