Resenha: O Pintassilgo (Donna Tartt)

Esse ano foi repleto de reviravoltas, mudanças e novos projetos em minha vida. Lá pelo mês de junho, decidi me dedicar a um bookstagram. Foi um período em que li bastante e fotografei muito as minhas leituras, registrando opiniões e experiências. Acabei voltando a me dedicar apenas ao meu instagram original, o @malu.janelaliteraria, no mês de agosto, tendo como principal motivo a minha vontade de continuar discutindo diferentes temas, para além da literatura. Mas hoje gostaria de compartilhar com vocês uma das experiências que o bookstagram me possibilitou: uma leitura conjunta inesquecível.


Já fazia tempo que o O Pintassilgo estava na minha wishlist literária. Um dos motivos era o fato de a obra ser ganhadora do prêmio Pulitzer, o que me deixou interessada por eu nunca ter lido nenhum livro que carregasse esse título. Entretanto, como o preço do livro era salgado, fui adiando a compra. Mas em julho eu aproveitei um cartão presente da Saraiva que ganhei como presente de despedida do meu antigo estágio, e garanti a minha cópia do livro.
Coincidentemente, assim que comprei o livro, descobri que um dos perfis que eu seguia no bookstagram estava organizando uma leitura conjunta desta obra. Resolvi me juntar, na esperança de esse grupo facilitar a experiência de ler um livro com mais de 700 páginas (coisa que eu não fazia desde Harry Potter e a Ordem da Fênix). E nossa, que decisão incrível essa minha. A experiência foi ótima: dividimos a leitura em metas semanais e discutíamos os capítulos nos domingos, em um grupo no instagram mesmo. Conheci várias meninas legais de diversos lugares do mundo (eu era a única brasileira no grupo). Sério, essa leitura conjunta tornou a experiência muito mais agradável! Mas agora, vamos falar do livro.


A história tem o Theo Decker como protagonista, que narra os fatos em primeira pessoa. De início temos uma demonstração do momento atual em que ele está vivendo, mas logo a história toma cena anos antes, ainda na pré-adolescência do personagem. Aos treze anos, Theo sobrevive milagrosamente a um atentado terrorista em um museu, onde perde a sua mãe. E essa acaba sendo só a primeira de uma série de tragédias que vão acontecendo na vida do garoto...
Gosto de pensar que esse livro é sobre amizade. Assim que o Theo passa por esse atentado, é acolhido na casa dos pais de um amigo da escola, em uma família rica e cheia de problemas. As relações de Theo com essa família são exploradas em vários momentos do livro, e fala muito sobre o comportamento humano frente tragédias. Posteriormente, o pai de Theo, que havia abandonado ele e a mãe anos antes, reaparece de forma oportunista, e leva o garoto para viver com ele em Las Vegas. Lá Theo conquista outra importante amizade: Boris. Esse período em Las Vegas repercutiu muito na vida no garoto daí pra frente.
Dentre idas e vindas, outra relação constante é primordial na vida de Theo: Hobie. Este personagem muito se conecta à pintura "O Pintassilgo", que dá nome ao livro e que acompanha o protagonista durante toda à história. Para entender melhor essa relação, vale a pena ler o livro na íntegra.


Me apaixonei pela escrita da Donna Tartt. A forma como ela constrói os cenários é cativante, e a fineza de sua escrita demonstra o cuidado que ela teve ao escrever a obra, trabalho que levou quase 10 anos. Além de ter lhe rendido o prémio Pulitzer, o livro está prestes a ganhar uma adaptação cinematográfica (e inclusive irá contar com o Finn Wolfhard, ator da série Stranger Things e Ansel Egort, de A Culpa é das Estrelas, no elenco!)
O Pintassilgo entrou para a minha lista de favoritos. Estou curiosa para ler mais da autora, e por isso já adicionei A História Secreta à minha lista de desejos. Recomendo enormemente a quem está procurando uma leitura rica em detalhes, com uma bela narrativa e reviravoltas incríveis.

Compre O Pintassilgo clicando aqui <3
ISBN: 978-85-359-2468-8
Editora: Companhia das Letras
Nota: 5/5

26 Comentários

  1. Que historia interessante, mais interessante ainda deve ter sido a leitura em conjunto com uma turma pra discutir, conheço o sentimento de aproveitar uma obra e ficar ansiando alguém pra poder debater sobre o que você vivenciando, a propósito temos que continuar com Eu, Robô! hehe.
    Enfim, adorei esse post, ficou muito bom de verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim! Vamo tentar terminar esse livro ainda nesse ano <3

      Excluir
  2. Muito interessante este livro filha, vou querer emprestado! Adorei a resenha, muito bem escrita. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da resenha, me fez ficar interessada no livro.
    Não conhecia, mas parece o tipo de história que gosto.
    Vou procurar!

    ResponderExcluir
  4. Que bacana essa resenha!Fiquei bem interessada, já quero!

    ResponderExcluir
  5. Muito legal você compartilhar a sua experiência para nós, ler um bom livro é muito bom, ainda não tinha conhecia o livro O Pintassilgo, mais gostei muito da sua resenha fiquei bastante interessada pelo livro que é magnífico, bjs.

    ResponderExcluir
  6. Adorei saber sobre este livro, fiquei interessada pois ainda não o conhecia. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter apresentado essa obra à você! <3

      Excluir
  7. Uau... incrível que deu certo o grupo de leitura, de comentários. Obrigada pela indicação.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Adorei conhecer teu blog, até porque compartilhamos o mesmo nicho e a mesma paixão pelos livros.
    Não conhecia essa obra, mas fiquei encantada com a sinopse e tua resenha. Confesso que não tenho um instagram literário exatamente por causa da necessidade de falar de muitas coisas ao mesmo tempo além dos livros.

    Beijos da Lua!
    Cantinho da Lua

    ResponderExcluir
  9. Tua narrativa deu margem a minha curiosidade e vontade de ler o livro, que parece ser bem interessante! Bjs 💚

    ResponderExcluir
  10. Oi, adorei conhecer seu blog, não sei se teria folego e animo para ler um livro tão grande. Mas realmente a história parece muito interessante. Beijos querida.
    www.blogdoce18.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do meu blog, Anny! <3 Quando a história é interessante fica bem mais fácil ler um livro longo. Experimenta!

      Excluir
  11. Não conhecia o livro mas se ele tem como pano de fundo o tema Amizade, eu já adorei.
    Gosto de histórias que abordam sentimentos e relacionamentos humanos.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta dessa temática com certeza irá amar esse livro!

      Excluir
  12. Não conhecia esse livro, mas me parece ser uma história muito cativante, a capa pelo menos e sua resenha já me cativou

    ResponderExcluir
  13. Que show...bom uma escrita assim e ainda está para ganhar adaptação para o cinema, que show!
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto|Blog Vapor da Cozinha

    ResponderExcluir
  14. Esse "clube da leitura" facilitou muito a leitura de um livro tão grande, né??? Fora que compartilhar experiências é melhor ainda!!!

    ResponderExcluir
  15. Me parece uma leitura boa, um tipo de historia que eu gosto, nao conhecia o livro

    ResponderExcluir

Postar um comentário