Dia Mundial do Livro: 5 obras que sempre recomendo!

23 de abril é o Dia Mundial do Livro! Amo essa data por que muita gente se mobiliza para incentivar a leitura e indicar boas obras. Aqui no blog não poderia ser diferente, então vim aqui hoje compartilhar com vocês 5 obras que sempre recomendo pra quem me pede indicações de leitura!

dia mundial do livro

Antes de qualquer coisa, gostaria de dar um background sobre essa data. A origem é espanhola e é relativa ao dia do falecimento do autor Miguel de Cervantes, e a data foi homologada em 1995 pela Unesco. 23 de abril é também o Dia do Direito do Autor, e de maneira geral a data busca estimular a reflexão sobre a literatura e também sobre o mercado editorial. No Brasil, temos ainda o Dia Nacional do Livro, celebrado em 29 de outubro, data de fundação da Biblioteca Nacional.
Os livros que irei indicar neste post entraram em minha vida em momentos diferentes, e me fizeram me apaixonar ainda mais pela leitura. Espero que eles possam te proporcionar o mesmo!

o meu pé de laranja lima indicação

O meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos

Quem é leitor antigo do blog já deve ter visto esta obra em outros posts, e talvez até conheça o significado que ela tem pra mim. O meu pé de laranja lima foi um dos primeiros livros que li sozinha, e antes disso ele já era lido pra mim pela minha mãe. A obra fez parte de toda a minha infância e por isso tem um lugar especial no meu coração 💗 Além disso, é uma grande obra nacional que envolve dramas familiares e personagens antropomorfizados, escrita de uma forma que só o José Mauro de Vasconcelos sabe fazer.

indicação harry potter e a pedra filosofal

Harry Potter e a Pedra Filosofal, da J.K. Rowling

Não poderia deixar de inserir Harry Potter nesta lista! Essa é a minha indicação número 1 para quem está buscando desenvolver o gosto pela leitura. São incontáveis os relatos que já ouvi de pessoas que começaram a gostar de ler após ter contato com Harry Potter, livro capaz de cativar leitores das mais diversas faixas etárias. Coloquei só o primeiro livro aí em cima, mas acho que vale a pena ler a saga inteira! Inclusive estou super afim de reler 😍

LEIA TAMBÉM:  Vou te contar: motivos para reler um livro (mais de uma vez!)

eleanor e park

Eleanor & Park, da Rainbow Rowell

É difícil escolher uma só obra da Rainbow Rowell para indicar, mas a mais marcante para mim é com certeza Eleanor & Park. Li este livro na adolescência e fiquei admirada com a forma como autora tratou de temas tão importantes em uma narrativa simples, pautada no amor juvenil. É um livro capaz de provocar risos e lágrimas, além daquele quentinho no coração que só um bom romance é capaz de proporcionar 💛 Recomendo demais!

o sol é para todos

O sol é para todos, da Harper Lee

Este é o clássico que sempre recomendo para quem tem medo de ler clássicos. O sol é para todos trata de temáticas extremamente importantes, como o racismo e a desigualdade, no contexto de uma garotinha de 6 anos de idade. É uma leitura que tem muito a ensinar com personagens que estão tentando entender a complexidade do mundo. Ele já foi resenhado aqui no blog e você pode conferir o post clicando aqui.


O Conto da Aia, da Margaret Atwood

Como fã de distopias, não poderia deixar de indicar uma das minhas favoritas. O conto da aia é uma leitura marcante e que entrou na lista de best-sellers após anos de seu lançamento, por conta da série premiada que se inspira nesta história. Apesar de tratar de uma realidade distópica, o livro tem muita relação com o que vivemos na contemporaneidade. É uma leitura impactante e transformadora, e você pode conferir a minha resenha completa clicando aqui.

Me conta nos comentários quais livros você indica pra todo mundo! E aproveita também pra conferir o site da Amazon, que está com diversas ofertas especiais para esse dia 😍

22 Comentários

  1. Ótimas indicações, acho que é realmente muito importante incentivar a leitura pra quem não é acostumado a ler.
    Aproveitando a oportunidade, muito obrigado por ter me incentivado a ler mais, foi muito importante pra mim :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owwwn, fico muito feliz em saber que fui um incentivo pra você <3

      Excluir
  2. ah que maximo saber que é dia mundial do livro, esse companheiro maravilhoso de várias horas! amei essas indicações, tbm sou fã de distopias e o Conto da Aia é uma das melhores!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Das indicações só não li Eleanor & Park. Os que li amei, principalmente O sol é para todos,história incrível e muito emocionante. Quero relér futuramente com certeza 💝

    ResponderExcluir
  4. Gostei de conhecer. Engraçado, já conhecia o Conta da Aia, mas não me tinha apercebido que era da Margaret Atwood. Enfim, é sempre bom conhecer os gostos literários de outras pessoas, assim como saber que há ainda muitas pessoas que adoram ler tal como eu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felizmente ainda há muitos leitores pelo mundo! <3

      Excluir
  5. Eleanor & Park estão na minha lista de favoritos e o universo de Harry Potter tbm tem um lugar todo especial, o que me lembra que preciso terminar os demais livros da série. kkk O meu pé de laranja lima é um livro que já ouvi falar bastante, mas nunca tive a oportunidade de ler, mas tenho vontade, assim como O é para todos. O conto da Aia, assisti as duas primeiras temporadas da série, mas não me animei para conhecer o livro. Quem sabe uma hora isso mude. Obrigada pelas dicas!

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo muito tanto o livro O conto da aia quanto a série! Espero que tenha a chance de ler os outros livros de Harry Potter em breve <3

      Excluir
  6. Ótimas indicações.Tem alguns ai que estão na minha lista, e eu ja li HP e Eleanor e Park. Adorei as fotos ♥️
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. AMEI suas indicações! Como fá de Harry Potter, sempre recomendo a leitura pra quem quer começar hahaha Acho lindo como algumas leituras nos marcam desde a infância, né?! Tenho alguns livrinhos de quando estava aprendendo a ler, e tenho um carinho enorme por eles. Ainda lerei O Sol É Para Todos, acho que tenho que estar com a cabeça no lugar para enfrentar essa história!!
    Parabéns pela lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas leituras são mesmo muito marcantes! Quanto a O sol é para todos, não pense que é preciso ter um "mindset" ideal para começar. Apesar de ser um clássico, a obra é muito tranquila de ler e perfeita para todos os momentos!

      Excluir
  8. Eu nem pensei em fazer um post no dia do livro, só fiz no Instagram...mas vou anotar a ideia para outubro, hehehe. Antes que eu esqueça, eu preciso dizer: suas fotos são INCRÍVEIS! Aliás, seus posts e blog também!

    Sobre os livros, eu amei o que você pontuou sobre Harry Potter e a Pedra Filosofal. Ele é o meu favorito da saga pois é a introdução a todo esse mundo mágico, doido e bonito, sou apaixonada por ele!
    Eu li Eleanor & Park há uns dois anos e achei o desfecho bem mixuruca...esperava mais. Mas de fato, os assuntos abordados são importantes e muito bem colocados na história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho, Vitória! Acho que Pedra Filosofal também é o meu favorito pelo mesmo motivo. Quando a Eleanor & Park, talvez o final poderia ter sido melhor desenvolvido mesmo... Fiquei com vontade de reler para refletir melhor sobre isso!

      Excluir
  9. Aaah quantas indicações maravilhosas! E incrivelmente não li nenhuma ainda, embora já tenha ouvido falar de quase todas. Mas é ótimo encontrar dicas de leituras novas. Já vou incluir na lista. Parabéns pelo post e pelo blog lindo! Amei as fotos da postagem também
    Beijos
    Tamara
    tamaravilhosamente.com
    tamaravilhosamente.art.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pelo carinho, Tamara! Torço para que tenha a chance de engatar em alguma dessas leituras <3

      Excluir
  10. Que amorzão em forma de post, Malu, ai *o* Eu não sabia a origem do lida do livro e achei não só super bacana como importante você ter informado isso. Muito obrigada!
    A estética das suas fotos também ficou incrível, fora as indicações, né? Eu fui uma das milhaaares de crianças que aprendeu a gostar de ler com Harry Potter e com muito orgulho! Tenho muita vontade de ler O Conto de Aia e Meu Pé de Laranja Lima, que inclusive é um dos favoritos da minha mãe... Estou com o exemplar dela aqui pra finalmente devorar quando puder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai amar O meu pé de laranja lima! Muito obrigada pelo carinho, é muito bom ter você por aqui <3

      Excluir

Postar um comentário