Resenha: Não sou uma dessas (Lena Dunham)

Só essa semana eu me dei conta de que, mesmo depois de um ano, ainda não tinha resenhado o livro Não sou uma dessas aqui no blog. O livro foi um dos meus preferidos do ano passado, e um dos que eu mais ansiava ler antes de ganhar de presente do @monsterduh no meu aniversário. Ele é escrito pela Lena Dunham, criadora e roteirista da série Girls, uma das minhas favoritas da vida (apesar de ter perdido um pouco a graça depois de algumas temporadas). No livro a Lena se propõe a contar tudo que "aprendeu" em seus 20 e poucos anos de vida.


SINOPSE


Lena Dunham , a premiada criadora, produtora e estrela da série Girls, da HBO, apresenta uma coleção de relatos pessoais hilários, sábios e dolorosamente sinceros que a revelam como um dos jovens talentos mais originais da atualidade. Em Não sou uma dessas, Lena conta a história de sua vida e faz um balanço das escolhas e experiências que a conduziram à vida adulta
Comparada a Salinger e a Woody Allen pelo New York Times como a voz de sua geração, Lena é conhecida pela polêmica que desperta e por sua forma única e excêntrica de se expressar e encarar a vida. Engajada, a autora revela suas opiniões sobre sexo, amor, solidão, carreira, dietas malucas e a luta para se impor num ambiente dominado por homens com o dobro da sua idade



Ao abrir a capa do livro a gente já percebe que a obra tem algo de diferente: essa ilustração no verso, feita pela Payton Turner, é linda! E não para por aí: o livro é repleto de ilustrações em suas páginas. A tradução do título da obra, que originalmente se chama Not that kind of girl (não sou esse tipo de garota, em tradução literal), não me agrada muito, pois acho que "Não sou uma dessas" dá a entender um outro tipo de proposta temática. Basicamente na obra a Lena mostra mesmo que não é esse tipo de garota, se referindo aos clichês que a gente encontra na sociedade, e não que não é "uma dessas" (e afinal, o que seria realmente "ser uma dessas"?). Ela é, na verdade, ela mesma: uma mulher cheia de problemas e traumas tentando ser sincera sobre a vida em um livro.


O livro é divido em cinco sessões temáticas, onde a Lena explora diversos pontos de sua vida. Gostei muito dessa característica, pois deixa a leitura bem dinâmica. É do tipo que se termina no mesmo dia!


As ilustrações da obra foram feitas pela Joana Avillez, uma novaiorquina super talentosa e que imprime bem a personalidade da Lena dentro da obra. Isso deixa a leitura bem mais divertida!


A leitura vale muito a pena tanto pra quem conhece a Lena Dunham quanto pra quem nunca ouviu falar dela. A obra me fez refletir bastante sobre mim mesma, e admiro muito a Lena por expor seus problemas, mesmo quando eles envolvem tabus sociais. Deixo vocês então com o vídeo de 73 questions with Lena Dunham, produzido pelo canal da Vogue, para quem conheçam um pouco mais dessa personalidade incrível.




ISBN: 978-85-8057-621-4
Editora: Intrínseca
Nota: 4/5 ⭐

1 Comentários

  1. Post super legal, e tem que ter mesmo muita coragem pra expor seus problemas de maneira tão publica assim, hehe, é mesmo algo admirável :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário