Cartas no Corredor da Morte (Cláudia Lemes & Paula Febbe)

Já faz uns bons anos que eu me interesso pela mente de psicopatas e serial killers. Já assisti muitas séries e filmes com personagens desse tipo, li muito sobre o tema... Acho bem louco pensar que essa galera pode e provavelmente está vivendo entre nós!


Mas, felizmente, muitos desses conseguem ser capturados pela polícia. É o caso dos protagonistas deste livro: Steve Gurniak e Johnny Love, ambos prisioneiros aguardando a pena de morte ser cumprida. Nos poucos meses de vida que lhes resta eles acabam passando a se corresponder através de cartas, cada um do seu presídio, e começam a revelar detalhes e segredos marcantes de suas vidas.


capa_cartas no corredor da morte_janela literaria

SINOPSE: Dois serial killers no corredor da morte trocam cartas reveladoras sobre como praticaram seus crimes e como funcionam suas mentes doentias. O laço de cumplicidade entre eles se intensifica quando ambos planejam, mesmo trancafiados, uma nova e espetacular morte.
Cartas no corredor da morte é um livro epistolar escrito por Cláudia Lemes e Paula Febbe e violento tal qual a mente de assassinos em série. Nele, as autoras constroem e apresentam as lógicas distorcidas de criminosos que banalizam a vida humana em busca de uma falsa racionalidade.
livro cartas no corredor da morte_janela literaria

Quando li que este livro se tratava de uma troca (fictícia) de cartas entre condenados à morte nos EUA, eu não soube muito bem o que esperar - mas com certeza não esperava o que este livro trouxe! Isso por que ele me surpreendeu, superando qualquer expectativa. A escrita das autoras é cativante e a história dos personagens impressiona. Elas conseguiram, nas poucas páginas deste livro, trazer uma conversa visceral entre dois homens aterrorizantes. 
Tudo é descrito por eles de forma bem literal: os abusos que sofreram, seus crimes, assassinatos e prazeres obscuros. Chega a ser agoniante em alguns pontos, pois a linguagem é bem pesada e depreciativa.  

cartas no corredor da morte_janela literaria

Achei interessante a construção da relação dos personagens, que vai se transformando em uma verdadeira amizade. Uma amizade que acaba resultando em um estranho e perigoso pacto entre eles. A obra explora a mente doentia dos dois, num terror psicológico ultra violento. Só recomendo pra quem curte, hein? Alguns leitores desacostumados podem se chocar com a linguagem.


cartas no corredor da morte_janela literaria

A edição da Monomito está incrível. Este livro foi um dos meus primeiros contatos com a editora, que é parceira do blog, e fiquei admirada com a qualidade da diagramação e até mesmo do papel escolhido. E essa capa ficou incrível, né? Não há como negar.
Avaliar este livro foi difícil. Adorei a escrita das autoras, o formato utilizado, o enredo. Porém achei que ele foi pesado demais pra mim, ultrapassando um pouco o meu limite. Acredito também que, pelo menos do meio para o final, a história poderia ter se desenvolvido com mais detalhes. Talvez mais algumas páginas não fariam mal!

ISBN: 978-85-907522-5-7
Nota: 3/5


Esta leitura fez parte do projeto #EstanteZero

24 Comentários

  1. mt interessante esse livro, apesar de parecer sim pesado fiquei curiosa com a leitura

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Malu dou-lhe os meus parabéns pois tráz sempre livros interessantes que fico com curiosidade de ler! Fiquei super curioso com esse, já li vários livros de serial killers e foram sempre leituras muito intensas e cheias de adrenalina. E já agora, essa caveira a comer o livro matou-me :) :) :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi José! É sempre bom te ver por aqui :) Fico feliz que tenha ficado curioso a respeito deste livro! Se você já curte histórias sobre o tema creio que irá adorar este.

      Excluir
  3. oi!
    Eu já tinha lido sobre este livro :D e fiquei super curiosa, com certeza é uma leitura bem interessante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vale super a pena adquirir se você curte o tema! <3

      Excluir
  4. Eu me interesso muito sobre esses assuntos e tentar descobrir o que se passa pela mente desses criminosos. Me interessei bastante pelo livro, acho que vou dar uma chance.

    https://mydays.travel.blog/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma chance mesmo, Júlia! Aposto que você vai curtir <3

      Excluir
  5. Amoooo histórias com serial killers, e me interessei muito por essa! O título do livro já é bem bacana e super da vontade de ler.

    ResponderExcluir
  6. O título em si já nos deixa super curiosos e instigados a ler. Gostei das fotos com a caveirinha tbm!

    ResponderExcluir
  7. Pelo título já fiquei curiosa. Parece bem interessante.

    ResponderExcluir
  8. Será que é caracteristica em comum de amantes de livros se interessarem pela mente dos pisicopatas?! Amei a resenha desse livro... ja vou garantir o meu e começar a ler logo... quero muito saber mais sobre essas teocas de cartas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizer que todos os leitores curtem o assunto já é generalizar demais, mas muita gente curte mesmo! Espero que goste dessa leitura <3

      Excluir
  9. Amo o assunto desse livro. Acho muito interessante descobrir o que se passar na mente e na vida desses indivíduos.

    www.blogresenhando.travel.blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também me interesso muito em saber o que se passa na cabeça de alguém capaz de cometer crimes assim!

      Excluir
  10. Adoro essas histórias sobre serial killers, psicopatas e etc. Além de curiosas, nos fazem questionar sobre muitas coisas, dentre elas, a frieza dos caras. Achei super interessante o livro e a sua resenha sobre ele! Já vou colocar na minha wishlist de comprinhas para o próximo mês, hehe. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Laísa! É incrível ver como eles se tornam frios e como isso muitas vezes é resultante de uma infância abusiva e traumática.

      Excluir
  11. Quando vi o título, imaginei que se trataria de um livro como a série. "I'm a killer", da Netflix. Porém mesmo que seja apenas uma ficção, ainda é um assunto que me interessa muito e vou por na minha listinha de próximas leituras!

    ResponderExcluir
  12. Sou tão suspeita para falar desse assunto pq é um dos meus estilos preferidos tanto de filmes quanto de livros, ainda não li esse, mas depois de tudo que vc falou ficou bem curiosa para e com certeza será um dos próximos que lerei. É incrível como funciona a mente dessas pessoas e maisi incrível ainda como, na maioria das vezes, elas conseguem se misturar com pessoas normais como nós :)

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem? Interessante, esse é um assunto que me chama bastante atenção também. Gosto de assistir séries, filmes e nos últimos tempos tenho lido alguns livros a respeito. Todo esse lado psicológico é muito rico e traz muitas indagações. Não conhecia o livro mas fiquei curiosa quanto à leitura. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  14. Esse com certeza é o tipo de livro que eu gostaria de ler, inclusive vou lembrar de incluí-lo na minha lista de leitura infinita hehe. Não sei porquê, mas nos últimos tempos eu tenho pensando em realmente ler um livro que vai me causar essas rações que você descreveu na resenha: medo, angústia, repulsa... acho que nunca li algo assim de verdade.

    ResponderExcluir
  15. Olha no momento não estou nessa vibe de livros sobre criminosos, esse livro deve causar várias emoções, RS. Eu gosto de livros e filmes assim, mas no momento dei um tempo. Mas vou deixar anotado, quem sabe eu dou uma chance pra essa leitura, pois gostei da sua resenha.

    ResponderExcluir
  16. Esse livro aborda, de cara, dois assuntos que me arrepiam a espinha: serial killers e corredor da morte! Mas ao mesmo tempo que sinto essa aversão acho MEGA importante a gente se aprofundar nesse tipo de temática, justamente pra problematizar sem equívocos e entender melhor... Fico imaginando o quanto foi desafiador pras autoras produzir esse tipo de material, e sendo de qualidade, então, já adiciona mil pontos pra elas mesmo pra quem não leu.
    Muito boa indicação! Atiçou a curiosidade demais!

    ResponderExcluir

Postar um comentário