Resenha: Belo mundo, onde você está (Sally Rooney)

Acredito que todo leitor deva ficar encantado quando se identifica profundamente com um livro. É como se aquelas palavras traduzissem o que se está sentindo em seu íntimo, e isto é de uma grandeza imensurável. É assim que me sinto com os livros da Sally Rooney, uma autora jovem que escreve sobre os anseios da juventude em um mundo tão ideologicamente e socialmente confuso. Neste livro não foi diferente.

belo mundo onde voce esta

SINOPSE

Alice conhece Felix pelo Tinder. Ela é romancista, ele trabalha num armazém nos subúrbios de uma pequena cidade costeira da Irlanda. No primeiro encontro, enquanto os dois tentam impressionar, a fagulha de algo mais aparece.
Em Dublin, Eileen está tentando superar o término de seu último relacionamento enquanto precisa lidar com a falta da melhor amiga, que se mudou para o litoral. Ela acaba voltando a flertar com Simon, um homem mais velho que acompanha sua vida há tempos.
Alice, Felix, Eileen e Simon ainda são jovens, mas sentem cada vez mais a pressão do passar dos anos. Eles se desejam, se iludem, se amam e se separam. Eles se preocupam com sexo, com amizade, com os rumos do planeta e com o próprio futuro. Seriam eles as últimas testemunhas do ocaso? Eles vão conseguir encontrar uma forma de viver mais uma vez em um belo mundo?

COMPRE AQUI ESTE LIVRO

kindle belo mundo onde voce esta

Alice e Eileen são personagens que de certa forma se completam. Duas grande amigas que não se veem há anos, em posições completamente diferentes na vida, mas compartilhando de uma visão de mundo comum que às une. Elas conversam através de e-mails que mais parecem longas cartas, repletas de reflexões e anseios. Nascidas em Dublin, grande parte destes anseios coincidem com a realidade política e social da Irlanda. 

Mas também me impressiona que a ideia de 'conservadorismo' seja falsa em si mesma, pois nada pode ser conservado tal como é - digo, o tempo só se move em uma direção. [...] Não temos como conservar nada, em especial as relações sociais, sem alterar sua natureza, retendo uma parte de sua interação com o tempo de forma artificial"

A sensação é a de que, através destes e-mails e dos relatos das vidas das personagens, que aparecem em capítulos intercalados, a autora conseguiu encontrar um equilíbrio entre um romance jovem adulto e uma tese com discussões filosóficas. Elas escrevem como adultas letradas e cultas, mas por vezes se comportam como adolescentes, e eu adorei isto. Afinal, não é assim a vida do jovem na casa dos 20-30 anos? Muito se aprende na teoria, mas muito ainda se faz necessário aprender na prática. Daí tantas reflexões existenciais.  

belo mundo onde voce esta

Em suma, o que tanto Eileen quanto Alice buscam é encontrar sentido. Nas coisas, no mundo. Não é isto que todos buscamos? Encontrar sentido no caos, beleza na destruição. Reflete-se sobre o capitalismo e seu consumo excessivo, sobre o papel da religião em nossas vidas, e sobretudo a respeito das relações humanas. Tentando, no fim das contas, encontrar algo que nos faça ver alguma beleza no mundo. Tudo isso a autora faz dentro de um enredo que envolve não só a amizade entre duas mulheres, mas também dois relacionamentos amorosos distintos e muito interessantes. 

Vez ou outra, penso as relações humanas como algo macio que nem areia ou água, e, ao derramá-las em recipientes específicos, damos-lhe formas." 

A escrita da Sally é de uma beleza de dar gosto. Aos poucos ela vai se consagrando como uma das maiores autoras do nosso tempo. Esta história me envolveu tanto que resolvi iniciar o hábito de trocar e-mails com uma grande amiga também. Tem sido uma ótima experiência, que também tem me ajudado a voltar a ver beleza na escrita, na comunicação e nas relações sociais. Obrigada, Sally Rooney. 


COMPRE AQUI ESTE LIVRO


ISBN: 978-6559213320

Editora: Companhia das Letras

Nota: 5/5⭐

2 Comentários

  1. Caramba, incrível como perdemos esse hábito de nos comunicar por e-mail. Somos tão imediatistas que acabamos esquecendo como é interessante e gostoso ler um texto ou mensagem bem escrita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu estou amando resgatar esse hábito!

      Excluir

Postar um comentário