Resenha: Contos de Hans Christian Andersen


Recebi há algumas semanas, em parceria com a editora Paulinas um livro que me encantei assim que abri a caixa: Contos de Hans Christian Andersen. Deixa eu te explicar o motivo: esse livro reúne mais de 70 contos completos do autor, que foi e é um clássico da literatura infanto-juvenil dinamarquesa. Ainda não te convenci do quanto esse livro é incrível? Então calma que tem mais...

SINOPSE

As histórias e os contos escritos por Andersen refletem em sua maioria os contrastes sociais da época. Ao confrontar os padrões de comportamento dos poderosos e dos desprotegidos, Andersen defendeu seu ideal de igualdade entre os homens. Curiosamente, a infância pobre do grande escritor foi matéria-prima para suas histórias. Um paradoxo, pois essas histórias que lhe renderam fama entre os aristocratas, retrataram justamente os contrastes da sociedade dinamarquesa entre o forte e o fraco.Outra parte do encanto que há nos contos de Andersen está na sua capacidade de falar dos sentimentos e emoções em linguagem simples, sem afetações, muito próxima da linguagem coloquial de sua época.



Tudo bem, talvez você não conheça o H. C. Andersen pelo nome, mas com certeza conhece uma de suas famosas histórias. Entre elas estão O patinho feio, A pequena sereia, A princesa e a ervilha... isso mesmo, são todas do autor! Admito que também não conhecia a fonte original dessas histórias que tanto me acompanharam na infância, e por isso fiquei encantada em ter os contos completos do autor, traduzidos diretamente do dinamarquês.



Essa edição da Paulinas ainda carrega vários outros detalhes interessantes, como um prefácio escrito pela Nelly Novaes Coelho contando detalhes do universo do autor, incluindo até mesmo os registros bibliográficos de suas histórias no Brasil. Achei isso o máximo!



Achei a formatação do livro muito bonita (apesar de eu preferir folhas amareladas à brancas), e esse é um dos livros que quero com certeza guardar comigo sempre e ler pra os meus futuros filhos, quem sabe. Concluo essa resenha agradecendo à editora Paulinas por me enviar esse clássico tão incrível e me possibilitar viajar pelo universo do autor. Vale muito a pena a leitura!

E aí, quem já conhecia o autor?
Vocês gostam de contos infanto-juvenis?

obrigada pelo carinho!

xoxo 

8 Comentários

  1. Heey!
    Adorei sua resenha, me pareceu um livro muito interessante e eu não conhecia ainda. As fotos estão lindas. Abraços
    https://diarioleitorblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito bonito esse livro, e eu não conhecia esse autor pelo nome como tu mesma disse, outro conto bem famoso é o Soldadinho de Chumbo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Eu não conheço o conto (apenas as adaptações cinematográficas dele), e infelizmente este não está presente no livro =/ Mas pelo que sei da história, ela é linda!

      Excluir
  3. Que livro lindo! Adorei a resenha, fiquei afim de ler todos esses contos <3

    ResponderExcluir
  4. Eu queria saber o nome de todos os contos que estão disponíveis nesse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paola! O livro tem 80 contos, então fica difícil listá-los aqui. Mas você pode conferir o Índice no trecho gratuito disponibilizado no site da editora! Segue o link: https://www.paulinas.org.br/loja/contos-de-hans-christian-andersen

      Excluir

Postar um comentário