Vou te contar: como apresentar um bom seminário

A vida de estudante não é fácil e muitas vezes nos faz passar por situações em que não nos sentimos à vontade, não é mesmo? Sei bem como é isso: tô no 6º período da faculdade e cada semestre é um sofrimento diferente, haha Mas a verdade é que todas as experiências que vamos tendo em nossos anos de estudo, seja no ensino fundamental ou no superior, são muito ricas. Mas uma coisa é consenso pra a maioria dos estudantes: eles odeiam apresentar seminários. Diferente dessa maioria eu normalmente curto esse método de avaliação, e por conta disso nunca tive muitos problemas com apresentações. Hoje resolvi então compartilhar as minhas dicas com vocês :) 


Antes de tudo, é importante considerar que nem todo seminário é igual. Nessa semana mesmo eu tenho um que vai ser em dupla, com mais ou menos 2 horas de duração. Mas as vezes pode rolar de forma individual ou num grupo maior, com mais ou menos tempo, e seguindo um roteiro diferenciado. Entretanto acredito que as dicas que darei aqui são bem gerais e podem ajudar em qualquer situação.

1. Prepare-se bem (e não decore falas)


Eu nunca fui boa com decorar textos, então acabei tendo sempre que estudar bem antes de apresentações. Com o tempo descobri que isso era uma vantagem por que me fazia aprender sobre o que eu tava falando, e não apenas decorar por um período de tempo. Por exemplo, eu duvido muito que você ainda lembre sobre o que falou nas feiras de ciências da escola, onde a maioria das pessoas decora "falas". O ideal é realmente pesquisar sobre o assunto, pesquisar textos, imagens, tudo que possa te ajudar a compreender sobre o que precisa falar. Na hora, não se preocupe: é só falar o que entendeu.

E se eu não entendi nada? 

Considerando que você não deixe pra estudar de última hora, vale mandar um e-mail pro professor(a) com suas dúvidas assim que você perceber que não está entendendo, pra dar tempo de ele/ela te responder e ajudar. Procure sempre também fontes diferentes e até mesmo fóruns da internet. Eu gosto muito do Passei Direto, que uso desde o ensino médio e o Quora, que comecei a participar mais recentemente 

2. Faça uma boa apresentação


Esse ponto vai depender dos recursos que você pode utilizar. No caso de uma apresentação com slides, vale ser criativo e até mesmo fugir do bom e velho Power Point. Uma boa plataforma é o Canva, que uso muitas vezes para as ilustrações dos posts aqui no blog (como a primeira imagem desse post!) e o Prezi, que permite construção de apresentações bem dinâmicas. Se não for utilizar esse recurso, ou quiser utilizar outros junto a este, dá pra levar fichas impressas pra entregar aos outros integrantes da turma para que interajam melhor com o assunto, usar cartazes, anotações no quadro... enfim, as possibilidades são diversas!

IMPORTANTE: Se for utilizar qualquer recurso eletrônico teste tudo antes da hora da apresentação, para minimizar a possibilidade de imprevistos nesse sentido.

3. Seja você mesmo


Sério gente, não tenham medo disso. Não pensem que para apresentar um bom seminário vocês tem que incorporar um professor ou alguém fazendo um discurso. Tente agir com naturalidade, explicar o que entendeu e interagir com a turma. Eu particularmente não curto a ideia de focar na parede no fundo da sala ou em um só colega. Tente olhar para todos, inclusive para o professor. Deixe um copo d'água por perto para dar um gole caso bata um nervosismo repentino, e procure lembrar que aquilo não vai durar sua vida toda. É só um momento de avaliação! E com a prática, apresentar seminários vai ficando mais fácil, te garanto. 

É isso pessoal! Agora tenho que ir estudar mais para a minha apresentação, haha
Me contem nos comentários quais os problemas/dicas de vocês!
xoxo

25 Comentários

  1. "IMPORTANTE: Se for utilizar qualquer recurso eletrônico é importante que teste tudo antes da hora da apresentação, para minimizar a possibilidade de imprevistos nesse sentido."
    a quantidade de vezes que eu vi aulas/apresentações darem errado por esse tipo de coisa é incontável, hehe, ótimas dicas, principalmente pra uma pessoa super tímida como eu :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me diga! Ainda bem que isso foi algo que aprendi vendo os erros dos outros, e nunca aconteceu comigo. Por isso estou aqui compartilhando essa dica, pra fazer com que mais pessoas fiquem atentas quanto a isso antes que aconteça!

      Excluir
  2. Gente que post mais útil esse em? Para mim que estuda então, amei.
    Vos soube explicar tudo muito bem. parabéns boa sorte na sua apresentação ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sabrina! Fico muito alegre por você ter curtido o post <3

      Excluir
  3. Adorei as dicas! Ah se eu soubesse disso tudo na época que eu apresentava seminários.rsrs Eu graças a Deus tenho muita facilidade para decorar textos, tanto escrevo como consigo falar muito em apresentações. Quando era mais nova eu tinha muita vergonha mas na faculdade tive que me virar, e quando cheguei na monografia aí foi tudo tranquilo.
    Vou seguir você, gostei demais do seu conteúdo.
    Parabéns!
    Bjs

    Simplesmente Ciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É na faculdade que muita gente acaba desenvolvendo essas habilidades mesmo! Muito obrigada pelo apoio, Ciana <3

      Excluir
  4. O meu negócio é ler e reler mil vezes, ai eu faço um resumo com as minhas palavras do que entendi, ai releio mil vezes as minhas anotações e no dia estou craque, hahaha. Adorei suas dicas ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, reler a bibliografia base para a apresentação é mesmo super importante! Infelizmente, nem sempre há tempo. Mas aí é que a prática vai fazendo a gente otimizar essa preparação!

      Excluir
  5. Amei o post!!! Ainda hoje tenho um pouco de dificuldades, volta e meia me dá aquele branco na hora da apresentação...TCC ta chegando e estou morrendo de medo kkkk. Muito útil sua postagem. Beijocas :3 ♥

    Sorriso Jovem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que sua apresentação de TCC tenha sido ótima, Hilda! <3

      Excluir
  6. Super verdade cada um dos pontos acima! Super importante se preparar muito para não dar branco! Beijo e parabéns pelo post, extremamente importante! ♥

    ResponderExcluir
  7. Estudar e entender ao invés de decorar é uma dica valiosa! Eu tenho professor que realmente só quer que decoremos nossa parte e pronto, acredita? Fico indignada com isso.
    Suas dicas são demais! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que coisa Vitória! Como professora, não vejo a decoreba como uma prática pedagógica eficaz. Mas fico feliz que concorde com as minhas dicas! <3

      Excluir
  8. Caiu como uma luva pra mim AGORA! Eu to estudando porque tenho apresentação e isso me ajudou demais. Sério, parabéns pelo post e obrigada hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Milena, fiquei muito feliz em saber disso <3 Boa sorte com suas apresentações! <3

      Excluir
  9. Adorei as dicas! Realmente a melhor coisa do mundo num seminário é sentir naturalidade em quem esta falando. Achei as dicas bem valiosas e já estão anotadíssimas! Obrigada por compartilhar! beijooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Aline, chega fica mais agradável de assistir, não é mesmo? :) Beijos!

      Excluir
  10. Uau!
    Boas dicas! Vou usá-las na minha próxima apresentação!
    Obg e bjsss

    ResponderExcluir
  11. Eu sinceramente não sei mais oq posso fazer pra melhorar nesse quesito. Sempre fui muito medrosa, e por mais q estudasse o assunto, na hora eu esquecia tudo. Vou começar a graduação em agosto e já to sofrendo por antecipação.

    ResponderExcluir
  12. Ótimas dicas e muito bem vindas! Já aconteceu comigo de na hora da apresentação, o pen driver não abri rsrs e, então, tive que improvisar toda a sequência. Acho chato também essa coisa de ler tudo no slide, fica bem nada a ver, mas uma apresentação em slides com tópicos, ajuda bastante nessas horas. Olhar para as pessoas, realmente, passa uma segurança aos ouvintes na hora da apresentação.

    ResponderExcluir
  13. Adorei as dicas, eu também sempre fui dessas que ao invés de decorar as falas entendia do assunto e depois ia falando sobre o que estudou. Me ajudava bastante porque não dava aquele branco danado na hora da apresentação. Mas não faço ideia de como reagiria em apresentações da faculdade, você falou que tem uma de duas horas. Nossa. Isso é muuuito tempo, hahah
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  14. Eu sempre amei fazer apresentações, mesmo sendo nervosa me ajudou com a minha timidez. Gostei muito das dicas e assim como você, não sou boa em decorar e nem gosto, o bom é saber do que se está falando e pesquisar bastante sobre o assunto.
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Meninaaa, esse seu post foi super útil, mas uma pena eu não passar mais por isso, porque já me formei. Mas na época da escola e faculdade, passava muito mal, porque sou muito timida e acaba esquecendo as coisas na hora de apresentar, suava demaiiis.. Eu tenho medo disso ate hoje rs, nao gosto de falar em publico

    ResponderExcluir
  16. Oi Malu, belas dicas as suas! Eu to acostumada agora a presentar trabalhos oralmente em congressos e simpósios e o esquema é o mesmo que de um seminário. Fazer uma boa apresentação e ser vc mesmo são imprescindíveis, além de não ter que decorar o que vai falar. Eu fazia isso na escola e sempre dava errado, pq eu ficava mt nervosa e esquecia td. E pior, se alguém me perguntasse algo além, eu não saberia responder nunca! O que era um king kong! kkkk
    Ainda bem que cresci e aprendi as regrinhas básicas da apresentação! =)
    Bjks!

    https://mundinhodahanna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário