Resenha: Deuses Americanos (Neil Gaiman)

Livro Deuses Americanos Neil Gaiman

Após ter lido O oceano no fim do caminho, decidi me dedicar à leitura de outros livros do Neil Gaiman. Coloquei Deuses Americanos na minha wishlist e acabei ganhando de aniversário do Higor  no ano passado (obrigada, amigo!). Procrastinei um pouco a leitura por ser um livro grande e de uma temática um pouco diferente da que estou acostumada, mas acabei decidindo iniciá-lo no mês de janeiro. 
Para incentivar ainda mais essa leitura, acabei criando um pequeno grupo no Instagram para uma leitura conjunta da obra. Foi uma experiência bem legal, e adorei ter pessoas para conversar a respeito da história. Irei com certeza fazer isto mais vezes! Mas bem, vamos à resenha.

sinopse livro deuses americanos neil gaiman

SINOPSE: A saga de Deuses americanos é contada ao longo da jornada de Shadow Moon, um ex-presidiário de trinta e poucos anos que acabou de ser libertado e cujo único objetivo é voltar para casa e para a esposa, Laura. Os planos de Shadow se transformam em poeira quando ele descobre que Laura morreu em um acidente de carro. Sem lar, sem emprego e sem rumo, ele conhece Wednesday, um homem de olhar enigmático que está sempre com um sorriso no rosto, embora pareça nunca achar graça de nada.
Depois de apostas, brigas e um pouco de hidromel, Shadow aceita trabalhar para Wednesday e embarca em uma viagem tumultuada e reveladora por cidades inusitadas dos Estados Unidos, um país tão estranho para Shadow quanto para Gaiman. É nesses encontros e desencontros que o protagonista se depara com os deuses - os antigos (que chegaram ao Novo Mundo junto dos imigrantes) e os modernos (o dinheiro, a televisão, a tecnologia, as drogas) -, que estão se preparando para uma guerra que ninguém viu, mas que já começou. O motivo? O poder de não ser esquecido. 

Resenha Deuses Americanos Neil Gaiman

O livro é divido em 4 partes, e cada uma delas se encaixa muito bem. Curti muito o Shadow, protagonista da história, apesar de me sentir um pouco incomodada com o fato de ele ser um cara tranquilão demais. Exageradamente tranquilo. O mundo tá caindo aos pedaços e ele fica lá de boas. Mas ele é um cara legal, que faz você torcer por ele. Por outro lado, temos Wednesday: um dos primeiros contatos após Shadow sair de seus longos 3 anos da prisão, o velho senhor tem um ar misterioso, mas com uma pitada cômica. Com sua esposa morta e o futuro incerto, Shadow acaba aceitando um trabalho de condições estranhas oferecido por Wednesday. E é aí que as aventuras fabulosas - com um estilo que só Gaiman sabe escrever - começam.

LEIA TAMBÉM: O oceano no fim do caminho (Neil Gaiman)

Capítulos Deuses Americanos Neil Gaiman

O livro é repleto de detalhes interessantes. Cada capítulo se inicia com uma citação, e cada personagem parece possuir uma história surpreendente e esquisita. A cada novo lugar visitado por Shadow vemos o personagem crescer, aprendendo com as pessoas a sua volta - muitas delas deuses, novos e antigos - e até mesmo com as desgraças que vão acontecendo. 
Alguns elementos me incomodaram no enredo, e eu diria que o principal foi a ausência de personagens mulheres interessantes e a extrema sexualização da figura feminina. Não que o autor fosse obrigado a inserir personagens mulheres no enredo; mas sinto que muitas das que apareceram pontualmente na história poderiam ter sido melhor exploradas, desenvolvidas, e teriam a capacidade de desempenhar um papel mais importante dentro da história. Essa é a minha principal crítica à obra.

Vinda à América Deuses Americanos

Voltando a falar sobre elementos interessantes que foram inseridos na obra pelo autor, me chamaram atenção os trechos intitulados "Vinda à América". Eles são dispostos nos finais de alguns capítulos, e contam histórias sobre como deuses e crenças de diversos lugares do mundo teriam chegado no continente americano. Apesar de se tratar de ficção, aprendi muito com esses trechos e me impactei bastante com algumas narrativas, como o retrato chocante de um navio negreiro carregado de escravos forçados a trabalhar no novo mundo. Essas pequenas histórias trouxeram um quê a mais à obra do autor.

Resenha livro deuses americanos neil gaiman

A parte dois, intitulada "Ainsel, eu mesmo", foi com certeza a minha favorita. Amei os cenários dessa parte e me encantei com a cidade de Lakeside, que me lembrou muito Stars Hollow, da série Gilmore Girls. Essa parte foi, para mim, a mais gostosa de ler. Fiquei com vontade de ficar ali pra sempre, lendo sobre as histórias locais, as feiras de livros e o inverno gelado.
O sucesso desta obra rendeu uma adaptação para a televisão realizada pelo canal Starz. A série teve a sua primeira temporada lançada em 2017 e está disponível no serviço de streaming Amazon Prime. Confira o trailer:


Cheguei a começar a assistir o primeiro episódio da série, mas admito que não curti muito. Não consegui enxergar os personagens nos atores escolhidos para a adaptação, e achei os efeitos visuais bem chinfrins. Mas como vi muito pouco, darei uma chance à série mais para a frente.

Autor Neil Gaiman Deuses Americanos

Neil Gaiman fez um ótimo trabalho com essa obra. Apesar das críticas que fiz, continuo muito interessada no autor, e planejo ler mais de suas produções. Quanto a esta edição publicada pela Editora Intrínseca, eu diria que achei impecável. Repleta de textos adicionais, comentários de tradução e um ótimo texto de introdução, foi publicada sob o rótulo de edição preferida do autor. Recomendo muito o livro a quem está procurando uma leitura repleta de fantasia, aventuras e reviravoltas.

ISBN: 978-85-510-0072-4 | Editora: Intrínseca | Nota: 4/5 | Páginas: 574




37 Comentários

  1. Confesso que quando li a frase: Deuses americanosimaginei homens lindos kkkk brincadeira. Nao sou mto chegada a livros mas amo quando os livros viram filmes 🤗assim fica mais facil cohecer um pouco das historias dos livros q eu nao leio🤭
    Um abraco
    Renata massa
    Www.Enriquecendoaos30.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, que onda isso, Renata! E mulher, experimenta dar uma chance aos livros também. Você vai adorar ler primeiro e ver como foi feita a adaptação depois!

      Excluir
  2. faz tempo que tenho mt curiosidade em ler alguma coisa do neil gaiman e com certeza esse livro ta no meu top de itens dele pra ler

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Eu cansei de ver essa série passando nas minhas indicações e nunca me atrelei ao fato dela ser inspirada no livro.
    Quando li O oceano no fim do caminho eu também me interessei a ler mais obras do Neil Gaiman, mas infelizmente não tenho nenhum outro na minha coleção :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O oceano no fim do caminho é muito maravilhoso <3 Quem sabe no futuro você não adquire Deuses Americanos também, Poly!

      Excluir
  4. Gosto muito de vir aqui conferir as suas dicas e resenhas
    Ssavresenha de hoje não foi diferente, bem explicado e prende nossa atenção.
    Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Elisangela! Fico feliz em te ver por aqui <3

      Excluir
  5. Confesso que é novidade pra mim e gostei! Fiquei curiosa para saber mais!

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar muito mas não encontrei esse livro parece ser bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimenta as lojas online, Thamires! Aqui mesmo no post tem o link pra comprar na Amazon <3

      Excluir
  7. Gaiman é fantástico.
    Ainda não li esse livro, mas pela sua resenha já me interessei e quero muito ler.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  8. Achei interessante saber que o livro é divido em 4 partes, e mais ainda que tem uma série baseada nele, já tô doida pra ler/ver ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As divisões do livro são um elemento muito legal da obra mesmo!

      Excluir
  9. Ouvi falar prmeiro da série do que do livro, estou enrolando a tempos para assistir porque tô empacada em várias outras para atualizar ou terminar. É bem provavel que leia o livro antes de assistir a série mais por curiosidade, confesso que não me despertou uma vontade imensa de ler mas despertou curiosidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem como é isso de estar com várias séries desatualizadas, Sabrina! hehe Mas tô curiosa pra saber o que você vai achar da história, seja através do livro ou da série :)

      Excluir
  10. Interessante o livro começar com o capítulo com uma citação, gostei muito da sinopse é uma história que deixa o leitor preso na leitura, quem gosta de fantasia vai amar o livro bjs.

    ResponderExcluir
  11. Gostei de sua resenha com a sinopse do livro. Nao conhecia e gosto muito de saber de indicações literárias assim. Achei lindas as fotos que vc colocou no post tbm.

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Eu ainda não tive contato com a obra do Neil Gaiman, apesar de gostar muito do estilo e, especialmente, da adaptação de Coraline. Esse ano ainda mudo isso e leio algum dele, anotada a dica de Deuses Americanos!
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não assisti Coraline, acredita? Lembro que uma vez comecei a assistir quando era mais nova junto com uma amiga, e ela ficou com medo e pediu pra interrompermos o filme, haha Preciso dar uma chance a essa história novamente!

      Excluir
  13. Oi, tudo bem? Nunca li nenhuma obra do autor mas ganhei O oceano no fim do caminho mas ainda não comecei ler. Achei incrível a proposta. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você vai amar O oceano no fim do caminho, Érika! Depois me conta o que achou <3

      Excluir
  14. Legal isso do grupo do instagram, é um incentivo a leitura e troca de informações. Não conhecia a obra, obrigada pela indicação ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Caroline, para mim esse grupo foi uma experiência bem legal!

      Excluir
  15. Esse livro parece ser muito bom, eu nao conhecia!
    Blog - Niceness Beauty | Instagram

    ResponderExcluir
  16. Gosto muito das obras de Neil Gaiman, essa ainda não li, mas com certeza vai entrar para minha lista. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  17. Nao conhecia esse livro, mas ja adorei a resenha
    sempre trazendo resenha boa!

    ResponderExcluir
  18. Tô louca para ler mais um livro do Gaiman! (já li Mitologia Nórdica e amei demais). Adorei tua resenha e apesar dos pontos um pouco negativos que tu citou, ainda quero lê-lo :D

    beijinhos
    Ellen Machado | www.desviearota.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu namorado comprou Mitologia Nórdica recentemente e acho que vou pegar emprestado pra ler! hehe <3

      Excluir
  19. Ss fotos ficou show, eu já vi a série, e amei, imagina ler o livro cheio de detalhes.

    ResponderExcluir
  20. Nunca li nada do autor, mas eu quero. Quero muito! Já ouvi chuvas de elogios sobre ele, e sobre esse livro também. A série também me chama a atenção, embora, confesso, eu estivesse imaginando outra coisa para a história. No entanto, essa premissa só me deixou mais curiosa. Amo livro no estilo "road trip", e essa história parece ser bem profunda <3
    Eu adorei a resenha! Que sorte você ter ganhado o livro *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo muito esse estilo road trip, Luana! Fico feliz que tenha curtido a minha resenha <3 E experimenta mesmo ler o Gaiman, você vai adorar!

      Excluir
  21. Vi a foto em um outro post seu, e resolvi ver se tinha resenha... e achei 😁

    Adorei o Livro, sou pagã então esse universo de Deuses é super o meu... e a analogia que o autor faz é semplismente incrível... acabei procurando por outros títulos do Autor e li tbm o filhos de Anansi...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ver você por aqui! <3
      Deve ter sido uma experiência de leitura bem legal mesmo pra você, por toda essa identificação. Além de Deuses Americanos, do autor só li O oceano no fim do caminho, que se tornou um dos meus livros favoritos. Mas Os Filhos de Anansi já está na minha lista também! <3

      Excluir

Postar um comentário