Palavras Brasileiras: Resposta a Mário Quintana

mario quintana a vida
texto publicado originalmente no meu Instagram
A vida, página 84. 1977, Editora Alfaguara 

Oh Mário Quintana, mas ler não é perca de tempo! Se a vida é curta eu ainda não sei, mas tem sido bom dedicar algumas horas dela a ler a tua obra. E muitas outras horas, dias, semanas, a ler o que outros escritores também dedicaram tempo a escrever.
É que eu sinto que ler, na verdade, prolonga a vida. É como se vivêssemos outras vidas através de histórias, poemas e mesmo duas linhas como estas que escreveste, e que me deixaram tão pensativa. 
Estou te lendo até agora por quê já te considero um amigo, um amigo que conseguiu me fazer escutar mais do que falar - o que é raridade! -, mas que também me permite fazer comentários nas margens de seus pensamentos.

livro a vaca e o hipogrifo

Em uma semana você já me fez rir por conta de um boi que corta as suas unhas - mas que na verdade é uma metáfora, e eu juro que entendi -, e assentir em concordância com suas reflexões. E não vamos esquecer da vergonha que passei quando, na fila do supermercado, submersa em seus textos, uma mulher me pediu que, por favor, avançasse: já havia um longo espaço entre mim e o próximo cliente.
Então é por isso que cheguei até aqui, e que avancei até concluir esse belo livro chamado "A vaca e o hipogrifo". Agradeço a você pela bela experiência, assim como ao Garimpo Clube do Livro pela cópia gratuita e ao Fabrício Carpinejar por ter selecionado essa obra em sua curadoria.

38 Comentários

  1. Já me aconteceu algo parecido. Eu estar tão focada no livro e esquecer do mundo ao redor. Mas, vergonhas a parte, esse livro eu nunca li vou dar uma olhada depois. Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que isso é sinal de que a leitura tá boa <3 hehe

      Excluir
  2. Amo o jeito como você escreveu, me deslerdes a curiosidade para ler o livro 😍😍😍

    ResponderExcluir
  3. Que texto encantador. Não conheço a obra de Mario Quintana, mas acho lindo ver pessoas escrevendo sobre autores e em como seus livros estão sendo bons para a vida delas. É fantástico quando encontramos histórias assim, com esse poder! Ler com certeza não é perda de tempo :)
    A sua forma de escrever é muito poética <3 eu amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Luana, muito obrigada <3 Fico muito feliz por você ter gostado.

      Excluir
  4. Mario Quintana é um poeta, esse livro é encantador quem ler certamente vai se apaixonar por cada palavra que está escrita nessa obra, ainda não li o livro mais vou anotar bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso leia o livro, volta aqui pra me contar o que achou, Lucimar! <3

      Excluir
  5. ler nao é perda de tempo nunca, alias um tempo mt bem investido, amei conhecer esse livro por aqui

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Conheço Mario de ouvir falar mas confesso que ainda não tive oportunidade para ler alguma obra dele sabia? embora goste bastante pois já li alguns baners na net dele
    Bjs,
    https://keilycesporkeilaluciablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma chance a um livro do autor então, Keily! Tenho certeza de que você vai amar <3

      Excluir
  7. Adoro o escritor Mário Quintana, já li alguns livros dele, e sou apaixonada pela escrita deste homem. O que é raro, porque geralmente prefiro ler mulheres. Seu texto ficou extremamente bonito! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom ver uma leitora do Mário por aqui <3 Muito obrigada, Andréia!

      Excluir
  8. Adorei a resenha! Eu super concordo que ler prolonga a vida! Sou apaixonada por leitura e fiquei com vontade de ler esse! Bjo

    ResponderExcluir
  9. Que delícia essa leitura sem falar que Mário Quintana dispensa comentários e adoro o jeito leve de Carpinejar.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que os dois formariam uma bela dupla, não é mesmo? <3

      Excluir
  10. Ler aumenta nossa vida em vários sentidos e nos leva longe! Talvez Quintanda não soubesse seu próprio impacto, talvez nenhum autor saiba. Mas é daquelas coisas que só fazem sentido pra quem vive, e faz viver mais bem vivido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que hoje, onde ele estiver, ele saiba o quanto suas palavras provocam bons momentos <3

      Excluir
  11. Queria eu poder voltar a perder tempo como fazia antes do meu problema de vista se agravar rs
    Amo ler, principalmente romances e poemas. Mário Quintana, assim como muitos outros, conseguem quase sempre traduzir sentimentos que permanecem confusos dentro de nós até o momento em que suas palavras os explicam. Não conheço este livro em especial, mas sou fã dele ainda assim.
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom ver você por aqui de novo, xará! Espero que arrume um tempinho pra voltar a ler, e acho que esse livro seria perfeito pra você recomeçar <3

      Excluir
  12. Pra mim essa é melhor forma de "perder tempo". Se todo mundo perdesse tempo assim, tenho certeza que o mundo estaria muito diferente! Adorei a ideia do post! ;)

    ResponderExcluir
  13. Oii! :)
    Adorei o estilo do texto, ficou maravilhoso! Não conheço muito da obra do Mario Quitanda, mas se há algum motivo para que suas obras ainda sejam lembradas precisamos dar uma chance e nos aventurar por leituras diferentes.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Michelly, eu mesma até então ainda não tinha lido nada do autor! Amei muito esse primeiro contato e com certeza irei ler mais dele.

      Excluir
  14. Entendo esse sentimento. Nos sentimos próximos da obra e do autor.muoto legal "reagir" ao que foi escrito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Isabella, eu não consigo ficar calada, hehe Converso mesmo com o autor!

      Excluir
  15. Palavras tocantes para um autor mais tocante ainda! Adorei o formato do post, a leveza e sinceridade de tua escrita foi como estar lendo uma carta aberta. Parabéns pelo post!

    http://blink-moments.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Pode a tecnologia evoluir o qto for que ler sempre será bom, nunca uma perda de tempo! Adoro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Cristina! Talvez só mudem os formatos: com a tecnologia surgiram os celulares, leitores digitais... Ou seja: mais formas de ler! E isso é ótimo <3

      Excluir
  17. Esse é um autor que toca todo mundo

    ResponderExcluir
  18. Gostei do texto e do seu ponto de vista, mas acredito que o proposito do autor não era dizer que ler é uma falta de tempo, mas fazer uma crítica rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Andy, foi mesmo uma crítica à forma como encaramos o tempo e a vida! Só fiz alongar um pouco a discussão com essa minha resposta ao autor <3

      Excluir
  19. Realmente tem livros que nos tiram da realidade

    ResponderExcluir

Postar um comentário