3 dicas de leitura da Record Educação para quem "é de humanas"

Uma das minhas maiores alegrias de 2024 têm sido ser parceira do educacional do Grupo Editorial Record. Nessa parceria eu recebo livros voltados para diversas áreas da educação, sejam eles de ficção ou não ficção. Hoje separei 3 indicações de leitura que qualquer estudante ou profissional da área de humanas vai amar conhecer. Vamo nessa! 

3 dicas de leitura

1. "Por uma outra globalização", de Milton Santos 

Se você é da área de Geografia, com certeza já leu algo do Milton Santos. Eu, como prima de geógrafa, ouço falar do autor há muitos anos. Grande intelectual brasileiro, Milton trouxe uma enorme contribuição para as discussões acerca da modernidade, da globalização e dos conflitos contemporâneos.

SINOPSE: Por uma outra globalização se propõe a ser uma reflexão independente sobre o nosso tempo, sobre os seus fundamentos materiais e políticos, e uma vontade de explicar os problemas e dores do mundo atual. Mas, apesar das dificuldades da era presente, quer também ser uma mensagem portadora de razões objetivas para prosseguir vivendo e lutando.
Deixando de lado as “listagens copiosas de citações” que em geral caracterizam livros que se propõem a estudar as questões da sociedade, Milton Santos direciona este livro ao leitor comum, que dispensa a obrigação cerimonial das referências. 

2. "Caro professor Germain", de Albert Camus e Louis Germain

Famoso por sua obra "A peste", Albert Camus, vencedor do Nobel de literatura, tem neste livro reunidas as cartas que ele trocou por anos com seu antigo professor Germain. A obra traz várias reflexões sobre a educação e a relação professor-aluno. 


SINOPSE: Assim que recebeu o Prêmio Nobel de Literatura, Albert Camus escreveu a seu antigo professor em Argel, sem o qual, segundo o próprio Camus, nada disso teria lhe acontecido. Neste livro, são reunidas pela primeira vez cartas que Albert Camus e Louis Germain trocaram ao longo dos anos, repletas de carinho e admiração mútuos. Além disso, contém o texto “A escola”, de O primeiro homem , romance inacabado de Camus no qual Germain é a inspiração para o personagem Bernard, um professor severo, rigoroso, mas, acima de tudo, extremamente afetuoso e apaixonado pelo magistério.
Caro professor Germain é uma homenagem à relação de gratidão e carinho entre um aluno e seu professor e um testemunho inspirador do poder de mudança da educação.

3. "Pedagogia da Autonomia", de Paulo Freire 

Eu não poderia deixar de indicar um livro do patrono da educação brasileira, o pernambucano Paulo Freire. Várias de suas obras são importantíssimas para a formação de professores e para as discussões de uma educação crítica e libertadora, mas escolhi Pedagogia da Autonomia para indicar por ter sido uma de minhas leituras recentes do mestrado. Se ainda não leu Paulo Freire, leia! Principalmente para entender o que ele propõe direto da fonte, já que tanta gente por aí insiste em falar do autor sem nem mesmo conhecer seu trabalho, tão reconhecido nacional e internacionalmente. 


SINOPSE: Pedagogia da autonomia reafirma o profundo compromisso ético de Paulo Freire na defesa da existência digna. Neste seu último livro publicado em vida, em 1996, o educador aprofunda sua teoria-ética de uma vida voltada para a liberdade, a verdade e a autenticidade dos sujeitos, contra a lógica do capital. A partir do amor revolucionário e do rigor crítico, reflete sobre o que o ato de ensinar exige de educadores e educandos.
Este livro transcende a experiência da sala de aula e, como o grande educador que é, Paulo Freire nos convida a nos tornar seres humanos melhores, mais autônomos, para construirmos uma sociedade mais justa, ética e democrática, em que todos tenham oportunidades. Neste, que é um de seus livros mais importantes, o educador ensina-nos como nos posicionar com respeito, curiosidade crítica e boniteza, reconhecendo-nos como seres sociais e históricos, capazes de transformar a realidade em que estamos inserido. Para isso, devemos estar abertos para conhecer o mundo e os seres, sem nenhuma forma de discriminação, pensando a ética e a convivência na sociedade e conscientes de que, com alegria e esperança, a mudança é possível.

E aí, o que acharam das dicas? Se você for de humanas, não esquece de deixar a sua recomendação nos comentários! E se não for, saiba que essas leituras são super válidas pra você também 💖

1 Comentários

  1. Todos parecem muito interessantes.
    https://malivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário