Pelo Ralo (Ítalo Anderson)

Cá estou eu com mais uma resenha para vocês, e dessa vez de um livro de poesia. Faz tempo que não falo deste gênero por aqui, o que é uma pena pois percebi que tenho lido poucos poemas ultimamente - e quero muito mudar isso. Por este motivo resolvi ler Pelo Ralo na última semana, o que foi uma ótima decisão, pois é um livro curto e que me ajudou com uma pequena ressaca que estava querendo se formar após a leitura de A sociedade literária e a torta de casca de batata.

livro pelo ralo

SINOPSE: Um livro de poemas, de histórias escondidas em seus versos, um livro de amor entre a escrita e a leitura, o autor e o leitor, a vida e a alegria. Em tom jocoso, Ítalo Anderson convida-nos a um passeio por nós mesmos, para explorarmos nossos amores antigos e recentes, viagens, dúvidas, receios, o vir-a-ser. Metalinguisticamente, propõe a palavra à palavra, jogando, brincando, questionando, refletindo, atualizando conceitos. Jovem, de espírito livre e centrado, o autor repassa seu universo literário, artístico, como um espelho, a refletir o que pensa e sente. Tudo isso provoca no leitor sorrisos, vontade de ir e vir, ficar, amar e estar solitário. Dá uma coisa de ir com o livro Pelo ralo passear por aí, caminhar numa bela tarde, curtir boa companhia  e,  sobretudo,  boa  leitura.

livro pelo ralo

Para este livro curto, tenho poucos comentários a fazer. Pelo Ralo é composto por 50 poemas que falam de amor, de sentimentos e da vida de um jovem escritor. Alguns são leves e com rimas mais óbvias, outros (como o da foto acima), me fizeram ficar refletindo sobre o significado de suas analogias. 
No geral, gostei de como os poemas fizeram eu me sentir, e isso é basicamente o que busco em um livro como esse. Ler poesia, para mim, tem a ver com sensações, com os caminhos que a nossa mente faz durante a leitura. Li tudo em meia hora e ficou aquele gostinho de quero mais no final.


autor italo anderson

Me identifiquei muito com a vibe dos poemas do Ítalo, e sinto que isso foi resultante do fato de ele ser daqui do nordeste também. Com certeza ficarei de olho em outros trabalhos do autor no futuro. Agradeço muito por ter me enviado o livro! 💗

ISBN: 978-85-366-4765-4
Editora: Scortecci

Esta leitura fez parte do projeto #EstanteZero


27 Comentários

  1. É chato quando você ta nessas ressacas né? não só as alcoolicas, mas também as criativas, de leituras e tantas outras, hehe.
    Parece interessante o livro do Italo, mesmo eu não curtindo tanto poemas, mas talvez o fato de ser algo regional possa acender uma chama inerte xP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vale a pena você dar uma chance às poesias, Ranny! Pra mim demorou um tempo pra começar a apreciar o gênero, e talvez pra você também seja igual! É só continuar tentando.

      Excluir
  2. ADOREI conhecer esse livro, gosto bastante desse tipo de poesia, trechos de textos, com certeza ja quero ler inteirinho

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Gosto de poesias, mesmo que não estejam presentes em poemas propriamente ditos. Eu não conhecia o livro, maa vou guardar tua dica! OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  4. Faz tempo que não leio um livro de poemas. Depois que mergulhei na obra fa Florbela, meio que fiquei faacinada por ela. Ainda não tinha me despertado o interesse por outro autor. Mas, fiquei curiosa sobre o livro do Anderson. Vou procurar para ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca li nada da Florbela! Vou procurar ler <3

      Excluir
  5. De uma chance a poesia, eu também,levei um tempinho a gostar desse gênero, agora gosto muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que pra muita gente gostar de poesia é um processo lento mesmo!

      Excluir
  6. Ahh que legal. Faz muito tempo que não leio livros de poemas. Adorei seu post
    Instagram @blogbrunavirginia
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  7. Olá , não tenho lido poemas também !!! Gostei deste livro , pelo ralo parece uma ótima oportunidade para mim pegar o gosto pela poesia.

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece ser muito bom, gosto de poesia sempre gostei. Fiquei curiosa para ler essa obra, acho que irei procurar. Bjs

    https://bemblogueirablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito de livros de poesias, a poesia deixa a gente mais leve, gostei muito do livro, quem é amante da poesia vai gostar muito bjs.

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Eu adorei a dica 😊 amo poesias, não conhecia o livro é fiquei bem curiosa.

    ResponderExcluir
  11. Nossa ele tem uma vibe muito gostosinha de ler, com certeza nos faz refletir sobre várias coisas ♥

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?! Li esse livro recentemente, e o que posso dizer é que adorei, Um autor Brasileiro, tão jovem, com o dom das palavras... bom saber que mais alguém compartilha o gosto pelo livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que massa, Janaína! Adorei ver outra leitora deste livro por aqui <3

      Excluir
  13. Adoro poemas. Obrigada pela dica de leitura, estou precisando conhecer obras diferentes.

    ResponderExcluir
  14. Há muito tempo que não leio poesia. Este artigo despertou o meu interesse e fez-me sentir saudades de algumas coisas que costumava ler. Não conhecia esse autor, obrigado por nos cultivar um pouco mais!

    ResponderExcluir
  15. Achei bem interessante, gostei do poema da foto. Não tenho muito costume de ler poesias e tenho vontade de ler mais do gênero.

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Não sou de ler livros de poesias, mas gosto de ler, gostei dessa poesia da foto, mesmo sem rimas podemos compreender facilmente o que o autor quis passar. Gostei de conhecer e pretendo ler mais poesias!

    beijos!

    ResponderExcluir
  17. Que interessante esse livro, também me encontro nessa situação. Faz anos que não leio um livro de poesia. Esse parece uma ótima escolha para recomeçar!

    ResponderExcluir
  18. Faz um tempão que eu não leio um livro só de poesias, esse parece ser muito interessante!

    ResponderExcluir
  19. confesso que nunca fui fã de poesias, mas sua resenha ficou tão encantadora e bem feita que me deu MUITA vontade de ler!
    de verdade ♥
    ah, e suas fotos ficaram lindas também!

    ResponderExcluir
  20. Como é bom livros de poemas assim! Nos fazem ter muitas emoções né? uma ótima indicação de leitura!

    ResponderExcluir
  21. Olá! Malu, adorei conhecer este livro de poemas, é bem o tipo de leitura que adoro.
    Abraços

    ResponderExcluir
  22. Gosto muito de poesia e sua resenha me chamou atenção. Gosto de livros com conteúdo, sabe? Ah e me fazem pensar, que dê aquela sensação gostosa durante e após a leitura. Pode ser que eu dê uma chance pra esse livro. Obrigado por compartilhar a experiência!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário