Estúpida, eu? (Camila Coutinho)

estupida eu_janela literaria

Quando soube do lançamento deste livro, o primeiro pensamento que me veio à mente foi: o que uma blogueira de moda tem a ensinar para uma blogueira literária? Mas a minha decisão de adquirir este livro não foi pautada apenas nesta curiosidade, mas sim no fato de eu acompanhar o trabalho da Camila Coutinho há muitos anos. Me identifico muito com ela primeiramente por termos nascido na mesma cidade, e principalmente por quê também curto muito ler sobre moda, beleza e estilo de vida, pautas que sempre foram presentes nos conteúdos criados por ela. Então, um ano após o seu lançamento, finalmente pus as mãos em seu livro.

livro estupida eu

SINOPSE: Camila Coutinho é um fenômeno. Criadora de um dos blogs de moda mais influentes do mundo, o Garotas Estúpidas, hoje ela tem milhões de seguidores nas redes sociais, parcerias com grandes marcas globais, uma gama de produtos licenciados, estampa capas de revista e é presença garantida na primeira fila de todas as mais importantes semanas de moda.
Designer de moda por formação e empreendedora por destino, Camila teve a ideia de criar o blog durante uma madrugada insone para trocar informações com as amigas numa época em que o conteúdo criativo na internet ainda engatinhava. Dez anos depois, ela compartilha em Estúpida, eu? o que fez para transformar — com muita inteligência e jogo de cintura — o que era apenas um hobby em um grande negócio, além de compartilhar suas ideias sobre o que podemos esperar do futuro da moda em um mundo cada vez mais conectado.
livro estupida, eu?

Em "Estúpida, eu?", trocadilho com o nome de seu blog, o Garotas Estúpidas, Camila conta sobre como surgiu a ideia de criar um blog e toda a trajetória pela qual passou para atingir os parâmetros em que está hoje. De uma maneira bem pessoal e próxima ao leitor, ela vai dividindo suas experiências, erros e acertos, que dizem muito a respeito do crescimento dos blogueiros no Brasil como um todo. Camila foi uma das pioneiras neste meio, e desbravou caminhos que ninguém nunca havia nem tentado antes. Isso é o que acabou tornando-a uma autoridade quando o assunto é moda no país e no mundo.

Assumir o status de blogueira ou influencer traz um monte de rótulos, e alguns não são muito legais. Sem dúvida, o que mais me irrita é ouvir que o nosso trabalho é fácil: "É só tirar umas fotinhos e postar no Instagram, bom demais!" Aham, vai vendo...
- página 69 

resenha estupida, eu

Gostei muito de como o livro foi organizado, com relatos de suas vivências, trechos com um formato mais "tutorial" e também opiniões da Camila sobre outras pessoas e veículos da moda. Além disso, o livro possui várias fotos do ensaio especial que ela realizou para ele, e também fotos antigas postadas anteriormente no blog ou em suas redes sociais. Muitas dessas fotos são bem nostálgicas, com a Camila novinha ao lado de personalidades como Leighton Meester e Vic Ceridono (que se tornou uma de suas melhores amigas).



Respondendo a pergunta inicial que fiz lá em cima, acredito que este livro tem muito a ensinar para produtores de conteúdo das mais diversas áreas. As estratégias que a Camila usou durante todo esse percurso são muito inteligentes, além de a leitura desta obra ser bem divertida e rápida. Acredito apenas que ela poderia ter contado um pouquinho mais sobre os bastidores de tudo, ou até mesmo dedicado alguns espaços para falar da parte mais "técnica" do trabalho mesmo. Mas a escolha de seguir ou não por esse caminho vai muito de acordo com o público que se quer alcançar, e este livro com certeza pode ser apreciado até mesmo por leigos em marketing digital.


Espero sinceramente que a Camila faça uma parte 2 deste livro no futuro, contando mais sobre o que vem rolando com sua carreira ultimamente - afinal ela não para! E eu só desejo que ela cresça cada vez mais, pois essa recifense merece. 

ISBN: 978-85-510-0316-9
Editora: Intrínseca 
Nota: 4/5 ⭐

Esta leitura fez parte do projeto #EstanteZero

29 Comentários

  1. É importante não desprezarmos aprendizados advindos de lugares que aparentemente não têm tanto a ver com o que trabalhamos/estudamos, só lembrar o tanto de businessmen por aí que lêem a arte da guerra de Sun Tzu, hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Falando nisso, preciso ler este livro e descobrir o que ele tem de tão especial, hehe

      Excluir
  2. Olá,
    Por acaso não conhecia o livro, mas pensei o mesmo que tu. Ou seja que tem uma influencer a ensinar a uma blogger literária? Hmm… curioso… Vou procurar melhor!
    Obrigada pela dica ;)
    Beijinho



    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabou que a Camila conseguiu me surpreender bastante com suas dicas! Procura ler mesmo, você vai curtir <3

      Excluir
  3. Vou comprar o livro. Gosto de realizar esse tipo de leitura, pois é muito bom aprender com erro dos outros. Podemos evitar cometé-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, bem melhor do que termos que cometer o erro nós mesmos!

      Excluir
  4. sou fã da Camila e faz um tempo tenho mt curiosidade em ler esse livro, adorei sua resenha

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Bem, pela primeira vez li comentários que não foram "é maravilhoso!" ou "Camila arrasa!". Camila sem sombra de dúvidas arrasa, mas queria ler comentários que não fossem tão superficiais, e sua resenha me deixou interessada. Não é o livro que está no topo da minha lista, mas se tiver a oportunidade com certeza vou ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Que bom que você curtiu a "profundidade" da resenha. Realmente busquei falar um pouco mais sobre a estrutura e conteúdo do livro! <3

      Excluir
  6. Logo quando saiu eu comprei porque Camila é uma inspiração e eu também simplesmente amei esse livro. Ela conseguiu produzir um conteúdo que agregasse muito, principalmente para quem quer estar nesse meio. Eu amei sua resenha ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo super com você, Rafaela! E fico feliz que tenha gostado da resenha <3

      Excluir
  7. Oi
    Eu adorei a dica 😉 acompanho o trabalho da Camila Coutinho faz um tempo. Gostei do livro parece ser bem interessante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo bem interessante, principalmente para quem trabalha com produção de conteúdo ou com moda!

      Excluir
  8. olá!
    Adorei conhecer um pouco sobre este livro, vou procurar para ler.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Mesmo não tendo qualquer conexão com esse mundo é um livro interessante de se ler visto que é alguém que conseguiu desbravar caminho e soube empreender até ter sucesso.

    ResponderExcluir
  10. Tenho muita vontade de ler o livro da Camila... Como tenho blog há muitos anos (o atual está há 15 no ar, e nem sequer foi o primeiro) é MUITO gostoso pra mim ver quem tá nessa caminhada desde àquela época atingindo o patamar de influência que ela atingiu, ainda mais falando sobre moda que é visto de modo tão superficial pelas pessoas, mas envolve tantos processos intensos e interessantes que alguns quem tá de fora nem imagina... Achei bacana seu questionamento inicial, e a verdade é que a gente sempre tem algo a aprender com todo mundo, né? De todos os nichos, de todas as áreas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luly! Que legal ter uma blogueira old school por aqui! hehe Eu também tenho blogs há muito tempo (o primeiro que criei foi lá em 2007, se eu bem me lembro), e foi bem nostálgico ler no livro da Camila sobre o começo dessa "era"!

      Excluir
  11. Não sabia desse livro dela, que legal. Vou ver se acho na livraria para dar uma folheada ^^

    ResponderExcluir
  12. Amo a Camila e acompanhei ela desde o comecinho. Eu também sou do Nordeste e desde o início tive identificação com ela rs eu ainda não comprei esse livro mas está na minha listinha para comprar.

    ResponderExcluir
  13. Adorei, todo mundo acha que é fácil influenciar alguém, mas meu, com o é difícil e como da trabalho!

    ResponderExcluir
  14. Amei a dica de leitura, também gostei bastante da capa e material das folhas kkk
    Eu comecei com meu blog em 2013 mas ainda continua como um hobbe. fique curiosa sobre a história da Camila, vou tentar encontrar e ler.

    ResponderExcluir
  15. Camila é uma inspiração como blogueira...principalmente pra quem está começando como eu e as vezes tem vontade de parar com tudo. Gostaria de ler o livro sim.

    https://sobreavidasm.blogspot.com/?m=0

    ResponderExcluir
  16. Não conheço a Camila, mas pelo que você descreve ela parece ser um case interessante de ser estudado para quem quer transformar o blog em um trabalho.

    ResponderExcluir
  17. E difícil mesmo esse ramo de blogueira, não é so postar se precisa conhecer tudo estudar e analisar não é tão fácil quanto parece.

    ResponderExcluir
  18. Acompanhei por muito tempo a Camila. Hoje não acompanho tanto mas acho bacana vc trazer uma resenha do livro dela.

    ResponderExcluir
  19. Acho genial esse trocadilho no título do livro, estou doida pra ler porque todo mundo só faz resenha positiva.

    ResponderExcluir
  20. Não acompanho o trabalho da Camila Coutinho, mas acho interessante ela dividir as experiencias dela em livro. Vai ser de grande ajuda para quem está desanimado, ela será um inspiração para muitas pessoas!

    ResponderExcluir
  21. Sigo ela desde o começo... acho que ela é uma das minhas inspiradoras para criar um blog... E olha acho que isso foi em 2011... Quero muito ler o Livro dela

    ResponderExcluir

Postar um comentário