Good Omens: Belas Maldições (Neil Gaiman e Terry Pratchett)

Quem nunca se pegou pensando quando o mundo vai acabar? Vez ou outra eu faço isso, principalmente quando saem aquelas notícias loucas de que alguém previu que o fim estava próximo. Em Belas Maldições, livro colaborativo entre os autores Neil Gaiman e Terry Pratchett, encaramos um cenário pré-apocalíptico onde os protagonistas são o anjo Aziraphale e o demônio Crowley, que atuam na Inglaterra e veem de perto a chegada do anticristo no planeta. Juntos, eles decidem que o Armagedom precisa ser evitado, pois apesar de já ter sido previsto pela aclamada bruxa Agnes Nutter, eles sentem que a Terra ainda não está pronta (nem eles estão) para o seu fim.

resenha good omens belas maldicoes

SINOPSE: O mundo vai acabar em um sábado. No próximo sábado, para falar a verdade. Pouco antes da hora do jantar. Não há nada que possa ser feito para frustrar o Grande Plano divino. Mas quando uma freira satanista um tanto distraída estraga um esquema de troca de bebês e o pequeno Anticristo acaba sendo entregue ao casal errado, tem início uma série de erros cômicos que podem ameaçar o próprio Armagedom. Aziraphale é um anjo que atua na Inglaterra e dono de um sebo nas horas vagas. Crowley é um demônio e ex-serpente responsável pela mesma região. Ambos veem nessa confusão uma grande oportunidade, porque os dois, que vivem entre os humanos desde o Princípio, apegaram-se demais ao mundo para desejar a grande batalha entre o Céu e o Inferno. Em sua jornada para evitar o Armagedom e encontrar o Anticristo, agora um menino de 11 anos vivendo tranquilamente em uma cidadezinha inglesa, eles acabarão trombando com uma jovem ocultista, dona do único livro que prevê com precisão os acontecimentos do fim do mundo, com caçadores de bruxas ainda na ativa e, quem sabe, até com os Quatro Cavaleiros do Apocalipse. Mas eles terão de ser rápidos. Não é só o tempo que está acabando... 

livro good omes

A verdade é que Arizaphale e Crowley se apegaram ao mundo, afinal estão nele desde o começo, e iniciam então uma jornada para encontrar o anticristo: que é na verdade um garoto de 11 anos vivendo em uma cidadezinha do interior. Entretanto, tem mais gente de olho nesse garoto, por vários motivos: uma jovem ocultista, descendente da já mencionada bruxa Agnes Nutter; um caçador de bruxas recém formado; e os já esperados quatro cavaleiros do apocalipse, que anseiam para encontrar seu mestre.

"Ah, ele dava o melhor de si para infernizar a curta vida delas, por que esse era seu trabalho, mas nada que ele pudesse bolar era metade tão maligno quanto o que elas bolavam por conta própria." (p. 40)

Deu pra perceber que essa história é repleta de elementos, né? Admito que muitas vezes fiquei confusa com tudo isso. A leitura porém é divertida, leve e cheia de comentários irônicos e engraçados. O livro traz ainda várias notas de rodapé com comentários, que as vezes são interessantes e outras vezes desnecessários, mas compõem bem a história. 


resenha livro belas maldicoes

No geral, eu gostei do livro. Gostei de como tratou de alguns temas, de seus comentários ácidos e de toda sua mirabolância (palavra engraçada, hehe). Mas já chegando perto do fim do livro, percebi que talvez os autores exageraram demais na dose, deixando a história parecendo mais com um filme da Syfy. 
Contudo, toda essa mirabolância foi adaptada para a TV através da Amazon Prime, e o resultado tem sido bem elogiado. Já assisti ao primeiro episódio e curti muito! Estão traduzindo muito bem a vibe do livro para a série, que com certeza vai virar sucesso. Vejam o trailer:


Sei que toda essa temática apocalíptica pode não agradar a todos, e que seu humor britânico nem sempre é bem apreciado, mas eu recomendo demais essa leitura. Não posso opinar sobre o Terry Pratchett pois nunca li nada dele antes, mas em relação ao Neil Gaiman posso afirmar que senti bem o seu estilo de escrita na obra. Se você já conhece algum outro título dele, com certeza irá curtir Good Omens! 

ISBN: 978-85-286-2402-1
Editora: Bertrand
Nota: 3/5



25 Comentários

  1. sempre tive mt curiosidade em ler esse livro, agora com a serie fiquei com mais vontade ainda!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Adorei a dica, fiquei com alguma curiosidade sobre esse livro.

    Espero por ti no meu blog: https://celinaporai.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  3. Esse é um tipo de livro que deixa todo mundo curioso, quando se fala em fim do mundo, legal que o livro foi adaptada para a TV. já fiquei curiosa bjs.

    ResponderExcluir
  4. Eu li um livro de contos do Neil Gaiman tempos atrás que me afastou de outros livros dele, justamente por haver um exagero forçado. Achei o enredo descrito na resenha bem interessante, mas a tua observação final me deixou com a pulga atrás da orelha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca li contos do Neil, então não posso opinar, hehe Mas nos outros livros que li dele, não achei esse exagero assim tão extremo!

      Excluir
  5. Muito boa sua resenha!ja fiquei curiosa demais querendo o livro! Foi ótima sua observação

    ResponderExcluir
  6. Quando eu vi o trailer da série eu enlouqueci e ainda estou louca para ver! Eu não fazia ideia que era inspirada no livro. Apesar dele receber apenas 3 estrelas, eu fiquei curiosa demais e já quero comprar o livro sim. <3

    ResponderExcluir
  7. ESSE É UM DOS MEUS LIVROS PREFERIDOS DE SEMPRE!!!!
    Já o li três vezes e sempre me fartei de rir! Lembro-me até que evitava de o ler quando ia no comboio a caminho do trabalho, porque senão desatava a rir sozinho e as pessoas pensavam que eu era maluco!

    Muito obrigado por este post! Não fazia ideia que tinham feito uma serie sobre ele!

    ResponderExcluir
  8. Confesso que você me deu tudo que amo, britânico e claro um final apocalíptico, já vou conferir a série e livro.

    ResponderExcluir
  9. Eu tava meio na dúvida se assistia a série pq ainda não li o livro, mas pela sua resenha do livro e pela sua opinião sobre a série, vou arriscar.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  10. vejo sempre divu dessa serie, quero assistir, parece ser inusitado!

    ResponderExcluir
  11. É uma boa dica de leitura, acho que vou optar por assisir a série, ando parada com minhas leituras.

    ResponderExcluir
  12. Amo leituras com comentários irônicos, pegada leve e engraçadas, não sei se gostaria da temática, mas o estilo gostei
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto|Blog Vapor da Cozinha

    ResponderExcluir
  13. Que demais esse livro
    adorei ler um pouco o resumo e fiquei curiosa em saber tim tim por tim tim kkk
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Eu nao conhecia o livro e nem a adaptação. Gostei de saber mais sobre ele por aqui.

    ResponderExcluir
  15. Não sabia do livro! Agora terei que lê-lo!
    Obrigada pela dica e pela resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. O trailer dessa série tem passado pra mim direto e achei super interessante. Tenho vontade de assistir, Porém o tempo n tem deixado muito rs
    N sabia da existência do livro :o

    ResponderExcluir
  17. Nao conhecia esse livro, gosto de leituras divertidas
    Amei a indicação.

    ResponderExcluir
  18. Oii!
    Livros com temas com esse me deixam meio paranóica, rs. Mas gosto bastante e esse parece ser muito bom também! Não sou muito fã dos livros do Neil e acho que me perderia com tanta informação, mas fiquei curiosa para conhecer mais!


    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Livro parece super interessante achei a a história repleta de elementos, embora não goste muito de livros deste género literário considero a tua resenha otima e super dispertou o interesse no livro...

    ResponderExcluir
  20. Nunca ouvi falar, mas ja adorei a sua resenha

    ResponderExcluir
  21. Nao conhecia esse livro!
    Achei interessante!

    ResponderExcluir
  22. Tenho muita vontade de ler esse livro, assim como outros títulos do Gaiman!
    Já assisti alguns episódios da série e gostei bastante. Particularmente adoro os atores principais e esse tipo de humor usado, acho bem divertido.

    ResponderExcluir
  23. Este site é protegido por reCAPTCHA e aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Utilização da Google.

    ResponderExcluir
  24. Aplicativo de espionagem Mspy rastreador de celular que permite monitorar todas as atividades em um telefone de destino. Ele pode rastrear chamadas, mensagens de texto, localização e até permite ouvir chamadas e conversas ao vivo. É um ótimo aplicativo para pais que desejam ficar de olho nos filhos ou para empregadores que desejam acompanhar seus funcionários. Mspytrack é muito fácil de usar. Basta instalar o aplicativo no telefone de destino e abrir o site mspytrack em seu próprio telefone ou computador. Você pode então fazer login na sua conta e visualizar todas as atividades que ocorreram no telefone de destino.

    ResponderExcluir

Postar um comentário