6 livros para saciar - ou não - a sua vontade de viajar

Sempre vi a leitura como uma forma de viajar através das páginas, seja no espaço ou no tempo. Alguns livros são capazes de fazer isso mais do que outros, construindo universos tão vívidos que me fizeram me sentir ali, em meio aquele cenário. Durante essa quarentena, histórias assim tem se tornado cada vez mais um refúgio para mim, sendo uma forma de escapar da realidade - ou refletir a respeito dela sob outro ponto de vista. Resolvi então reunir neste post algumas indicações para tentar saciar a vontade de viajar - ou quem sabe incluir novos lugares no seu itinerário. 


livros vontade de viajar

A sociedade literária e a torta de casca de batata, por Mary Ann Shaffer e Annie Barrows

Esta obra é uma das que sempre indico pra quem busca uma boa leitura! É uma viagem para a Inglaterra do pós-guerra, e se divide entre Londres e a pequena ilha de Guernsey. A história fala de amor de diversas formas, é escrita através de cartas e traz uma narrativa que dá um quentinho no coração <3 Disponível no Kindle Unlimited. 

Me chame pelo seu nome, de André Aciman

Esse livro é uma perfeita viagem para a Itália. Você vai se sentir lá, andando de bicicleta pelas ruas estreitas, tomando bebidas geladas nos dias ensolarados, vivendo um amor de verão... Me deu até saudade! Ainda preciso ver a adaptação cinematográfica desta obra, que dizem também ser muito linda.

Fique comigo, por Ayobami Adebayo

Uma viagem para a Nigéria, que pode ser difícil pelo contexto histórico que representa, mas que tem muito a ensinar. Aprendi bastante com a leitura deste livro, que fala sobre relacionamentos e maternidade dentro de uma cultura interessantíssima. 

A sombra do vento, por Carlos Ruiz Záfon

Que tal perambular pelas ruas da Espanha? Neste livro que fala muito sobre livros, o protagonista passeia por Barcelona envolvido em um mistério intrigante. A Sombra do Vento é um dos meus livros favoritos da vida e me deixou com muita vontade de conhecer o país. 

O apanhador no campo de centeio, por J. D. Salinger

Se a sua vontade é visitar Nova York, esse é o livro. Em O apanhador no campo de centeio acompanhamos uma jornada de poucos dias de um adolescente solto em NY, que aproveita a sua liberdade finita para desbravar vários locais da cidade, em busca de respostas para suas mais profundas perguntas. 

Blecaute, por Marcelo Rubens Paiva

Viagem dentro do Brasil? Temos! Este livro me fez passear por uma São Paulo diferente, sem toda a agitação constante, mas ainda assim com seu encanto. Num contexto inusitado, descobrimos com os personagens deste livro diversos pontos diferentes da cidade, e ainda rola um pulinho rápido no Rio de Janeiro.



Compartilha nos comentários qual foi a sua última viagem literária! Vou adorar saber 💛

8 Comentários

  1. Ler esse post me lembrou muito os livros de Dan Brown, já que Robert Lagdon viaja bastante nas aventuras dele, hehe!

    ResponderExcluir
  2. Que delícia esse tema, fiquei com vontade de ler todos os livros, adoro imaginar lugares que ainda não conheço através das páginas de livros. Obrigada por compartilhar as sugestões tão interessantes de leitura!

    ResponderExcluir
  3. Concordo muito quando você diz que ler é uma forma de viajar e essa pra mim é uma das coisas mais legais e divertidas de se perder nas páginas de um livro. Eu sou apaixonada pela Inglaterra, então a sua primeira indicação já me chamou a atenção. A Sombra do Vento está na minha lista de leitura tem um tempinho e depois de ler seu comentário fiquei um pouco mais curiosa. Se puder deixar uma indicação de livro que te faz viajar, indico Ninfeias Negras. A história se passa em Giverny, na França, que é a cidade de Monet, onde tem o jardim quem ele pintou em seus quadros. Além do enredo em si ser muito bom, eu me senti caminhando pelas ruas da cidadezinha, foi muito legal.

    ResponderExcluir
  4. Ai, como eu amo viajar através da leitura!

    Quero muito ler "Fique comigo", ele está na minha wishlist <3

    Também me interessei pelo título "Blecaute". Adoro livros que se passam no Brasil. Gostei do fato de a história ser contada aqui em SP, e como você disse, ter uma perspectiva diferente da cidade, acho isso super legal.

    ResponderExcluir
  5. Voce escreveu a palavrinha mágica <3 Disponível no Kindle Unlimited. Ja add aqui para ler
    A sociedade literária e a torta de casca de batata. Queria ler esse livro um tempinho... Logo, logo irei ler.

    ResponderExcluir
  6. O único que não conheço é Blecaute, os demais estão na minha lista infinita!!! Realmente algumas história nos levam para lugares maravilhosos sem sair de casa...E quando se passa no Brasil ainda fica melhor, vou traçando planos de viagem...
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Dos livros que citou, li dois... e amo A sombra do vento. Li também Marina, entre outros. Sou fã declarada do Autor (que, infelizmente faleceu e eu ainda sigo a espera de algo que ele tenha deixado inédito). Zafon inventou uma Barcelona particular e incrivel. É uma viagem maravilhosa.
    Outro autor que me faz viajar, é Mia Couto. Li vários livros dele e é um caso sério de amor. rs
    Adorei o post.

    Ps. O primeiro livro também é incrível e foi um dos poucas indicações (feitas por amigos) que eu li e amei. Valeu a pena.
    bacio

    ResponderExcluir
  8. Amei as indicações👏🏽👏🏽li a Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata. Muito bom. Interessada pelas outras leituras.

    ResponderExcluir

Postar um comentário