Em 25 de julho celebramos o Dia Nacional do Escritor, data criada oficialmente em 1960, motivada pela realização do I Festival do Escritor Brasileiro, promovido pela União Brasileira de Escritores (UBE). Desde então, o dia passou a ser dedicado à valorização de quem transforma a palavra em ofício, arte, memória e crítica; e que, com sua escrita, constrói mundos, questiona estruturas e conecta pessoas.
Para celebrar essa data, selecionei cinco autores do Nordeste que têm se destacado na literatura contemporânea. Eles transitam por gêneros como horror, fantasia, romance, poesia e narrativa urbana, sempre trazendo olhares originais e narrativas envolventes. São vozes diversas que merecem ser conhecidas, lidas e apreciadas!
Lucas Santana
Lucas Santana é escritore, biólogue e paraibane, que atualmente mora em Recife. Gosta de histórias de investigação e de assombração, valendo-se de suas vivências enquanto pessoa queer e nordestina para escrever sobre o horror e o fantástico que atravessam o cotidiano.
É autore dos livros Sangue Raro (Naci, 2025), O silêncio do mangue (Naci, 2024), A trama da morte e Fruto podre (Corvus, 2023), e do conto O parque. Também escreveu contos para as revistas Suprassuma (Suma, 2023), The Dark e Pulpa, e para as antologias LGBTerror (Diário Macabro, 2024) e Rocket Pages (Rocket, 2022).
Elu compartilha seus interesses no Instagram, no Bluesky e no TikTok.
Ítalo Damasceno
Escritor, editor e roteirista, Ítalo é formado em Direito pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Tem vários contos publicados em coletâneas, dois livros da série O Falso Francês e é idealizador da IDS - Selo Editorial, uma editora independente.
O autor já escreveu roteiros para HQs, podséries e para o curta Hortelã (selecionado para a mostra competitiva do Festival Mix Brasil 2021). Também editou livros infantis e o livro de 10 anos do festival Junta: Dança e Contemporaneidade.
Ítalo divide seus dias entre trabalhar com as palavras para promover cultura e fomentar a literatura nacional, principalmente entre as famílias, sempre incentivando a formação de novos leitores, e você pode acompanhar isso em seu Instagram.
Maria Anna Martins
Maria Anna Martins é escritora e assessora de comunicação no mercado editorial. Ela já lançou um romance, três livros de contos autorais, um livro infantil e participou em algumas coletâneas; inclusive, em duas delas foi indicada ao prêmio Strix de Literatura.
A autora adora escrever livros repletos de Amor e Encanto, e frequentemente pode ser encontrada em cafeterias brincando com as palavras, ou compartilhando conteúdos literários em seu Instagram.
Mirela Paes
Mirela Paes acredita que todas as palavras têm magia. Comunicóloga por formação, escreve histórias de meninas e mulheres fortes ou que estão prestes a descobrir quanta força são capaz de ter. Como uma romântica incurável, os gêneros de romance são os que mais escreve. Pode ser sáficos, apimentados ou com protagonistas realmente poderosas, não só no cotidiano, mas cheias de magia também. Acompanhe mais sobre seu trabalho no Instagram e TikTok.
Henrique Conceição
Henrique Conceição é Licenciado em Letras (Português e Inglês), professor na educação básica de Pernambuco, ator e produtor cultural. É autor de livros do gênero poesia, entre eles, Amor e outras queixas (Independente, 2020), Até o nível do mar subir e a cidade inundar (Pedregulho, 2022) e Manual de putaria consentida (Fazêjo, 2024). Suas produções literárias flertam com os cenários urbanos e como eles influenciam as vivências humanas. Siga-o no Instagram e conheça mais sobre o seu trabalho.
☕☕☕
Valorizar a literatura local também é uma forma de resistência e celebração. Que tal conhecer mais sobre esses autores, procurar seus livros e seguir seus perfis nas redes sociais? E se você gostou da seleção, compartilhe esse post com alguém que ama ler, escrever ou descobrir novos nomes da nossa literatura. Hoje é Dia do Escritor, e nada melhor do que festejar com bons autores, né? Deixe nos comentários a sua indicação também!
0 Comentários
Postar um comentário