Vou te contar: como me livrei do frizz + dicas de produtos e hábitos


Já faz um tempinho que eu estava afim de fazer esse post aqui no blog. Acontece que vejo por aí muita gente sofrendo com cabelos com frizz (isso inclui minha mãe e algumas de minhas amigas), e sempre compartilho com elas as dicas que usei pra reduzir o meu. Então por quê não compartilhar também com vocês, não é mesmo? 
Antes de tudo, vamos entender o que é frizz. Essa coisa super chata que bagunça nossas cabeças é nada mais nada menos que o ressecamento das cutículas do cabelo, que deixa os fios arrepiados. Ou seja, o frizz é um sinal de que seu cabelo está sendo agredido de alguma forma, o que o deixa ressecado. As causas podem ser diversas: secador e chapinha, uso de química e até mesmo alta umidade! Aí você deve estar pensando: lascou né? tudo causa frizz! Mas calma... tem como evitar os indesejáveis fios arrepiados. 


Vamos começar falando de alguns hábitos. Admito que quando ouvia falar deles achava a maior besteira, e pensava que só o que poderia me ajudar com o frizz seriam os produtos específicos para tal. Mas dai eu testava de tudo e não dava jeito... Então, resolvi dar uma chance à essas dicas que vou te passar agora!

1. Nunca seque o cabelo com a toalha

Sério, achava isso a maior loucura, mas li em vários sites que o atrito da toalha com os cabelos era um dos causadores do frizz. Foi aí que descobri a chamada "plopping", técnica de enxugar os fios com uma camisa de algodão muito usada pelas cacheadas. Eu não faço exatamente o plopping, que consiste em enrolar a camisa na cabeça, como uma touquinha mesmo, mas uso uma camisa de algodão para enxugar suavemente o fios, e sinto bastante a diferença! Sério, toda vez que por algum motivo tenho que secar o cabelo com toalhas, sinto que o frizz retorna. Então pega uma camisa de algodão que você não usa aí no guarda roupas e enxuga as madeixas com ela na próxima lavagem!

2. Nada de lavar o cabelo todo dia

Lavar os cabelos diariamente pode deixá-los ressecados, mas claro que isso depende de cada fibra capilar. Mas o ideal é dar pelo menos um intervalo de um dia entre cada lavagem. Evite também lavar os cabelos com água quente, pois o calor danifica os fios. Eu particularmente lavo os cabelos no máximo 3 vezes por semana, e sempre com água fria.

3. Cuidado ao pentear os fios 

Nossos cabelos merecem carinho, mesmo quando estão super embaraçados. A dica é pentear sempre de baixo pra cima, o que agride menos os fios, e com passadas gentis. Também é legal usar os pentes de madeira para isso, pois eles não conduzem eletricidade ao ter atrito com o cabelo. 


Agora vamos aos produtos. Estou sempre testando as novidades que parecem por aí, mas esses são os meus favoritos. Deixa eu te contar sobre a função de cada um deles!


Após lavar os cabelos, eu sempre uso esses dois sprays condicionadores: o primeiro é o Xtreme Repair da Doctor Hair, que é um suplemento reparador que também protege contra o sol e o desgaste de banhos de mar e piscina. O outro spray condicionador que uso e adoro é o da Moisture Kick da Schwarzkopf Professional,  que promete auxiliar na reparação e hidratação de cabelos normais à secos, além de desembaraçar os fios. 


Quando vou finalizar os fios com escova e chapinha, sempre uso protetor térmico. Os meus preferidos são o Shiny Gloss Elixir da Itallian Hair Tech, que é ideal para cabelos alisados quimicamente, e o Spray protetor térmico da Avon Advance Techniques, que promete prevenir o frizz protegendo os fios do calor.


Como tratamento semanal, a máscara que uso é a de Tutano, Karitê e Queratina da Bothânico Hair. Já falei sobre esse produto aqui no blog antes; uso a máscara há meses e continuo amando. Ela é ótima para cabelos ressecados e rende bastante.


Como outras armas contra o frizz, tenho mais esses dois produtinhos que uso, mas não com tanta frequência. O óleo de argan & camélia da Avon Advance Techniques promete um tratamento restaurador e deixa os fios super macios, sem pesar, além de poder ser usado pré e pós shampoo, além também de pré e pós escova. Já a máscara da linha Patrulha do Frizz do Boticário cria uma película de blindagem pra deixar os frios protegidos contra os agentes do frizz por até 2 dias. 

A maioria desses produtos vocês podem comprar em lojas do seguimento de beleza ou no site das marcas, Dica: usem os cupons de desconto do Cupom Válido, eles tem ofertas para várias lojas incríveis como a  IkesakiÉpoca CosméticosBeleza na Web e Sépha

É isso pessoal!
Compartilhem nos comentários sobre sua jornada contra o frizz!
xoxo

8 Comentários

  1. Tô fazendo tudo ao contrário haha
    uso toalha, lavo EVERYDAY, está explicado.
    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  2. Genteeeee eu sempre seco o cabelo com a toalha, vou parar agora e começar a secar com a camiseta.
    O frizz me persegue ainda mais agora que estou usando meu cabelo natural.
    Ganhei o patrulha do frizz, mas ainda não usei, quero experimentar logo.

    Beijos

    ps: to te seguindo no insta.

    Camila Por Aí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começa a secar com uma camisa de algodão mesmo e depois me conta se deu resultado! <3

      Excluir
  3. Que legal isso de secar o cabelo com uma camisa de algodão! Nunca tinha ouvido falar e faz todo sentido. Outra coisa que eu sei que é ruim pro cabelo são as escovas. Sempre me disseram que é muito melhor o pente, como você citou no post, mas eu não consigo. Tenho MUITO cabelo, eles embaraçam demais e é praticamente impossível desembaraçar só com um pente.
    Mas, com certeza, suas outras dicas eu vou testar <3
    Beijosss

    www.madamices.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimenta dividir o cabelo em partes pra desembaraçar, Gabi! E após testar as outras dicas, me conta se o resultado foi legal :)

      Excluir

Postar um comentário