Blitz literária: leituras, projetos e novidades do mês de março de 2019

Quem acessa o blog com frequência já deve ter percebido que eu costumo sempre alternar entre resenhas e outros posts com temáticas literárias. Após ter publicado a resenha do livro De Cuba, com carinho, fiquei refletindo o que publicaria por aqui em seguida, e me veio na cabeça um tipo de post que gosto muito de ler em um dos meus blogs literários favoritos: Simone and her books. Eu adoro o que a Simone chama de "mid-month checkin", que é uma espécie de checagem de leituras que ela faz no meio de cada mês. Nesses posts ela escreve sobre como andam as suas leituras e experiências literárias, e eu acho bem divertido e suave de ler.  Me inspirando um pouco nessa ideia, resolvi criar o que irei chamar de "blitz literária", onde vou compartilhar com vocês quinzenalmente ou mensalmente as minhas novidades livrescas.

novidades blog janela literaria

Março não tem sido um bom mês para as minhas leituras. Eu vinha num ritmo bem acelerado em janeiro e fevereiro, tendo lido mais de um livro por semana. Mas nesse mês, já no dia 17, só conclui a leitura de dois livros. 


Um mais um foi a minha leitura de carnaval, que se estendeu até a semana seguinte. Um romance divertido e gostoso de ler, típico da Jojo Moyes. Curti muito a leitura e estou torcendo para adaptarem em um filme, pois fiquei imaginando as cenas lindas que poderiam rolar na tela.
A minha segunda leitura foi Terra sem mapa, do Ángel Rama. Foi o meu primeiro contato com a literatura uruguaia, que se deu de forma muito positiva. O livro é composto por vários contos, bem escritos e singelos, que remetem muito a infância em uma cidade pequena. Uma leitura rápida, leve e nostálgica.

blitz literaria blog janela literaria
essa era a minha TBR de carnaval, que falhei miseravelmente em ler no prazo 😥

Mesmo já estando bem atrasada, espero concluir o mês de março com bem mais leituras.
Estou em 35% do livro Eleanor Oliphant is completely fine, que estou lendo junto com várias outras garotas ao redor do mundo em uma leitura conjunta organizada pelo perfil @booksturnyouon. Além disso, embarquei em mais um projeto literário: o CALMA - Clube Ativista Literário para Mulheres Ansiosas. Ele é um clube do livro presencial daqui de Recife, e o livro escolhido para esse mês foi Kindred, da Octavia E. Butler. O encontro pra discutir o livro já é no próximo sábado (23), então preciso correr com a leitura. Felizmente recebi uma cópia da Editora Morro Branco (muito obrigada!), que chegou ontem, então acredito que assim que concluir esse post já vou iniciar esta aclamada obra de ficção científica. 


No Janela Literária, temos novidades: o blog foi selecionado para ser parceiro do Grupo Editorial Record! Fiquei muito muito muuuuito feliz com a notícia, que é um belo incentivo para continuar produzindo conteúdos sobre literatura na blogosfera. Com certeza muitas boas leituras estão por vir! 

Bom pessoal, acho que é isso! Me conta aí nos comentários como está sendo o mês de março pra vocês! Espero que tenham curtido esse formato de post, e adorarei ouvir um feedback sobre essa blitz literária também. Beijos!


18 Comentários

  1. Estou no meu ritmo de leitura neste mês de março. Estou no segundo livro, mas como estou bem adiantada nele, talvez ainda neste mês inicie o próximo. Você é uma inspiração. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Malu,
    Se acha que criar uma rubrica literária no seu blog é o melhor para si, só penso que faz bem! Eu, por opção minha, escolho fazer uma review por artigo, pois, adoro colocar todos os detalhes :)
    Gostei do seu artigo :)
    Beijinho :*

    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, seu mês de março esta sendo bom, e parabéns pela parceria. Meu ritmo de leitura está bom, finalizei o terceiro do mês ontem, e pretendo começar um outro hoje, vamos ver como vai ser haha.

    Beijos,
    Letícia do Garota Perdida nos Livros.

    ResponderExcluir
  4. Preciso criar uma meta de leitura pq tá difícil esses tempos!! Parabéns pelo seu empenho

    ResponderExcluir
  5. Eu confesso que não sou de ler muitos livros, aqui é raro, mais gostei das novidades, ler livros é muito gratificante, parabéns pela parceria bjs.

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Minhas leituras estão bem complicadas esse ano, só consegui ler 3 livros até agora.Espero que abril consiga ler um pouco mais. Gostei das suas leitoras. Parabéns pela parceria!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Gostei da blitz literária, acaba nos incentivando né? Vc está ótima de leitura, parabéns! E que venham mais resenhas o/

    ResponderExcluir
  8. Bem movimentado seu mês de março, parabéns pela parceria com o Grupo Editorial Record.
    Gostei bastante desse projeto do CALMA, parece ser muito interessante.

    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  9. Gosto de estar a par das novidades, alguns livros que me chamam a atenção guardo o nome, mas confesso que leitura aqui em casa tá meio agonizante, preciso achar mais tempo pra ler ... Bjs ❤️

    ResponderExcluir
  10. Ja adorei a blitz literaria
    sempre trazendo coisa boa!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela nova parceria!! Você merece. Agora se prepare para ler muito hahaha beijos!

    ResponderExcluir
  12. Parabens por essa blitz literaria. Achei bem interessante

    ResponderExcluir
  13. preciso aumentar minha meta de leitura! Gostei de conhecer este livro. capa linda tbm.

    ResponderExcluir
  14. Realmente este mês de março não tem sido bom pra leituras, eu estacionei nas minhas leituras. Mas adorei o post, parabéns pela sua nova parceria!

    ResponderExcluir
  15. Este início de ano tem sido bem atípico, li pouquíssimos livros até agora. Estou até achando estranho hehehe

    ResponderExcluir
  16. Meu março foi bem corrido, atrasei algumas coisas também....Espero que consiga atualizar as leituras
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto|Blog Vapor da Cozinha

    ResponderExcluir
  17. Março está super corrido, pisquei já passou a semana.

    ResponderExcluir
  18. Adorei o post! Que saudade de ler sempre kkk meu blog era literário antigamente, quando eu lia muitos livros e me interessava mais por isso. Mas enfim, preciso sair da minha ressaca e voltar a ler de vez - não li nenhunzinho esse ano ainda! E ano passado se não me engano li só 3 por conta da correria do casamento :(
    Eu estou com o Um Mais Um em casa pra ler, quem sabe não começo por ele :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário