Vou te contar: por que você deveria ler mais livros escritos por mulheres #leiamulheres

Antes de me alertarem sobre isso, eu nunca havia pensado sobre o gênero dos autores dos livros que eu lia. Acho que isso só aconteceu mesmo quando entrei na faculdade e vi uma professora questionar em uma aula o por quê de a gente sempre se referir aos escritores de textos como "o autor", mesmo sem saber quem escreveu. Muitas vezes estudávamos artigos que continham o nome dos autores, mas nem ligávamos pra isso: simplesmente nos referíamos ao autor como sendo um homem. Quando me peguei fazendo isso, comecei a pensar mais sobre esta questão e criei o hábito de pesquisar sobre os autores e autoras dos livros e textos que leio. 

livros escritos por mulheres janela literaria

No fim das contas, quando comecei a observar o número de homens e mulheres que lia, até que vi que o resultado era equilibrado. Mas percebi um certo padrão: a maioria dos clássicos que eu havia lido até então foram escrito por homens, enquanto as mulheres ficavam nos contemporâneos. É claro que isso resulta também do fato de o acesso das mulheres à literatura ser bem mais recente, mas aos 21 eu ainda não li Jane Austen, Virginia Woolf nem Sylvia Plath, todas autoras clássicas e bem populares.
Quanto às leituras obrigatórias que fiz na juventude, também predominaram os homens: Machado de Assis, José de Alencar, Guimarães Rosa... E eles foram se perpetuando na minha estante. E talvez você se pergunte nesse momento: "mas qual o problema?", afinal, esses autores se destacaram na literatura. Mas pensa comigo... Não é nem um pouco estranho termos em sua maioria homens se destacando nesse meio? Será que não haviam mulheres igualmente talentosas produzindo na mesma época? 


E aí outra pergunta pode surgir: "mas pra quê é tão importante ler mulheres?". A resposta para essa pergunta envolve vários fatores e pode ser diferente para cada pessoa. Falando sobre mim, uma jovem mulher que vive em um país onde as mulheres são extremamente desvalorizadas, posso afirmar que livros escritos por mulheres funcionam como uma importante ferramente de representatividade e emponderamento. Ver mulheres como protagonistas da vida real me inspira, me faz crer que eu também sou capaz de fazer o que eu bem entender.  Além disso, só poderemos mudar o cenário da literatura - e também de outras áreas - quando permitirmos que haja espaço para todos os gêneros se destacarem e serem reconhecidos. 

4 livros escritos por mulheres janela literaria

Grandes projetos foram surgindo na medida em que esta problemática foi sendo reconhecida. O principal deles foi o Leia Mulheres, que incentiva pessoas no mundo todo a lerem mais autoras. Seguindo essa vibe, eu me juntei neste ano ao Desafio Desqualificadas, promovido pelas meninas do Podcast Desqualificadas, que propõe a leitura de livros escritos por mulheres dentro de diversas categorias. Além disso, também irei começar a participar do CALMA - Clube Ativista Literário para Mulheres Ansiosas, que rola aqui em Recife e tem encontros mensais.


mulheres escritoras janela literaria

Nas fotos deste post, listei algumas autoras que leio e admiro. A J.K. Rowling foi uma das primeiras que li e me encantei, sejam com os livros da saga Harry Potter quanto com outras de suas produções. Já a Margaret Atwood é bem recente pra mim, e só li uma obra dela até então. Entretanto a temática abordada pela autora na distopia O conto da aia é extremamente importante, e a escrita da autora me encantou desde o início. A Jojo Moyes e a Rainbow Rowell escrevem histórias leves, divertidas e românticas, mas aprecio muito as obras das autoras por conterem personagens femininas interessantes e bem construídas. 

No processo de escrita deste post, me deparei com alguns bons artigos na internet, e como sempre, resolvi compartilhar com vocês. Confira abaixo:

E você, tem lido livros escritos por mulheres ultimamente? Aproveita e me conta nos comentários os seus favoritos.

*este post pertence à série vou te contar, onde compartilho dicas e algumas verdades que precisam ser ditas*


23 Comentários

  1. eu sempre amei os livros escritos por mlheres, nao que os autores homens sejam ruins tbm amo os livros deles, mas a escrita de uma mulher leva tanto sentimento e emoção que me mantem muito mais agarrada a trama

    ResponderExcluir
  2. Isso me lembrou as autoras Camila pelegrine e a amanda reznor, eles escrevem lindamente e extremamente bem expressado

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca parei pra pensar em ler mais livros escrito por mulheres, achei legal essa observação, geralmente a gente ler mais livros escritos por homens, mais as mulheres também tem uma grande participação na leitura, elas estão crescendo muito bjs.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post e sugestões de leitura! beijos

    ResponderExcluir
  5. Olha, minha lista de leitura tb é bem equilibrada. Já li muitos autores, mas o número de autoras tb n fica muito atrás. A minha favorita de todos os tempos é a Jane Austen com certeza, mas existem muitas outras que sao merecedoras de todo sucesso. Ler mulheres foi, é e sempre vai ser importante demais nessa sociedade ainda machista em que vivemos.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu nunca tinha parado para observar o gênero de quem escrevia os livros, mas de um tempo para cá observei que vários dos livros que me atraíram, e os que mais gostei, foram escritos por mulheres. Como autora eu não poderia me sentir mais representada e animada em continuar escrevendo.
    Aqui a listinha de algumas das minhas fav:
    JKRowling (Harry Potter - a série toda), Erin Morgenstern (O Circo da Noite), A. G. Howard (O Lado Mais Sombrio - Trilogia), Lisa McMann (trilogia Wake), Carolina Munhóz (O Inverno das Fadas), Paula Pimenta (Princesa Adormecida)

    Beijos;
    Mente Hipercriativa
    FanPage Mente Hipercriativa

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu só quero agradecer por este post! Criei recentemente um blog no qual tenho incentivado a leitura de autoras brasileiras. As mulheres escritoras que eu já conheço são todas maravilhosas, e nenhuma me decepcionou!

    ResponderExcluir
  8. Você me fez parar e pensar mais sobre isso, se reparar bem até livros voltado para mulheres homens são autores.
    Vou procurar ler mais autoras mulheres.
    Amei seu post ♥

    ResponderExcluir
  9. Nunca pensei em ler os livros por ser homem ou mulher, mas depois desse post fiquei curiosa pra ler mais livros de autoras.

    ResponderExcluir
  10. Fiquei bem curiosa para ler
    Obg pela dica!

    ResponderExcluir
  11. Olá! Obrigada por compartilhar essas dicas maravilhosas e por me inspirar a ler mais livros escritos por mulheres. Uma coisa que você mencionou é muito certo. Livros escritos por mulheres são muito mais emocionantes. Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Mulher, que artigo maravilhoso! É a minha primeira vez aqui e estou de boca aberta! Amei os projetos que vc está participando e fiquei satisfeita de, mesmo sem perceber, ler muitas mulheres, em livros e em artigos acadêmicos! Amei o fato de vc ter listado artigos no fim do texto, achei de uma generosidade linda. Obrigada por dividir esses pensamentos conosco.
    Se der, passa lá no blog.
    www.falafox.com.br

    ResponderExcluir
  13. Também acredito que ler livros escrito por mulheres nos faz sentir representadas, já que infelizmente ainda não há igualdade entre homens e mulheres, e ler livros escritos por elas é ter representatividade e emponderamento, amei o seu post.

    ResponderExcluir
  14. Esse post foi um puxão de orelhas pra mim rs Confesso que tenho muita dificuldade para guardar nomes de autores, alias se vc me perguntar eu não saberei te falar nenhum.
    Raramente eu leio sobre o autor/autora e mais raramente ainda eu vejo o nome de quem escreveu.
    Mas o que vc falou é muito verdade e daqui em diante ficarei mais atenta a isso e até fiquei curiosa para saber os nomes dos autores/autoras dos livros que tenho :)

    ResponderExcluir
  15. Faz uns 4 anos que comecei a pensar sobre o gênero e a nacionalidade dos autores que lia. De 2017 prá cá tenho colocando mais mulheres na minha lista de leituras, e principalmente mulheres brasileiras.

    Ah Rainbow Rowell é uma das minhas autoras favoritas.

    ResponderExcluir
  16. Eu achei esse artigo tão necessário e importante. Talvez eu não tenha pensado tão instigamente sobre os autores que costumo ler, mas tua reflexão aguçou a minha. Sei que já lia várias obras de autoras, mas a maioria é masculina. Vou revisar minha literatura e ver o que pode ser acrescentado a ela. De qualquer forma, parabéns pela iniciativa e por nos motivar <3

    ResponderExcluir
  17. Malu, estou sem palavras pra esse post! Quando você colocou ali em cima "vi uma professora questionar em uma aula o por quê de a gente sempre se referir aos escritores de textos como "o autor", mesmo sem saber quem escreveu" eu quase gelei! Já li um conto sobre o mesmo padrão com médicos, normalmente a gente pergunta 'quem é o médico?' ou 'qual nome do médico?' e porque não uma médica? aos poucos, assim, de pouquinho em pouquinho e criando/expandindo consciência, vamos nos livrando do machismo. Sim, porque nós mulheres também somos machistas por termos sido criadas nesse meio - e temos que ir quebrando isso! Melhorando, amadurecendo, nos ajudando! Obrigada por esse post!

    ResponderExcluir
  18. Que post inspirador. Depois que começamos a abrir nossos olhos percebemos o quão importante são os livros escritos por mulheres e a atenção que as editoras dão a eles.
    J.K. Rowling é uma autora incrível, e um dia ainda quero ler outros livros dela (só li Harry Potter :)). Quero muito ler O Conto da Aia, pois já ouvi críticas incríveis sobre a escrita da Margaret Atwood, fora que eu amo a série inspirada no livro.

    ResponderExcluir
  19. Me sinto tão feliz por praticamente todo livro que leio ser escrito por mulheres, mas infelizmente tem gente que não lê quase nada, e isso é bastante triste. Eu amei seu post.

    Beijos,
    Letícia do Garota Perdida nos Livros.

    ResponderExcluir
  20. Cada referencia mara que você colocou aqui no seu post. Realmente eu não tenho costume de escolher livros por gênero do escritor, se me chama atenção vou ler. Os livros da J.K Rolling fora os que mais li na adolescência.

    ResponderExcluir
  21. verdade né! e tem muitas autoras maravilhosas! amei

    ResponderExcluir
  22. Meus dois livros favoritos da vida são escritos por mulheres: Jane Austin e Emily Brontë. Na verdade, fui dar uma olhada na minha estante e a maioria dos meus livros são escritos por mulheres, todas com as personagens fortes e empoderadas. Minha filha tem o livro A ultima carta de amor, eu não li ele, mas vou usar o seu post como inspiração e finalmente ler um livro da Jojo Moyes. Beijos

    ResponderExcluir
  23. Eu amei o post, particularmente, eu busco sempre equilibrar quando procuro autores. Leio bastante livros escritos por mulheres, precisamos demonstrar que estamos juntas e apoiar, ler livros escrito por mulheres, ajudam a valorizar a nossa independência e posição na sociedade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário