André Neves: um criador de livros

andré neves livros

Recebi recentemente, da Paulinas Editora, dois lindos livros do autor André Neves: O colecionador de chuvas e Lua Noite e Dia, e irei falar um pouco sobre estas obras hoje por aqui. O título deste post teve origem numa afirmação do próprio autor, onde ele diz: 

Se sou um criador de livros, tenho de tentar transcender, melhorar, transformar aquilo que me comprometi a fazer com amor e responsabilidade. É assim que tento tornar o mundo mais humano, sensível e melhor." 

o colecionador de chuvas
O colecionador de chuvas
SINOPSE: Numa cidade em que a chuva demora a molhar a terra, um menino aspira por colecionar gotas de chuva. Lá o sol brilha forte todos os dias, clareando as ideias do menino e assim ele se prepara para armazenar as gotas da chuva, gotas de todos os tipos que houver. 
No dia que a chuva caiu, os moradores comemoraram e saíram à rua junto com o menino. E quando a chuva cessou deixou ao menino as lembranças de felicidade, as gotas de sonhos que, como chuva refrescante, trazem esperança e renovam a vida.  

ilustracoes livro o colecionador de chuvas

Li primeiro O colecionador de chuvas. De cara me apaixonei pelas ilustrações, feitas pelo próprio autor. Acredito que elas contaram a história tanto quanto as suas palavras, que são poucas e passeiam pelas páginas como poesia. Gostei bastante do trabalho do André Neves neste livro, que me fez lembrar da minha infância e das brincadeiras na chuva, no encanto de ver o tempo mudar.

lua noite e dia
Lua: noite e dia
SINOPSE: Lua, noite, dia, narrativas que se entrelaçam por meio de fios que perpassam a imaginação e a fantasia. Na primeira narrativa, a noite e o dia se perdem e se encontram o tempo todo na obra, ora parecem distantes, ora o encontro os aproximam, criando uma circularidade brincante, um jogo poético e um dinamismo à história. A segunda narrativa traz ao leitor uma certa nostalgia dos tempos de outrora e um encantamento que se expande por meio da afinada poesia textual. As narrativas de imagem construídas ludicamente surpreendem a todo momento dando ritmo, cor, movimento, emoção, apresentando um texto que a sensibilidade do leitor codifica e amplia.

ilustracoes livro  lua noite e dia

Lua noite e dia teve um enredo menos elaborado, na minha opinião. Achei a narrativa um pouco confusa; talvez, por ser composta também por textos de mais dois autores: Luciano Pontes e Fábio Monteiro. Talvez estes encontros de tantas palavras não tenham ficado muito claros para mim. Porém, o trabalho gráfico mantém o mesmo padrão do livro anterior, tornando esta edição muito bonita.

Agradeço à Paulinas Editora por ter me proporcionado o contato com as obras de André Neves. Espero ler mais dele no futuro!

COMPRE AQUI:

27 Comentários

  1. amei conhecer esse autor, coisa mais linda que ele disse sobre os livros ali naquela primeira quote!

    ResponderExcluir
  2. É muito prazeroso conhecer livros magníficos, os livros do autor André Neves faz a gente flutuar na leitura, as capas são lindas, as ilustrações são belíssimas ótima a resenha bjs.

    ResponderExcluir
  3. Lindos demais os livros, o autor realmente é muito talentoso, e esse trechinho aí das brincadeiras na chuva me deixou bem nostálgico, agora to esperando uma chuvinha pra relembrar o sentimento, hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também fiquei com vontade de brincar na chuva! <3

      Excluir
  4. Viajei no tempo aqui com essas brincadeiras. Fiquei curiosa com essa leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que o post te trouxe essa sensação <3

      Excluir
  5. De cara amei os títulos, bem poéticos e de uma sensibilidade sem tamanho. As Paulinas tem trabalhos ótimos neste sentido. Vou anotar tuas dicas.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paulinas arrasa mesmo! Fico feliz que tenha curtido o post <3

      Excluir
  6. Impecável as ilustrações. Fiquei Ainda mais curiosa para ler,quero
    demais. Obrigada pelas indicações
    voce sempre arrasa.

    ResponderExcluir
  7. É bom conhecer novos autores e ver que ainda tem gente que gosta de escrever e ama os livros.

    ResponderExcluir
  8. Amei conhecer o autor e suas criações, esses são tipos de livros que leva nossa imaginação longe.

    ResponderExcluir
  9. Os livros parecem uma graça achei bem fofa as ilustrações parecem, ótimos para ler para crianças. Bjs www.blogdoce18.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou planejando ler essas histórias para os meus primos pequenos! <3

      Excluir
  10. Nossa que delicadeza nestas páginas nem sei qual me deixou mais interessada, e achei bem legal o autor se intitular como criador de livros.

    ResponderExcluir
  11. Os títulos já chamam a atenção e parece que as ilustrações também! Que ótimo receber de uma editora um presente assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou muito grata pela parceria com a Paulinas <3

      Excluir
  12. Oi, tudo bem?
    Estou encantadaaa com esses dois livros e já estou os desejando na minha estante!! Que ilustrações belissímas, que capas encantadoras. Acho válido todo leitor ter um livro de respiro em sua estante quando tudo parecer pesado demais, e pela sua resenha (maravilhosa por sinal) e o design dos livros eles me trazem essa sensação: de ser respiro!!
    Ainda não te seguia, que falha a minha, mas já estou seguindo e seguir-te-ei também no instagram!!!

    P.s.: Não vejo a hora de meu blog ter parcerias com editoras e autores!! <3

    Beijos da Lua!
    Cantinho da Lua

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia ainda este autor, mas a capa de seus lindos, sinopses e as suas ilustrações demonstram que ele é um verdadeiro artista. Beijos ♥

    ResponderExcluir
  14. Oi Malu, tudo bem? Eu achei que só eu tivesse ficado meio confusa com a história do Lua noite e dia fiquei me achando pouco entendedora, mas fui me inspirando aqui e ali e deixei minha mensagem.
    Ainda não fiz do colecionador, mas é verdade, ambos tem lindas e sensíveis ilustrações e o melhor é a reunião dos autores e amigos nesse encontro literário
    Um beijo

    Tê e Maria ��

    ResponderExcluir
  15. Amo livros nesse estilo! Tenho vários! Esses já foram pra minha lista de desejados! ♥

    ResponderExcluir

Postar um comentário