Resenha: Simon vs. a agenda homo sapiens | Com amor, Simon (Becky Albertalli)

Oi gente! Tudo bom? Tô muito feliz com a resenha de hoje, pois ela faz parte de um Clube do Livro maravilhoso que estou participando! O Infinistante foi desenvolvido pelas lindas Mel, Loma e Maki, e tem como proposta a leitura de livros escolhidos mensalmente, incentivando o compartilhamento de resenhas e impressões sobre as obras. Infelizmente não consegui participar do primeiro mês do clube, mas nesse mês fiz questão e vim compartilhar a minha primeira resenha dentro desse projeto pra vocês.
Para este mês recebemos duas sugestões de leitura: o livro Me chame pelo seu nome, do André Aciman; e Simon vs. A agenda homo sapiens, da Becky Albertalli. Ambos os livros tem temática LGBTQ+, e ambos foram adaptados para o cinema. Como eu já tinha o eBook da segunda sugestão, esta acabou sendo a minha escolha. 
A adaptação cinematográfica de Simon vs. A agenda homo sapiens recebeu o título de Com amor, Simon, e por isso uma nova edição do livro foi publicada com esse nome. Por isso os dois títulos estão representados ali em cima! Mas ok, depois de tanto falatório, vamos à resenha.


Simon tem 16 anos e se corresponde por e-mail com um garoto que não conhece, mas que divide o mesmo segredo que ele: ambos são gays, mas ainda não contaram isso a ninguém de seu convívio. Eles usam pseudônimos e se conheceram no creeksecrets - um perfil de fofocas no tumblr que comenta acontecimentos da escola em que estudam. Porém a identidade secreta de Simon acaba sendo descoberta por Martin, um colega de sua turma, após ele ter esquecido o e-mail aberto em um dos computadores da escola. Em troca da não divulgação dos e-mails, Martin pede que ele o ajude a conquistar Abby, uma das melhores amigas de Simon. 
Além do conflito interno de Simon em relação a sua sexualidade, a chantagem de Martin se torna mais um problema em sua vida. Com medo que Blue ~ o cara do tumblr ~ descubra sobre o que está rolando e resolva cortar relações, Simon mantém segredo sobre isso também e acaba forçadamente tentando ajudar Martin.


Gostei muito das relações de amizade construídas na história, e da forma como a autora representou os conflitos presentes na descoberta da sexualidade de um jovem. Não é uma história sobre bullying violento ou não aceitação: é sobre relações sociais, amor e auto descobrimento. Uma história leve, que me fez concluir a leitura em dois dias tranquilamente. 


Outra coisa que adorei no livro foi o seu formato, onde podemos ler os e-mails trocados entre o Blue e o Simon (ou Jacques no caso, já que é o pseudônimo que ele adota). Me apaixonei por leituras assim desde Anexos, livro que já resenhei aqui no blog e que também trás vários e-mails em seus capítulos. Outra coisa que adorei foram as menções a Harry Potter que o Simon faz no livro! <3 
Agora o que mais preciso é ver Com amor, Simon no cinema! Pra deixar todo mundo com gostinho de quero mais, vamos ver o trailer do filme:

[PS: este trailer tem spoilers do livro, apesar de ser apenas uma adaptação da história. Se quer ler o livro antes de ver o filme, recomendo que não assista]



Alguém por aí já leu ou assistiu a adaptação dessa obra?
Me contem nos comentários!

ISBN: 978-85-8057-893-5
Editora: Intrínseca 
Nota: 5/5

16 Comentários

  1. Adoro visitar seu blog, amo resenha de livros

    ResponderExcluir
  2. Eu sou daquelas que gosta de ler primeiro, mas como também sou muito curiosa e em falta com minhas leituras, acabo não resistindo e assistindo ao filme antes, o que acaba sendo uma decepção rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem como é isso, viu? É que é tanto livro pra ler que as vezes pulo direto pro filme também, hehe Mas agora que vi Com amor, Simon, posso dizer que amei os dois formatos!

      Excluir
  3. Parece bem legal, estou precisando de um livro levinho assim.

    ResponderExcluir
  4. Ah assim não da ja quero ler e ver o filme urgente haha

    ResponderExcluir
  5. "Com amor, Simon" é um título que eu com certeza leria! Agora lendo sua resenha eu tenho certeza! Adoro temáticas lgbt+ nos livros, ainda mais em romance, acho incrível livros assim! Adorei conhecer mais sobre o Clube do Livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma chance ao livro então, você vai amar! <3

      Excluir
  6. Nunca tinha ouvido falar, legal o formato. Quando será que chega nos cinemas?
    Gostei, muito interessante
    Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto|Blog Vapor da Cozinha

    ResponderExcluir
  7. Já tinha ouvido falar do filme mas ainda não assisti. Mas acredito que o livro seja bem mais interessante.

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler esse livro, estou cada dia mais curiosa em relação a ele e quero muito ver a adaptação também, então preciso ler logo rs

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Estou louca para ler esse livro, gosto de temas que falam sobre relações sociais, amor e autoconhecimento, eles nos ensinam muito!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário