Wishlist + desafio literário

São muitos os livros que quero ler em 2017: alguns já estão na minha prateleira, outros são lançamentos e outros, clássicos da literatura. Chega fico sem saber por onde começar! O primeiro que adquiri nesse ano foi O ano em que disse sim, da Shonda Rhimes, que já estou terminando e em breve resenharei aqui no blog. Junto com ele recebi um marcador da Livraria Cultura com um desafio literário, e como sou louca por desafios, resolvi que tentaria completar nesse ano.


O desafio forma um total de 8 livros, o que eu acho uma quantidade tranquila e que vai possibilitar que eu continue realizando outras leituras paralelas. Estão curiosos para ver os livros que pretendo ler? Então se prepara pra a listinha! 


       1. Um livro ganhador do Premio Pulitzer  O Pintassilgo, de Donna Tartt

Esse livro me chamou atenção primeiro pelo nome, segundo pela capa e terceiro por ser uma obra premiada. Sinopse: Theo Decker, um nova-iorquino de treze anos, sobrevive milagrosamente a um acidente que mata sua mãe. Abandonado pelo pai, Theo é levado pela família de um amigo rico. Desnorteado em seu novo e estranho apartamento na Park Avenue, perseguido por colegas de escola com quem não consegue se comunicar e, acima de tudo, atormentado pela ausência da mãe, Theo se apega a uma importante lembrança dela - uma pequena, misteriosa e cativante pintura que acabará por arrastá-lo ao submundo da arte.
Já adulto, Theo circula com desenvoltura entre os salões nobres e o empoeirado labirinto da loja de antiguidades onde trabalha. Apaixonado e em transe, ele será lançado ao centro de uma perigosa conspiração. 'O pintassilgo' é uma hipnotizante história de perda, obsessão e sobrevivência, um triunfo da prosa contemporânea que explora com rara sensibilidade as cruéis maquinações do destino.

2. Um livro com mais de 500 páginas Crime e Castigo, de Fiodor Dostoiévski

Já li uma obra do Dostoiévski antes, mas ao contrário dessa, ela era bem curtinha. Vai ser um desafio uma leitura tão longa e de um escritor tão denso, mas já estou ansiosa pra ler :) Sinopse: Neste livro, Raskólnikov, um jovem estudante, pobre e desesperado, perambula pelas ruas de São Petersburgo até cometer um crime que tentará justificar por uma teoria - grandes homens, como César ou Napoleão, foram assassinos absolvidos pela História.

3. Um livro de um escritor latino-americano Respiração Artificial, de Ricardo Piglia

Nessa categoria, não quis escolher um livro que fosse brasileiro, pois seria muito fácil. Ao invés disso, escolhi uma leitura que se entrelaça com a história da Argentina, coisa que sempre quis conhecer. Sinopse: Piglia constrói neste livro uma trama em que várias histórias e tempos se cruzam, com o objetivo de camuflar o que o livro realiza - a exposição do arbítrio e da violência. 'Respiração Artificial' gira em torno dos 'papéis de Ossorio' - um conjunto de cartas guardadas entre os segredos de uma família poderosa. Regidos pela figura central do narrador Emilio Renzi - o desvendador da história do país -, as personagens desse livro conversam uns com os outros, inclusive em diferentes tempos de ação, utilizando pontes como cartas, jornais, literatura e filosofia.

       4. Um livro que foi proibido ao ser lançado  Admirável mundo novo, de Aldous Huxley

Esse livro eu sempre quis ler, já que é uma distopia moderna que entrou para as obras consagradas da literatura contemporânea. Por ser uma obra bem crítica e que trata de temas polêmicos, já chegou a ser proibida em alguns países.  Sinopse: Uma sociedade inteiramente organizada segundo princípios científicos, na qual a mera menção das antiquadas palavras “pai” e “mãe” produzem repugnância. Um mundo de pessoas programadas em laboratório, e adestradas para cumprir seu papel numa sociedade de castas biologicamente definidas já no nascimento. Um mundo no qual a literatura, a música e o cinema só têm a função de solidificar o espírito de conformismo. Um universo que louva o avanço da técnica, a linha de montagem, a produção em série, a uniformidade, e que idolatra Henry Ford. Essa é a visão desenvolvida no clarividente romance distópico de Aldous Huxley, que ao lado de 1984, de George Orwell, constituem os exemplos mais marcantes, na esfera literária, da tematização de estados autoritários. Se o livro de Orwell criticava acidamente os governos totalitários de esquerda e de direita, o terror do stalinismo e a barbárie do nazifascismo, em Huxley o objeto é a sociedade capitalista, industrial e tecnológica, em que a racionalidade se tornou a nova religião, em que a ciência é o novo ídolo, um mundo no qual a experiência do sujeito não parece mais fazer nenhum sentido, e no qual a obra de Shakespeare adquire tons revolucionários. Entretanto, o moderno clássico de Huxley não é um mero exercício de futurismo ou de ficção científica. Trata-se, o que é mais grave, de um olhar agudo acerca das potencialidades autoritárias do próprio mundo em que vivemos.



       5. Um livro escrito antes de 1900  Hamlet, de William Shakespeare

Eu nunca li nada do Shakespeare, acredita? Só A Megera Domada, que não é confirmado ter sido escrito por ele. Nessa escolha de livros antes de 1900, resolvi ir lá atrás nos séculos e selecionar Hamlet para ser lido esse ano. Sinopse: Um jovem príncipe se reúne com o fantasma de seu pai, que alega que seu próprio irmão, agora casado com sua viúva, o assassinou. O príncipe cria um plano para testar a veracidade de tal acusação, forjando uma brutal loucura para traçar sua vingança. Mas sua aparente insanidade logo começa a causar estragos - para culpados e inocentes. Esta é a sinopse da tragédia de Shakespeare, agora em nova e fluente tradução de Lawrence Flores Pereira.

6. Um livro que virou musical Memórias de um Gigolô, de Marcos Rey

Ok, admito que essa foi a categoria mais complicada pra mim. Após algumas pesquisas, escolhi Memórias de um Gigolô, obra brasileira que além de já ter sido musical, já virou também minissérie. Sinopse: O romance é ambientado em São Paulo nos anos 1930 e gira em torno de um triângulo amoroso formado por Mariano, a prostituta Guadalupe e o cafetão Esmeraldo. Mariano foi criado por Antonieta, uma cartomante de um prostíbulo de luxo de São Paulo, e ainda menino aprende com ela a ler a sorte em um velho baralho. Quando sua protetora morre, o rapaz é adotado por Iara, uma das clientes da cartomante, que o leva para morar com ela e suas 'sobrinhas' em seu bordel de luxo, frequentado por figurões. Não demora muito e as meninas ficam maravilhadas com a capacidade que Mariano tem de escrever cartas. De repente, eis que o jovem torna-se o 'redator de bordéis', sua primeira profissão, que lhe proporciona uma boa renda. Então chega uma nova hóspede na casa, Guadalupe, por quem ele se apaixona imediatamente. Com essa paixão, inicia-se sua tumultuada carreira de gigolô.

7. Um livro lançado no ano em que você nasceu Memórias de uma gueixa, de Arthur Golden

Esse clássico eu sempre quis ler, mas não sabia que tinha sido lançado em 1997 até procurar por livros desse ano. Fiquei mais interessada ainda na leitura! Sinopse: Olhos cinza-azulados. Muita água em sua personalidade, é o que diz a tradição japonesa. A água que sempre encontra fendas onde se infiltrar, cujo destino não pode ser detido. Assim é Sayuri, uma das gueixas mais famosas de Gion, o principal distrito dessa arte milenar em Kioto. Com um olhar, ela é capaz de seduzir. Com uma dança, ela deixa os homens a seus pés. O que ninguém sabe é que, por trás da gueixa de sucesso, há um passado de perdas e desilusões de uma mulher que, desde o dia em que o pai a vendeu como escrava, fez cada uma de suas escolhas motivada pelo amor ao único homem que lhe estendeu a mão. Neste livro acompanhamos sua transformação enquanto ela deixa para trás a infância no vilarejo pobre e aprende a rigorosa arte de ser uma gueixa- dança e música, quimonos e maquiagens; como servir o chá de modo a revelar apenas um vislumbre da parte interna do pulso; como sobreviver num mundo onde o que conta são as aparências, onde a virgindade de uma menina é leiloada, onde o amor é considerado uma ilusão. Já idosa, vivendo nos Estados Unidos, ela narra suas memórias com a sabedoria de quem teve uma vida longa e o lirismo de quem soube encontrar nela seu lado mais doce. Neste relato único, que reúne romance, erotismo e, muitas vezes, a dura realidade, Arthur Golden desenvolve uma escrita refinada e dá voz a uma personagem instigante e humana que conquistou milhões de leitores em todo o mundo.

8. Um livro em que o título contém o nome do protagonista Pollyanna, de Eleanor H. Porter

Esse livro na verdade eu já li, mas foi um exemplar emprestado quando eu era criança, por isso nem lembro bem. Sei que é um livro que muda a direção das nossas vidas e acho que vale a pena comprar e ler de novo. Sinopse: 'Pollyanna' é uma história sobre o amor, a amizade e, sobretudo, sobre o surpreendente poder de transformação que os jovens e as crianças podem ter, sem se dar conta. Uma otimista incurável, Pollyanna não aceita desculpas para a infelicidade e empenha-se de corpo e alma em ensinar às pessoas o caminho de superar a tristeza e a vida negativa.

É isso pessoal!
Quem aí também ficou afim de participar do desafio?
Acompanhem o blog para saber se conseguirei ler tudo até o final do ano!
xoxo

34 Comentários

  1. Desafio legal, e ótimas escolhas para o desafio :)
    no ano do meu nascimento só reconheci o livro "O Mundo de Sofia", hehe

    ResponderExcluir
  2. Pollyanna é uma gracinha. Leia. Esse ano também quero ler Memórias de uma gueixa. Quero muito ler Admirável mundo novo, mas ainda não tenho o livro. Boa sorte com o desafio e com todas suas leituras.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Lary! Boa sorte com suas leituras :)

      Excluir
  3. Caraaaaaaamba. Grandes desafios hein?
    Eu nem quis me desafiar a ler, porque por mais que eu esteja com muitos livros parados ali, eu me sinto cansada de trabalhar, fazer faculdade e ainda ler coisas por fora.
    Acho que volto pra leitura só daqui 6 meses quando acabar a facul!
    Boa sorte! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mulher, eu também tenho uma vida bem corrida, mas mesmo assim separo um tempo pra minhas leituras. Pra mim é um modo de relaxar! <3

      Excluir
  4. Quantos os livros que você leu !! Que chic !! Eu não consigo !! Kkk
    Parabéns viu !!!
    Adorei seu post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Desafios com metas claras ajudam na motivação e dão aquele gás para continuar a leitura...Hehe.
    Admirável Mundo Novo é um dos livros que mais gostei na vida e é super curtinho, você vai amar essa distopia. Se gostar, recomendo o livro 1984.
    Não faço ideia qual livro foi publicado quando nasci, vou pesquisar.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li 1984 e gostei muuito. É uma leitura incrível. Beijão Tati! <3

      Excluir
  6. Bom dia!
    Tenho muitos livros que já comprei e outros que desejo...
    Adorei seu desafio e nenhum desses livros eu já li, esse post me deu inspiração pra criar uma lista igual.
    Que fevereiro seja um mês de muitas alegrias pra você!
    Beijos 😘
    Minhas Inspirações por Sara Menezes

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante esse desafio, e da sua lista de livros, o único que eu já ouvi falar,mas não li ainda foi Hamlet. Me inspirou a criar uma lista e me desafiar a ler mais esse ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que dê certo pra você então Millena :)

      Excluir
  8. Que legal esse desafio!! Quero ler sua resenha deles aqui depois!!! Beijos

    ResponderExcluir
  9. nao li nenhum deles e nenhum esta na minha lista desse ano hahah
    meu marido leu hamlet ano passado e achou muito chato hahaha
    quero ler pra tirar minhas conclusoes!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha prima leu ano passado e me recomendou bastante, então to muito afim de conferir :)

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Caramba, quanta indicação massa. Admirável mundo novo foi massa de ler, quanta coisa você consegue raciocinar e colocar nos dias de hoje mesmo sendo antigo, enfim. Vou procurar mais sobre essas indicações e tratar logo de buscar. O problema é lidar com a ansiedade agora kkk obrigado pela lista :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase comprei ele ontem, mas dei preferência primeiro a Hamlet por que estava mais barato, haha

      Excluir
  12. Eu também li Polyanna quando era pequena, mas tenho vontade de reler agora com a cabeça completamente diferente... E eu espero que você adore muito, muito Hamlet, é meu Shakespeare favorito!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei o livro ontem e em breve começo a ler :)

      Excluir
  13. O filme Memórias de uma gueixa eu achei bem triste, acredito que o livro seja bem melhor, gostei da sua seleção, fiquei curiosa pelo livro Admirável mundo novo. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi o filme, e acho que só vou ver depois que ler o livro pra conferir a adaptação :)

      Excluir
  14. Somos duas loucas por desafios então! Já quero um marcador desse <3 Nossa, eu não sabia que Admirável Mundo Novo tinha sido proibido em alguns países. Também quero lê-lo. Sempre tive curiosidade em ler Shakespeare, principalmente Hamlet. Eu já estou participando de um desafio que criei com uma amiga, mas se não estivesse, eu participaria desse.

    Beijo,
    http://subscrevendome.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desafios assim são muito bons de participar <3

      Excluir
  15. Amei suas escolhas e algumas quero ler também... Hamlet é maravilhoso demais, recomendo tb Sonhos de uma Noite de Verão é lindo... Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho vontade de ler esse também, com certeza irei um dia <3

      Excluir
  16. Puxa, só livros maravilhosos! Desses só li AMN e amei, é um livro extremamente marcante e perturbador, porque parece muito com a realidade, apesar de ser uma distopia! Abraço! :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto de distopias que mechem com a gente assim, por isso creio que vou amar essa <3

      Excluir
  17. Admirável Mundo Novo é EXCELENTEEEE, li várias vezes <3
    Crime e Castigo ainda não li, mas tenho o exemplar!
    Fiquei interessada por O Pintassilgo, vou colocar na minha listinha do skoob!

    bruna-morgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Pollyanna eu já li no ano passado e foi uma leitura bem leve e que aqueceu meu coração <3. Admirável Mundo Novo é um que eu quero muito ler; não sabia que e ele havia sido proibido!

    Assisti ao filme Memórias de um Gueixa e achei legal. Até fiquei curiosa para ler o livro hehe.

    Ah, e esse seu desafio é muito legal <3

    ResponderExcluir
  19. Adorei esse desafio, ideias super legais e uma meta bem razoável de livros a serem lidos! Tem vários aí que você escolheu que também quero ler, como Memórias de uma Gueixa e Crime e Castigo, que ainda não tenho edições. Hamlet tá na meta de leitura desse ano! Acho que vai gostar de ler Shakespeare, vendo suas escolhas literárias! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
  20. Gostei da sua seleção de livros para o desafio literário, eu sempre tento entrar em um desafio assim, começo bem, mas depois acabo acumulando as coisas e não conseguindo cumprir a meta

    ResponderExcluir

Postar um comentário