Resenha: O oceano no fim do caminho (Neil Gaiman)


Olá pessoas, tudo bem? Hoje vim aqui resenhar pra vocês um livro que se tornou um dos meus favoritos recentemente, mas que estava na minha lista de leituras há um bom tempo. Ganhei este livro do meu querido amigo Higor <3 desde o ano passado, porém ainda não tinha conseguido parar pra ler. Aproveitei as férias e li essa história incrível rapidinho, e agora vou contar pra vocês o que achei. 


SINOPSE

Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos.
Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.
Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.

O livro é ambientado em Sussex, Inglaterra, e tem início num futuro anos distante do tempo em que a maior parte da história se passa. Nele vemos o protagonista de meia idade retornar ao bairro onde viveu a sua infância para um funeral. Andando por um velha estrada, reencontra a casa onde a mulheres Hempstock viviam, e começa a recordar antigas memórias que viveu ao lado de sua amiga Lettie Hempstock. 
Nos deparamos então com o mesmo protagonista revivendo histórias de quando tinha 7 anos, que começam com a estranha morte de um minerador de opala que cometeu suicídio dentro do carro de seu pai. Sentindo-se confuso, ele conhece Lettie, uma garota pouco mais velha que ele que parece ter a explicação sobre todos os fatos estranhos que começam a acontecer. Convivendo com Lettie, sua mãe e sua avó, que moram numa fazenda no final da estrada onde ele mora, o protagonista e narrador da história (que não tem seu nome revelado) passa a viver aventuras incríveis e muitas vezes assustadoras. 
Demonstrando ser bem mais vivida do que sua aparência e idade demonstram, Lettie apresenta um novo universo que existe bem ali, nas florestas e caminhos da cidade e no lago em seu quintal que ela chama de oceano. 


Quanto a esta edição, publicada pela editora Intrínseca, só tenho elogios. Adorei a capa, os detalhes, e as páginas amareladas na medida certa. A fonte é um pouco pequena, mas nada que atrapalhe a leitura (mas pode ser incômoda pra quem tem problemas de visão). De forma geral, achei o livro muito bonito.

LEIA TAMBÉM: Diga aos lobos que estou em casa (Carol Rifka)


Essa foi a primeira obra do Neil Gaiman que li, famoso por vários títulos como Coraline e Sandman. Adorei a forma como ele escreve, o que me deixou com vontade de ler outras obras dele. O oceano no fim do caminho me fez refletir sobre a minha infância e os impactos que as minhas experiências vividas nessa época deixaram em mim até hoje. É uma história que nos prende e nos apresenta a fantasia de uma forma real que só os olhos de uma criança podem refletir.


ISBN: 978-85-8057-368-8 | Editora: Intrínseca | Nota: 5/5 | Páginas: 202

Quem aí já leu esta ou outra obra do autor?
Compartilhem suas opiniões nos comentários!

6 Comentários

  1. Não tinha conhecimento desse livro, mas parece ser bem interessante, fiquei com vontade de le-lo principalmente por saber que é do mesmo autor de coraline ♥
    vou anotar na minha listinha!

    Xoxo, Meowgical Girl!
    www.meowgicalgirl.com

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Não fazia ideia do tema desse livro, mas gostei bastante da temática.
    Também nunca li nada Neil Gaiman, ainda não bateu aquele vontade.
    Essa edição realmente é linda.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Realmente se tem algo que nos é a tal infância,acredito que ela nos molda para ser quem somos hoje,as vezes nem todos tem uma infância à sociável do bem mas buscando ajuda tudo se encaixa.
    Nunca havia lido sobre livros do autor e nem essa obra.
    Mas ela parece ser incrivel!!

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nenhum livro desse autor.
    Não é um tipo de história que eu goste, mas parece ser interessante.

    Beijos

    Camila Por Aí

    ResponderExcluir
  5. Parece ser uma leitura bem bacana de se fazer. Eu nao conhecia o autor, mas Coraline eu já conhecia.

    ResponderExcluir
  6. Adoro posts com resenhas de livro! Já o vi na livraria e fiquei apaixonada pela capa! Beijo e até a próxima! :) → @deixeapenasfluir

    ResponderExcluir

Postar um comentário