Lidando com o fracasso


Eu estou sempre criando novos projetos. Penso em coisas que quero produzir, livros que quero escrever, profissões que quero exercer... mas no fim, quase nada dá certo. E o fracasso nas coisas que planejo me deixa bem mal. Por exemplo, hoje eu decidi gravar o primeiro vídeo pra o meu canal no youtube. Planejei tudo, imaginei como seria o vídeo, pensei em como seria a repercussão. Mas daí, tudo deu errado. Primeiro fiquei nervosa gravando, e depois descobri que o áudio e vídeo não ficaram sincronizados. Hargh.
Eu fico sem saber o que fazer quando as coisas dão errado. Sei que tem gente que tem mais habilidade com isso do que outras, mas eu queria ser mais versátil. Sei lá, conseguir resolver as coisas de uma maneira melhor. Mas a verdade é que acabo me afogando no sentimento de fracasso, e sinto raiva do fato de as coisas não darem certo pra mim.
Eu me considero uma pessoa que carrega empatia no peito. Eu sei que outras pessoas passam por problemas maiores que os meus. Mas isso não significa que meus problemas não sejam problemas. E na minha vida eles podem ter um peso maior do que na sua. Isso é algo bem pessoal. Mas enfim, o título desse post fala sobre lidar com fracasso, mas a verdade é que eu ainda não aprendi como fazer isso. Acho que ninguém sabe muito bem na verdade...
Enfim, eu tô aqui esperando a sopa da minha mãe ficar pronta e pensando sobre tudo isso, e resolvi escrever e compartilhar esse sentimento. É muito chato quando as coisas não dão certo. Fica difícil seguir em frente se mantendo otimista. Eu sei que a vida tem momentos assim, que faz parte. Mas saber disso não faz com que seja mais fácil. O que resta pra mim é isso: me expressar e buscar maneiras de melhorar as coisas.

Me conta nos comentários como você se sente e como lida com o fracasso.
xoxo

21 Comentários

  1. Sou a pior pessoa que tem pra falar esse tipo de coisa pra tu sendo uma pessoa que fica numa bad com qualquer falhinha, mas como tu disse a vida é assim mesmo, a vida é como as ondas do monitor cardíaco, se não tiver altos e baixos, isso é um mal sinal xP
    enfim, tudo vai dar certo, se não deu na primeira, tem a segunda, terceira, e assim vai :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adorei a analogia! concordo totalmente com você <3

      Excluir
  2. Realmente é complicado quando temos uma expectativa imensa sobre as coisas e acontece tudo errado. Mas isso é bom. Significa que ainda precisamos aprender alguma coisa antes de realizar tal feito. Significa que talvez aquela não seja a hora mais certa de praticarmos o que queremos. Seus problemas são grandes quando se trata somente de nós mesmos. Não se pode diminuir o sentimento do outro porque existe a possibilidade de haver um maior ainda. Mas não se sinta fracassada. A vida é essa coisa surpreendente porque temos coragem de errar. O que seria de nós se não fossem os nossos erros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Kelly! Tudo na vida tem seu momento e o seu aprendizado.

      Excluir
  3. Eu costumo me deixar levar pela as emoções também, quando algo dá errado. Mas eu tento me distrair um pouco, e tentar uma outra hora quando eu estiver mais calma. Mas você não pode jamais deixar o sentimento de fracasso te cercando, só você é capaz de conquistar tudo aquilo que você sonha em ter, ao menos, é assim que eu penso, que sou eu e eu. Mas é claro, que aceitar ajuda de um outro alguém não há problema algum também. Quando me sinto fracassada, me cerco de coisas boas para repôr as energia positivas para recomeçar. Espero que você consiga lidar com isto, as vezes temos essa recaída mesmo, mas acredite, todo mundo passa por isto.

    Um beijo,
    Ge.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também penso muito na questão de que sou a responsável pela conquista dos meus sonhos. Por isso, preciso investir em mim! Mas claro, reconhecer a parte daqueles que nos ajudam. Gostei bastante da tua reflexão <3

      Excluir
  4. Eu geralmente também fico muito frustrada quando fracasso em alguma coisa, mas acredito que com o tempo esse sentimento passa e a gente consegue seguir em frente aos pouquinhos. Não deixe também de aprender com os seus erros, porque é através deles que podemos fazer a diferença no futuro. Afinal ficar persistindo em um erro não vai mudar nada. :)


    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Lara, tento sempre aprender com erros mesmo e superar :)

      Excluir
  5. Malu, tem certeza que não leu meus pensamentos, não? Tu me descreveu demais. Imagina que eu, quando percebo que não consigo algo, que não deu certo, começo a ficar com raiva e da raiva começo a chorar. É assim que sou! A frustração é tão grande que não consigo conter as lágrimas de raiva. Mas em momentos de calmaria e lucidez paro e penso comigo algumas coisas que fazem muito sentido, mas que não consigo controlar ou pensar quando isso acontece. Por exemplo, eu só fico frustrada pois me cobro demais sobre algo ou outras pessoas me cobram, então isso me deixa pior do que deveria ficar, também que quando começam aparecer os problemas, eu foco só neles e não numa solução. Então lembro uma frase que li sobre abandonar pessoas que focam no problema, pois elas só encontram problemas, já que foca na solução, encontra solução. Coisas assim fazem total sentido quando estou calma, mas o problema é transferir esse pensamento pra momentos de raiva e frustração pelo fracasso. Complicado isso, né?

    Beijos,
    Última postagemBlog Gaby DahmerFanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complicadíssimo! haha Eu também sou assim mulher, sempre choro quanto sinto raiva e frustração. Mas aos poucos a gente vai aprendendo a viver, não é mesmo? Beijão :*

      Excluir
  6. ah eu sou a rainha dos fracassos, tantos projetos começados e falhados... não sei como o meu blog ainda tá vivo.

    mas eu sempre tento ficar positiva quanto a tudo, tente tambem!

    ResponderExcluir
  7. Olha no meu blog tem um post falando sobre isso,meu sonho era ter um blog e tinha criado em 2o13 e agradável dos de anos deu certo é só ter paciência

    ResponderExcluir
  8. Sempre acontece isso! Mas o segredo do sucesso é a persistência. Começar do zero! Nunca desistir. É assim que funciona.

    Bemroxo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Realmente, é difícil quando planejamos algo e as coisas não saem como esperávamos. Ficamos tristes por isso, mas na verdade devemos buscar fazer melhor. Assim como você eu tenho muitos projetos e a maioria teve fracasso, mas eu percebi que era quase tudo falta de determinação, pois o que eu resolvi seguir em frente deu certo. Foi difícil? Claro, mas em momento algum eu pensei em desistir. Sobre o Youtube, não desista. Eu também tive problemas com meu primeiro vídeo e acabei perdendo a paciência na hora de gravar e olhe que sou uma pessoa bem calma. E a edição foi mil vezes pior, tive o mesmo problema em relação ao áudio. Infelizmente, a maioria dos youtubers já passaram por isso, então te recomendo ir anotando todas as suas ideias e pesquisando bem sobre como funciona as coisas antes de realmente começar, certeza que o resultado será bem melhor. E desde já, lhe desejo sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra tudo a gente precisa de determinação mesmo. Fracassos sempre nos deixam pra baixo, mas é preciso persistir! Obrigada pelo comentário <3

      Excluir
  10. Oi Malu, tudo bem? Algumas coisas as vezes não dão certo, não só pra você, mas para todas as pessoas que você conhece. O importante é se manter alegre e tentar fazer as coisas da melhor maneira possível. O fracasso não é as coisas não darem certo, mas você desistir sem tentar. Continue tentando, vai ficar tudo bem! Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
  11. É complicado quando as coisas não saem conforme o planejado, e, claro que não queremos aceitar isso. Bem, quando eu quero fazer muito algo acabo criando uma certa expectativa pra aquilo e se der errado, fico muito chateada. Eu resolvo da forma mais simples, paro de fazer ou tentar fazer tudo aquilo e respiro fundo, me afasto e faço qualquer outra coisa pra tirar aquela desconcentração, pensamento ruim ou ansiedade. Quando percebo que estou bem melhor, aí sim, eu volto ao que estava querendo fazer. Não fique se cobrando muito o tempo todo (sei que é difícil), mas pare, descanse um pouco que as coisas fluem.

    beijos,
    deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Duas coisas que eu não sei lidar: fracasso e dor (seja ela física ou emocional). É horrível, vem uns pensamentos de que não sou capaz, de que aquilo não é pra mim, de que deus não me ama e tudo mais. Sim chega nesse nível. Mas eu realmente tô tentando mudar isso, permanecer otimista e tentar mais uma vez até conseguir. É muito difícil ainda mais quando uma série de coisas da errado, que é o meu caso mas temos que permanecer fortes e ter paciência. Tem uma frase de uma música do Twenty one pilots que significa muito pra mim: "The sun will rise and we will try again". Há sempre um novo dia pra tentar <3.
    Skyscrapers

    ResponderExcluir
  13. Quem disse que seria fácil ? Se fosse fácil não correríamos atras e não buscaríamos nos aperfeiçoar mais naquilo, é sempre difícil. Eu faço ballet, amo o que eu faço, mas é tão difícil, você vê aquelas meninas maravilhosas subindo a perna super alto e a sua ? Lá em baixo. Mas eu sempre pensei em uma coisa, NÃO DESISTIR, sempre persistir naquilo, e eu estou aqui, sonhando e me aprendendo cada vez mais.

    www.sindromedoluxo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Sou uma pessoa que tem muito medo de falhar. Não gosto de me desiludir, nem desiludir os outros. Mas, como em tudo na vida, existe pelo menos uma vez que precisamos de falhar para crescer.
    É normal não lidar bem com o fracasso, mas o pior é quando não conseguimos ultrapassá-lo e ele fica atrapalhando o resto dos nossos objectivos. Precisamos de ser fortes para mandar isso para trás das costas.

    Gostei imenso do post!

    Biijo,
    Patrícia

    ResponderExcluir
  15. Obrigado por partilhar connosco esse desabafo. Eu quando fracasso o que faço normalmente é tirar um dia de descanso sem trabalhar no meu blog, e sem escrever nada. Um dia normalmente é suficiente para acalmar a ansiedade, e depois disso já consigo pensar com mais clareza.

    ResponderExcluir

Postar um comentário