Efeito Dominó (Rebecca Jorge)

capa efeito domino

Eu comecei o mês de agosto pensando que iria ler muito, principalmente por ele ser conhecido como o mês mais longo do ano. Porém eu pisquei e já estamos no dia 21, não li quase nada e estou meio perdida com tudo isso. O meu erro foi ter começado vários livros aleatórios sem ter certeza do que queria ler, e eu gostaria de iniciar essa resenha dizendo que o que me salvou foi Efeito Dominó. Eu olhei pra ele na estante, ele olhou pra mim e boom, conclui a leitura em 3 dias. 

efeito domino sinopse

SINOPSESer a nova garota em uma cidade pequena já é ruim. Agora, ser a nova garota em uma cidade pequena e cheia de segredos pode ser fatal. Ainda mais quando ninguém é quem parece ser e as peças do jogo de intrigas e mentiras não param de se mover. Até que todos os segredos caiam, alguém vai perder a vida. Beatrice Evans é a nova garota nesta cidade pequena e a primeira peça desse efeito dominó.

efeito domino

Se você curte Gossip Girl, Pretty Little Liars ou Riverdale, com certeza vai gostar deste livro. Ele exala a mesma vibe adolescente onde os segredos tomam conta de suas vidas e a coisa vai ficando cada vez mais séria. A protagonista, Beatrice Evans, acabou de chegar na cidade e de maneira muito ingênua acredita que pode participar dos grupos que quiser e socializar com quem quiser, até que começa a perceber que as coisas não são bem assim - uma tradicional estrutura já está instaurada ali. 
Eu a entendi, pois muitas vezes é simplesmente mais fácil parecer ser o que as pessoas pensam que você é do que se desgastar mostrando seu verdadeiro eu para quem não está disposto a enxergar." p. 68
Apesar de inicialmente parecer ser apenas mais uma história clichê adolescente, o livro me surpreendeu por tratar de temas importantes como sexualidade, bullying e problemas familiares.  Os personagens são interessantes e me deixaram curiosa sobre o que escondiam, e gostei muito do desenvolvimento deles.

rebecca jorge efeito domino

A escrita da Rebecca é casual e fluída, o que tornou a leitura muito agradável. Um elemento interessante foi que, apesar de ser brasileira, a autora optou por um enredo que tem como cenário um outro país - isto é perceptível pelas diferenças do modelo educacional da escola da protagonista -; porém, em nenhum momento da história é citado um lugar real onde a trama se desenrola. 
O único aspecto que me incomodou um pouco na leitura foi o fato de alguns discursos se repetirem demais, como a Bea afirmando o tempo todo para si mesma que a sua passagem por aquela cidade seria curta e que em breve ela estaria longe dali, realizando o seu sonho e fazendo faculdade de artes. Eu entendo que, no contexto em que ela estava, repetir isso para si mesma servia quase que como um mantra, porém em alguns momentos isso se tornou cansativo - mas de maneira alguma estragou a leitura.


livro efeito domino

A edição da Letramento está impecável e eu curti muito todo o trabalho gráfico do livro, que complementa a experiência de leitura. Recomendo muito pra quem curte este gênero e estou ansiosa para ler mais produções da Rebecca!


ISBN: 978-85-9530-231-0
Editora: Letramento
Nota: 4/5

34 Comentários

  1. Fiquei super curiosa com a historia. Pela resenha me parece muito interessante. Vou querer ler com certeza 😍

    ResponderExcluir
  2. adorei conhecer esse livro, adoro esse tipo de história que a gente começa meio despretensiosamente e nao consegue largar!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. O nome e a sinopsia é bem sugestiva para fazer a mente pensar já em um roteiro ótimo adoro essas tramas, fiquei com vontade de ler !!

    https://3beijose1dica.blogspot.com/
    bjoks Nani

    ResponderExcluir
  4. Ainda não conhecia esse livro e nem a autora, mas já gostei do livro só pela sinopse. Amo essa temática e enquanto estava lendo só me veio Riverdale na cabeça kkkk
    Quero!
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu preciso voltar a assistir Riverdale, principalmente depois de ter lido esse livro <3

      Excluir
  5. É um livro bastante interessante por ser voltado para os adolescentes, o livro possui temas importantes que hoje em dia é muito falado como bullying, achei o livro bem fluído, bjs.

    ResponderExcluir
  6. Olha já me cativou a ler, eu amo Riverdale, com certeza iria amar essa leitura.

    ResponderExcluir
  7. Estilo e leitura que adoro e já quero ler. Vou procurar por aqui. Valeu por compartilhar !!!

    ResponderExcluir
  8. Eu também pensei que agosto passou rápido demais! Amei logo de cara a capa do livro. Obrigada pela sua resenha já quero ler para saber se vou gostar. Eu adoro esse tipo de leitura.
    Beijos
    www.anneferreirablog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ano tá muito estranho, hehe agosto nunca passou tão rápido!

      Excluir
  9. Pela tua resenha, realmente, este parece ser um daqueles livros que a gente lê de uma sentada só. Muito bom! Vou anotar tua dica! Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. oi!
    Eu adorei a resenha e o livro parece ser bem interessante, não conhecia o trabalho da Rebecca... Vou colocar na lista de leitura.

    ResponderExcluir
  11. Muito boa sua resenha, eu não assisti nenhuma dessas séries mas só ouço falar bem delas, e pelo jeito esse livro é realmente muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tantos as séries quanto este livro são muito bons mesmo!

      Excluir
  12. Não conhecia esse livro, mas a sinopse me deixou curiosa pela trama. Não sei se você já leu o livro O pessegueiro, mas ele também tem essa pegada de segredos vindo a tona em uma cidade no interior e é uma leitura bem interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não conhecia esse livro! Mas já pesquisei aqui e vou salvar para o futuro <3

      Excluir
  13. Olá, não sou muito fã do gênero... mas fiquei curiosa para conhecer o estilo de escrita da autora. A frase que destacou vai de encontro ao que penso-sinto a respeito da convivência social. As pessoas traçam suas impressões a nosso respeito e temos que nos enquadrar. Me causa um pouco de preguiça, mas dá muito trabalho reagir, então deixa ser.
    Agora, sobre agosto... não sei o que dizer, eu espirrei e já é dia 23. Alguém pisa no freio que eu ainda tenho muitas coisas por fazer nesse agosto. aff

    bacio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lunna! Espero que tenha conseguido fazer tudo que precisava em agosto. O estilo de escrita da Rebecca é muito envolvente: vale a pena dar uma chance! O livro traz várias reflexões sobre a convivência social além da que destaquei, então acho que você vai gostar.

      Excluir
  14. Olá!
    Muito boa sua resenha, adorei conhecer o livro, quando puder vou ler.
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Ainda não conhecia o livro nem a autora, vou procurar, gostei da sinopse bjo

    ResponderExcluir
  16. Eu também pensei que iria ler bastante esse mês,mas ta difícil kkkk gostei da sua resenha do livro, esse eu ainda não conhecia.

    ResponderExcluir
  17. Very interesting book. I would like read it. Thank you for sharing.

    New Post - http://www.exclusivebeautydiary.com/2019/08/mugler-aura-eau-de-parfum_24.html

    ResponderExcluir
  18. Não se engane com o que dizem sobre o mês de agosto, os meses ultimamente estão passando voando, agosto não ta sendo diferente, xP
    E uau, conseguiu ler o livro em 3 dias? Parabéns, tenho uma dificuldade enorme de manter o foco na leitura por muito tempo, terminar um livro rápido assim é um sonho pra mim ;P
    Não sou muito fã desse tipo de temática, mas esse aí, como tu diz tratar de temas importantes parece ser mais interessante que os demais :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O segredo é tornar a leitura um hábito, e reservar um tempo todo dia pra ler! E siim, esse ano como um todo tá passando muito rápido.

      Excluir

Postar um comentário