Resenha: Como eu era antes de você (Jojo Moyes)

No meu aniversário, em abril, ganhei da Andreza Eulália o livro Como eu era antes de você, da autora Jojo Moyes. Ela e a Vicky são minhas amigas da faculdade e loucas pelas histórias dessa autora. Finalmente, após meses ouvindo elas falarem desse livro, que inclusive virou filme e vai estrear esse mês, li a história e entendi por que elas gostam tanto: é simplesmente incrível!


SINOPSE


Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.
Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.



No livro conhecemos a Louisa, uma garota de 26 anos que mora numa pequena cidade da Inglaterra, que de interessante só tem mesmo um castelo que serve de ponto turístico. Ela mora com seus pais, seu avô, sua irmã e o sobrinho, e está em um relacionamento com atleta daqueles obcecados. Até aí ela está bem satisfeita com tudo, até que perde seu emprego. Em busca de oportunidades num período onde arrumar emprego tá difícil, ela acaba em uma profissão inusitada: cuidadora de um cara tetraplégico. 


Will tem 35 anos e se tornou tetraplégico após sofrer um grave acidente. Cuidar dele é um grande desafio, mas a Lou acaba se engajando bem com a tarefa, ainda mais com o atrativo do salário, que ela tanto precisa para ajudar nas economias da família. Aos poucos, apesar de toda a hostilidade e sarcasmo de Will, a gente vai percebendo o quanto ele é um cara legal, e a história fica cada vez mais interessante.


Gostei muito da escrita da Jojo e fiquei ansiosa para ler outros livros da autora. A continuação do livro, que se chama Depois de você, eu já ganhei da Vicky e resenharei aqui assim que ler :) Recomendo Como eu era antes de você pra quem gosta de histórias envolventes, com reviravoltas e lições para dar. Aprendi muito sobre amizade e o sentido da vida, e sobre como cada pessoa pode encarar as coisas de maneira diferente, sob vários aspectos. Entrou pra minha lista de favoritos do gênero!

Detalhe da dedicatória da Andreza; obrigada mais uma vez pelo livro amiga! 

Já leu Como eu era antes de você
Me conta nos comentários o que achou, ou se está curioso pra ler também! 

Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-329-9
Nota: 5/5


12 Comentários

  1. bem legal, lembra bastante a história do filme "Os Intocáveis"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, também lembrei bastante do filme ao ler o livro :)

      Excluir
  2. Very good story!!That would be better if it was in Chinese haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, maybe when I start to speak chinese fluently I can be a translater <3

      Excluir
  3. Que legal, a história é fantástica. Me deu uma vontade de ler haha <3 Beijos Malu

    ResponderExcluir
  4. Tô louca para ler esse livro! A história parece linda e emocionante! E vai virar filme com um elenco maravilhoso!
    bjs
    blogtrashrock.com

    ResponderExcluir
  5. Sempre tive curiosidade para ler esse livro, principalmente por ouvir muitas coisas positivas quanto a ele. Mas para falar a verdade, com a história de sair o filme me desanimou bastante, porque vou acabar assistindo o filme antes e o livro perderá a graça para mim... Um pena. ): Amei a resenha! Um beijo grande ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é isso Vanessa... Mas olha, o livro tem uma continuação, que é o Depois de você. Talvez mesmo assistindo o filme você possa ler o segundo livro depois :) É uma ideia... Fico feliz que tenha gostado da resenha, beijos!

      Excluir
  6. Eu AMO esse livro, amo Jojo! Você já leu os outros livros dela? Tão bom quanto! Sou apaixonada, mas como eu era antes de você tem esse toque deprimente que me deixou às lágrimas por muito tempo, meio indignada também com a decisão do Will. Ao mesmo tempo que eu entendia eu também não entendia, sabe?
    É lindo!! Espero que o filme seja o mais fiel possível porque, com certeza, vai comover todo mundo!! Ainda não li "Depois de você" mas vi algumas resenhas no Skoob e parece que o livro não tocou tanto quanto o primeiro, mas quero ler sim!
    <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeh!
      Ainda não li outros livros da Jojo não, mas quero muuito. Também fiquei nessa de entender e não entender a decisão do Will. To ansiosa pra ver como vai ser a adaptação das páginas pra tela. Já to preparando os lencinhos, haha
      Beijoos!

      Excluir

Postar um comentário