Resenha: A mágica da arrumação (Marie Kondo)

Na semana passada eu fiquei meio ausente aqui no blog, e hoje eu vou explicar o motivo: fiquei obcecada por um livro. Isso mesmo! Eu tinha ouvido falar no livro A mágica da arrumação num vídeo da Jout Jout, e desde então eu estava bem curiosa pra ler. Comprei pela internet e ele chegou semana passada, e quando comecei a ler não consegui mais parar! E como o livro fala sobre mudança de hábitos, eu só sosseguei mesmo quando coloquei um monte de coisas em prática. Deixa eu contar pra vocês!  

a magica da arrumacao
Pra falar melhor sobre o livro, vou colocar alguns trechos como ''aperitivo'' no post xP
O nome do livro já diz tudo né? A mágica da arrumação é basicamente um guia sobre como arrumar sua casa, mantê-la arrumada e ser feliz. A Marie Kondo, autora japonesa, além de dar todas as dicas, nos ajuda a entender a importância de ter um ambiente arrumado, e como isso reflete na nossa vida em vários aspectos.
A primeira grande dica do livro é: arrume tudo de uma vez. Isso mesmo, não planeje arrumar um comodo por dia ou coisa do tipo. Você precisa colocar na sua agenda a grande faxina, e aí ligar seu modo hard e arrumar tudo. No meu caso, eu precisei de um fim de semana inteiro, mas reservei todinho só pra arrumar tudo tudo tudo.
O método KonMari é uma maneira simples, inteligente e eficaz de eliminar a bagunça de vez. Comece descartando coisas. Em seguida, organize o ambiente inteiro, completamente, de uma só vez. Se você adotar essa estratégia, a desordem nunca mais voltará a se instalar." (p. 9)
De acordo com esse método desenvolvido pela autora, é assim que você tem que começar: descartando coisas. Assim você vai ficar apenas com o que gosta e realmente precisa, e vai ficar mais fácil arrumar tudo no lugar depois. 

a magica da arrumacao

Outra coisa importantíssima: o jeito certo de arrumar é por categoria. Nada de arrumar por área da casa: é preciso (e beeem mais fácil!) arrumar por categoria. Ela estabelece uma ordem que facilita bastante também: roupas, livros, papelada e itens diversos. Dentro dessas categorias você pode ir definindo outras menores, e no livro a autora dá várias dicas sobre o que manter ou não, como dobrar roupas, como guardar livros e tudo mais. 
Comece pelas roupas, depois passe para os livros, documentos, itens variados e, por fim, artigos de valor sentimental. Se reduzir o número de pertences seguindo esta ordem, seu trabalho fluirá com facilidade surpreendente. Começando com o mais fácil e deixando o mais difícil para o final, você irá aperfeiçoar sua capacidade de decisão aos poucos, e quando chegar a última categoria o processo vai parecer mais simples." (p.60)
Mas a parte mais importante do processo está no seguinte: manter na sua casa somente coisas que te trazem alegria. No processo de descarte e arrumação, a autora sempre recomenda que você se pergunte se aquela roupa, livro ou lembrança te traz alegria. Se sim, guarde-a. Se não, descarte. Lembrando que é importante doar aquilo que ainda está em bom estado, por que ainda pode trazer alegria para outra pessoa =D 
A melhor maneira de fazer a triagem do que fica e do que sai é segurar cada item e indagar: "Isso me traz alegria?" Se a resposta for afirmativa, guarde-o. Caso contrário, jogue-o fora. Este não só é o critério mais simples, como também o mais preciso." (p.40)



O resultado do meu fim de semana aplicando o método KonMari foram 10 sacos de lixo de 35 litros com coisas descartadas, além de várias outras sacolas aleatórias. Eu e minha mãe trabalhamos bastaaante, e descobrimos que tínhamos um monte de coisas desnecessárias e que não nos traziam mais alegria pela casa. Depois de terminar a casa ficou bem mais feliz! 
Admito que só uma faxina não deu pra organizar tuuuudo, e acho que outros mutirões assim serão necessários, mas a quantidade de coisas pra ser descartadas provavelmente será bem menor. No mais, este livro mudou a minha vida e eu recomendo 100%, e com essas dicas to conseguindo caminhar para um estilo de vida mais minimalista :)



ISBN: 978-85-431-0209-2
Editora: Sextante
Nota: 5/5 ⭐

É isso pessoal, espero que tenham gostado da resenha! 
Me contem nos comentários o que acharam no método KonMari.

2 Comentários

Postar um comentário