Vida Sustentável: o quanto você desperdiça?

Nessa semana li um post super importante e interessante sobre a temática do desperdício de alimentos. Lá foram explicados números e estatísticas acerca desse problema, além do contraste com relação à escassez de alimentos em alguns países. 
Eu tenho certeza que você já leu sobre isso também. Conhece a dimensão do problema e até acha um absurdo. Mas você já parou pra pensar no quanto VOCÊ desperdiça? 


Eu parei pra pensar. Mas só depois de já ouvir muito sobre o problema. Depois de pensar nas sobras do almoço que eu jogava fora. Nas bordas do pão de forma. Nos dois dedinhos de suco jogados na pia. Comecei a pensar sobre isso depois de ler sobre um estilo de vida que já falei aqui no blog antes: zero lixo. Algo ainda um pouco utópico pra mim, porém extremamente inspirador.
Alguns blogs como o Trash is for Tossers e o Um ano sem lixo já falam sobre isso a anos e me fizeram refletir sobre o modo como eu estava vivendo; e o impacto disso. E aí, depois de mudar certos hábitos, resolvi trazer a discussão aqui pro blog.

  • Qual o problema do desperdício? 

Você pode até não ter empatia pelo problema da fome e desigualdade no mundo, mas saiba que o desperdício é algo que também prejudica você. Vamos lá entender o processo...
Primeiro, entenda que a ideia de lixeira é uma ilusão. Não se joga nada fora. Não existe "fora". Tudo que vai pra lixeira continua na Terra. As vezes, inclusive, num lixão bem perto de você. Ou num rio ou canal. E a verdade é que o lixo não faz bem para o nosso planeta. Fragiliza ele, fragiliza o solo, o ar... E isso diminui a sua qualidade de vida.


A comida não é infinita. Eu sei, toda semana você vai ao supermercado e ele está lá, repleto de coisas. Porém, ter espaço para produção alimentícia é cada vez mais difícil. A população só cresce. O consumo só aumenta. E cada vez a natureza é mais degradada. E por natureza, entenda o seu lar.

  • Como diminuir o desperdício? 

Saindo desse contexto macro e partindo para o seu dia a dia de consumo, queria dar algumas dicas que procurei incorporar na minha vida para desperdiçar menos.

1. Observe o quanto você come

Acredito que a primeira coisa a fazer se você quer diminuir o desperdício de alimentos é perceber o quanto você come. Colocou seu almoço no prato? Quantas colheres de arroz você aguenta comer? E a porção de carne? Observe tudo e na próxima refeição, coloque no prato somente o que sabe que aguenta comer - e daí coma tudo. 

2. Compre apenas o que você vai consumir 

Depois de descobrir o quanto você come, vai ficar mais fácil também entender sobre a quantidade de alimentos que você precisa comprar. Se você consome 1 tomate por dia, não precisa comprar 10 para uma semana - ou aquilo vai apodrecer e você estará desperdiçando alimento.

3. Aproveite tudo

Ultimamente estou muito na vibe de usar tudo que os alimentos oferecem. Faço suco de casca de abacaxi, uso borra de café para esfoliar o rosto, casca de ovo para adubar as plantas... Isso reduz ainda mais o desperdício e pra mim traz uma sensação muito boa de conexão com a natureza.

  • Quais os benefícios de tudo isso? 

Além dos benefícios para a natureza e para sua qualidade de vida, ainda há um benefício maravilhoso que é a economia. Desperdiçar menos vai te fazer consumir menos e consequentemente, gastar menos. E quem não gosta de ter dinheiro sobrando no fim do mês? Acho que nem preciso falar mais nada ^^

Bem pessoal, é isso!
Me contem nos comentários suas opiniões e considerações para próximos posts sobre o tema (devo continuar?)

xoxo

33 Comentários

  1. Esse tema é super importante, também concordo com isso. Aqui em casa fazemos da seguinte forma, tudo que sobra no almoço, mesmo fazendo sobre medida, as vezes não comemos tanto quanto em outro dia, acontece, então essa sobra colocamos num pode e damos para cachorros de rua junto de ração. Mesmo que talvez não seja muito saudável para eles, é mais do que ganham nas ruas. Algumas coisas que não damos para eles e podemos utilizar como adubo, colocamos na terra no pátio, onde temos uma planta. Assim nada é desperdiçado, tudo utilizado para algo.

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da iniciativa, continue com esse comprometimento!

      Excluir
  2. É injusto morrer de fome mas temos que ajudar aos outros pedindo ajuda ao Deus

    ResponderExcluir
  3. muito bom o post :)
    o pessoal pensa muito que o que ele faz só irá influenciar ele, mas as pessoas tem que pensar que os filhos deles vão estar aqui depois que eles se forem, e não tem presente melhor que um planeta que não esta morto não é? XP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, o mundo vai mudando a curto e a longo prazo... e tudo o que fazemos causa impacto nisso.

      Excluir
  4. MUITO BOM VOCÊ TOCAR NESSE ASSUNTO E TODOS DEVEMOS PENSAR SOBRE ISSO SIM..
    PARABÉNS PELO BLOG E TUDO DE BOM..
    - ADOREI O BLOG DE VERDADE E JÁ ESTOU SEGUINDO TUDO PARA PODER FICAR LIGADINHA..
    *EU TAMBÉM TENHO UM BLOG E O WWW.MOSTSWAG.BLOGSPOT.COM ESPERO VER VOCÊ POR LÁ ..
    KISSES ISA

    ResponderExcluir
  5. Minha meta esse ano é economizar o máximo de dinheiro esse ano, pelo menos metade do que tem na lista eu já estou fazendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Ana :) Também estou tentando economizar mais.

      Excluir
  6. Excelente texto flor! Eu fico muito triste quando eu jogo algo fora, sério dói no coração! Casei a pouco tempo e não tinha muita noção das porções de comida e muita coisa ia embora. Mas estou melhorando, sério!

    Até mais! Beijo ♥
    BLOG | YOUTUBE | INSTAGRAM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é sempre tentar melhorar mesmo, aos poucos a gente vai se adaptando!

      Excluir
  7. Nossa, perfeito o texto, é verdade muuito importante essa tema..Parabéns linda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Por isso que só coloco no meu prato aquilo que eu sei que vou comer TUDO. e estou passando isso para o meu filho , quero um planeta " bom " para meu filho e meus futuros netos então tenho que começar me ponderar neste quesito desde já .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, super importante passar essa educação para as futuras gerações <3

      Excluir
  9. Realmente, eu acho que isso é algo para gente refletir muito.
    Vou concordar com a Bru aqui em cima, desde pequeno eu faço isso, coloco apenas aquilo que eu sei que cabe haha assim evita sobrar e desperdiçar. Tento ser sempre o mais consciente possível!
    ótima reflexão. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ver que existem pessoas conscientes assim! <3

      Excluir
  10. Realmente isto é um estilo de vida mesmo, que todos nós deveriamos adotar mesmo que um pouquinho. Já faria bastante diferença. Gosto bastante desses dois blogs "sem lixo" que indicaste, mas confesso que no começo fiquei meio apavorada hahaha Abraço :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher, eu também fiquei, achava ser algo muito radical e impossível! Mas hoje em dia cada vez mais vejo que esse estilo de vida é uma ótima alternativa pra um desenvolvimento mais sustentável.

      Excluir
  11. Por acaso assisti um documentário na faculdade sobre este mesmo assunto! É um problema em alta, né? Acredito que todos temos que nos conscientizar sobre nossos gastos e fazer de tudo para aproveitar ao máximo antes de ir para o lixo. Acho que a coisa mais importante é cuidar da quantia que se serve, pois normalmente exageramos e acabamos jogando fora. E fazendo isso, vai ajudar o meio ambiente e também os nossos bolsos ;) Beijão www.infectedbyculture.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual foi o documentário Gabi? Fiquei curiosa haha

      Excluir
  12. gostei da iniciativa. quando eu morava com meus pais a gente nao desperdiçava nada. agora que vim fazer faculdade e morar com meu irmao é complicado. mas tentarei novamente nao desperdiçar
    http://dose-of-poetry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Que tema importante! Eu confesso que nunca tinha parada realmente para pensar nisso, como isso traz traz problemas para a nossa vida e para as pessoas a nossa volta e para o nosso planeta.
    Acho que o papel do influenciador é esse mesmo, alertar, "educar" e sinalizar.

    Parabéns pelo post. Além de super bem escrito, me fez parar para pensar e reavaliar algumas atitudes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, fico tão feliz sabendo que causei algum impacto! Espero que tenha mesmo te ajudado a avaliar o seu consumo <3

      Excluir
  14. AMEEEEI! Esse tema é super importante e sempre esquecido. Aqui em casa sempre procuramos desperdiçar o mínimo possível. Pena que nem todos pensam assim, né? AMEEEEEEI! <3

    Bjos, Marinspira <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Mari, é uma pena, mas creio que aos poucos o mundo vai mudando! (e se Deus quiser, pra melhor <3 )

      Excluir
  15. Que post foda!!!! É uma motivação a mais e uma forma mais didática de saber como fazer o que a gente tem que fazer, desde o começo.

    Ainda bem que eu como pouco naturalmente, e aí como o pouco que coloco no prato. Se não, tava ferrada!

    ResponderExcluir
  16. Oi Malu, tudo bem? Que post mais interessante! Ainda semana passada estava conversando com meu namorado sobre esse assunto. Como conseguimos desperdiçar tanta comida mesmo morando em poucas pessoas. Eu por exemplo não gosto de jogar comida fora e se acontece me sinto até mal. Então comecei a controlar a lista de comprar e só comprar o que realmente é necessário. Posso dizer melhorou bastante o consumo aqui em casa, nunca mais estragou nada e nem foi para o lixo. Acredito que todas as pessoas deveriam administrar melhor a geladeira e a listinha de compras para evitar o desperdício. Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que vocês pararam pra refletir sobre isso Érika <3

      Excluir
  17. AMEI o post. Você conhece o blog Um ano sem lixo? Lá, além de diminuir o desperdicio da comida, aprendemos a diminuir o numero de lixo, literalmente, que produzimos. É incrivel poder fazer a nossa parte! amei amei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim mulher, inclusive citei esse blog aí em cima no post ^^

      Excluir
  18. Adorei seu blog , esse tema me fez repensar muito sobre as coisas aqui em casa ,muito obrigada por compartilhar um tema tão importante, vou começar a organizar a minha lista para diminuir o desperdiço ..Te seguindo flor !

    -> http://omundonumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Verdade Malu. Temos que nos conscientizar mais e mais sobre a cultura do desperdício em que estamos vivendo. Não só na questão da alimentação, mas em todas as áreas há sim o consumo exagerado e isso também gera muito lixo que na maioria dos casos não tem uma destinação adequada. Repensando a respeito além de nos beneficiarmos com a economia financeira, vamos trazer muitos outros benefícios para as atuais e futuros gerações.


    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir

Postar um comentário