Resenha: Cartas a povos distantes (Fábio Monteiro)

Quem acompanha o blog ao menos desde o ano passado já deve conhecer a minha parceria com a Paulinas Editora, que tem publicações incríveis que são sempre resenhadas por aqui. Hoje vim falar de um livro ganhador do Prêmio Jabuti, o mais importante prêmio literário do Brasil, na categoria jovem em 2016, e que foi escrito e ilustrado por conterrâneos meus. 


Cartas a povos distantes teve sua primeira edição publicada em 2015 e conta por meio de cartas a história de Giramundo, um menino cheio de invenções que recebe uma carta misteriosa vinda de Luanda, capital da Angola. Curioso, Giramundo responde cheio de perguntas a carta deste amigo, o que dá início a uma bela amizade por correspondência.


Apesar de ser uma obra voltada para o público juvenil e aparentar ser uma leitura leve e divertida, o livro também trás em suas cartas relatos que remetem à situação política de Luanda, devido a guerra que ali aconteceu por tantos anos. Nas notas do autor ao final do livro, entendemos melhor os motivos de sua preocupação em retratar esta realidade, dentre eles o fato de tanto Angola quanto Brasil terem sido fruto de uma mesma colonização portuguesa. Como o autor afirma: as fronteiras que nos separam são menores que imaginamos (p.90). 


Sobre as ilustrações do livro, gostaria de dizer que estou impressionada com o trabalho do André Neves. Seus traços refletiram a figura travessa do Giramundo, assim como a inocência da infância e a vontade de descobrir mais sobre o mundo. É um lindo trabalho, daquele que nos faz parar um pouco a leitura só pra apreciar a perfeição do desenho. 


Adorei conhecer esta obra-prima feita por dois incríveis artistas recifenses. Recomendo muito a leitura pra quem está buscando conhecer mais da literatura local - tenho buscado ler mais livros de autores brasileiros, uma vez que percebi que a maior parte da minha estante é de estrangeiros. 

ISBN: 978-85-356-3909-4
Editora: Paulinas
Nota: 5/5

Me contem nos comentários o que acharam da resenha!
xoxo

5 Comentários

  1. Muito legal a base da história, histórias assim me dão bastante saudade da infância, hehe.
    Ótima resenha, ansioso para a próxima :)

    ResponderExcluir
  2. A resenha ficou muito boa, gostei bastante, mas o que me chamou atenção ali foi a ilustração do livro. Que ilustração maravilhosa! Sério. É meio surreal e intrigante. Daria um belo quadro. ❤

    ResponderExcluir
  3. Que ilustrações lindas! Muitos sensíveis, assim como o livro parece ser! Lindo demais o autor fazer essa conexão Brasil e Angola... Quando eu estudei na UFMG tinha muito angolano lá fazendo intercâmbio, é muito louco ver algumas semelhanças nos resquícios da colonização e a maneira como eles admiram o Brasil. Fiquei interessada de verdade no livro!

    ResponderExcluir
  4. a resenha ficou ótima!
    o livro parece ser muito bom, e esse layout dele? todo lindo!
    me deu muita vontade de ler ♥

    ResponderExcluir
  5. Eu amei o livro 🤩🤩🤩 quero ler mais uma vez

    ResponderExcluir

Postar um comentário