Vale a pena comprar um Kindle? + 5 e-Books gratuitos na Amazon!

Uma das perguntas que mais recebo no Instagram é se vale a pena ter um Kindle. Sempre que posto uma foto ou compartilho alguma leitura que estou fazendo no leitor digital, algumas pessoas me perguntam sobre a minha experiência com ele, e se eu recomendo. Resolvi então fazer um post reunindo todas as minhas impressões sobre o Kindle, e espero te ajudar a decidir se vale a pena adquirir o seu!

post vale a pena ter um kindle

PARA QUÊ SERVE UM KINDLE


O Kindle é um leitor digital (e-Reader, em inglês) produzido pela Amazon. Um leitor digital é um dispositivo desenvolvido especialmente para a leitura, podendo receber arquivos de texto em diversos formatos. É possível ler e-books e também outros PDFs no Kindle, utilizando a ferramenta de conversão do aparelho.

O KINDLE É MELHOR DO QUE UM TABLET? 


Se o seu objetivo é leitura, com certeza! O Kindle possui uma tela desenvolvida especialmente para leitura, que simula o papel e proporciona mais conforto para os olhos. Além disso a bateria dele dura bastante e é possível adaptar melhor o formato de arquivos de texto à tela. 
Outras ferramentas do Kindle são bem úteis, como o dicionário acionado ao clicar em uma palavra desconhecida e também a possibilidade de acessar rapidamente artigos do Wikipédia relacionados a uma palavra. São recursos bastante úteis durante a leitura. 
Porém, é importante ter em mente que um Kindle não possibilita todas as funções de um tablet. Não é possível acessar redes sociais ou outros aplicativos com ele, apesar de ele possuir um navegador simples. Mas considerando que um Kindle é bem mais barato que um bom tablet, vale a pena considerá-lo se a sua maior necessidade é leitura. 

versoes kindle


QUAL MODELO ESCOLHER


Essa é uma escolha bem pessoal e vai muito da sua necessidade. Acredito que a versão mais barata tem um ótimo custo/benefício, uma vez que tem recursos bem similares às outras versões, e perde só um pouco mais na resolução da tela, o que não chega a prejudicar a leitura. Mas se você quer um dispositivo a prova d'água, pra ler na banheira ou piscina, vale a pena considerar o Paperwhite ou mesmo o Oasis, que possui uma tela maior e permite ajuste da temperatura da luz. 

dispositivo kindle

DÁ PRA LER LIVROS DE GRAÇA?


A Amazon disponibiliza em sua biblioteca diversos e-books gratuitos! Basta ter um Kindle ou até mesmo o aplicativo Kindle no celular ou computador para ter acesso a eles. E como bônus desse post, indico abaixo 5 e-books grátis disponíveis no momento. Basta clicar nos títulos que você será redirecionado para a página: 


KINDLE UNLIMITED


A Amazon também possui um programa de assinatura que permite que você tenha acesso a mais milhares de e-books, que podem ser "emprestados" para a sua biblioteca. Esses só ficam disponíveis enquanto durar a sua assinatura, e vale muito a pena se você lê no Kindle com frequência. O acervo do Kindle Unlimited é muito bom, possuindo títulos como Orgulho e Preconceito, A Metamorfose e a saga Harry Potter completa. Caso queira conhecer o programa, é possível assinar 30 dias gratuitamente clicando aqui


kindle

MINHAS CONSIDERAÇÕES


O meu Kindle é o 10º geração, que possui iluminação embutida e 8GB de armazenamento. Ele atende muito bem as minhas necessidades, permitindo que eu leia em qualquer horário e qualquer lugar. Ele é super leve e fácil de usar até com uma só mão, e tem um design simples que me agrada muito. 
O armazenamento dele pode parecer pequeno, mas a verdade é que dificilmente você vai conseguir lotar um Kindle de livros, pois um arquivo costuma ter apenas cerca de 150kB. Ou seja, dá pra ter milhares de e-books no seu dispositivo tranquilamente. A bateria também dura muuito - não chega a durar um mês como anunciam, mas normalmente leio um livro inteiro sem precisar recarregá-lo. 

EXTRA: KINDLE PARA FINS ACADÊMICOS


Não poderia deixar de dar crédito ao Kindle que eu tive na época da faculdade. Era um modelo mais antigo, que ficou 4 anos comigo e me acompanhou em várias leituras de artigos acadêmicos. Sempre transferia todos os meus PDFs pra ele (todo dispositivo Kindle possui um e-mail, e basta você enviar um artigo pra ele com o assunto "convert" que ele automaticamente converte para o formato do dispositivo), e foi uma mão na roda não ter que imprimir todos os textos que eu precisava ler.
Eu nem sabia disso, mas a garantia do Kindle é de 5 anos! Perto do final desse prazo o meu deu um defeito na tela, e a Amazon reembolsou o valor quase total dele para que eu comprasse um novo. Incrível né? Foi aí que adquiri o meu modelo atual e estou muito satisfeita com ele.

É gente, eu babo demais o Kindle mesmo. É que realmente amo esse negocinho. E tenho certeza que se você é um grande leitor, vai amar ter um também. 



14 Comentários

  1. Post bem interessante e esclarecedor. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. OIII bom eu particularmente refiro livro fisico, mas acho incrivel o Kindle pq a tela dele imita um papel mesmo acho massa essa tecnologia. mas mesmo assim prefiro o fisico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo a experiência de leitura de um livro físico, porém uma coisa não exclui a outra! Ainda leio a versão física de vários livros, mas vez ou outra leio no Kindle exatamente pelas vantagens de e-books gratuitos ou do Kindle Unlimited, ou também quando o preço do e-book é bem menor que o do físico!

      Excluir
  3. Um problema de ler livros de valor acadêmico, que exigem citação direta com exatidão de página é justamente esse. Não dá pra citar a página onde está o trecho que precisa ser citado nos trabalhos acadêmicos. Em se tratando de artigos enviados em formato pdf, aparecem as paginas, mas as letras do texto sao miúdas. O que dificulta a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente quando eu precisava citar algum artigo que li no Kindle eu digitava o trecho na caixa de pesquisa do leitor de PDF no computador e tava resolvido! No Kindle é possível ajustar a fonte dos arquivos, a não ser que seja um artigo escaneado. Aí realmente complica, mas no geral consegui ler a maior parte dos meus artigos acadêmicos nele durante a graduação!

      Excluir
  4. Adorei o post e sua explicação. Quero muito comprar um futuramente, mas tenho medo de não me acostumar por ser team papel.
    Amei saber que pelo app consigo ler no celular também, já estou abaixando o app para ler o livro feminista que indico.

    Obrigado pelo post!

    Beijos de luz <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo a sensação de ler no papel! Ainda leio muitos livros na versão física, enquanto outros leio no Kindle. Dá pra balancear as duas coisas e continuar fazendo o que a gente ama: apreciar uma boa leitura!

      Excluir
  5. Gata, eu AMEI esse post! Eu tô com muita vontade de comprar um Kindle, e eu não sabia taaantas informações sobre então foi bem útil pra mim. Eu não fazi ideia de que existia Kindle a prova d'água! Adorei <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, que bom que o post te trouxe informações novas! Adquiri mesmo um, você não vai se arrepender <3

      Excluir
  6. Pensei muito em comprar na black friday, mas ele é cheio de restrições, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tive problemas com restrições, Priscila! Inclusive li até uma HQ nele ontem :) Compro livros e transfiro arquivos para ele sem problemas.

      Excluir
  7. De verdade? Eu sou fã número um do Kindle haha aqui em casa, eu e minha mãe dividimos a assinatura do Kindle unlimited. EU acabo lendo pelo celular ou tablet, mas ela lê no Kindle dela e AMA! Acho que a maior qualidade do Kindle é a questão da luminosidade. Com o tempo, ler pelo celular cansa a vista, e no Kindle isso não se torna um problema tão grande. Além de ser maravilhoso poder levar consigo vários títulos em um só dispositivo, né? Ps: já vou baixar "Sejamos todos feministas". Tô querendo ler os livros da autora faz um tempão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, a tela do Kindle é muito maravilhosa! Consigo ler por horas nele sem cansar a vista, diferente de quando leio no celular. Espero que curta a leitura de Sejamos todos feministas! <3

      Excluir

Postar um comentário