Resenha: Garota Exemplar (Gillian Flynn)

resenha garota exemplar janela literaria

Antes de ser comprado, este livro passou um bom tempo na minha lista de desejos. Ouço falar da Gillian Flynn há anos, e era curiosa pra saber o por quê de ela ser assim tão comentada entre os leitores. Garota Exemplar fez tanto sucesso que o enredo foi adaptado para o cinema, com o ator Ben Affleck e a atriz Rosamund Pike no elenco. 
Além de ter sido o primeiro livro que li da autora, este foi também o meu primeiro thriller. Pelo menos que eu me lembre. Nunca tinha embarcado em um mistério escrito dessa forma, que reúne elementos do suspense policial e do romance, com um forte apelo psicológico.


leitura livro garota exemplar

SINOPSE: Na manhã do quinto aniversário de casamento, Amy desaparece da nova casa, às margens do Rio Mississippi. Tudo indica se tratar de um sequestro, e Nick imediatamente chama a polícia, mas logo as suspeitas recaem sobre ele. Exibindo uma estranha calma e contando uma história bem diferente da relatada por Amy em seu diário, ele parece cada dia mais culpado, embora continue a alegar inocência. À medida que as revelações sobre o caso se desenrolam, porém, fica claro que a verdade não é o forte do casal.


livro garota exemplar

O livro, dividido em três partes, conta a história da Amy, uma mulher casada, na casa dos 30, que teve a sua vida espelhada em uma personagem escrita por seus pais, chamada Amy Exemplar. Crescer tendo que competir com o modelo ideal de garota criado por seus pais para a ficção tornou a vida de Amy um tanto complicada, porém o seu casamento com Nick parecia ser uma complicação a menos em sua vida, de acordo com o que vamos vendo no inicio de seu diário.  Mas as coisas começam a mudar quando algumas desventuras acontecem na vida do casal, fazendo-os serem forçados a se mudar de Nova York para o Missouri, o que muda completamente o estilo de vida deles. E então, algo horrível acontece: Amy desaparece de sua casa, deixando um rastro do que parece ter sido um crime violento. E paralelo ao seu sumiço acompanhamos Nick, na luta para encontrar a sua esposa.


capitulos livro garota exemplar

Os capítulos do livro se intercalam entre relatos antigos do diário de Amy e o presente de Nick, que está em busca de sua esposa. Gostei bastante desse modelo de narrativa, que fez com que tudo fluísse muito bem, fazendo as peças se encaixarem aos poucos. Há também no livro um recurso temporal: durante a leitura, vamos relacionando as datas do diário de Amy aos acontecimentos da história, e a cada capítulo do ponto de vista de Nick há uma contagem do tempo em que Amy está desaparecida.
Os relatos do diário de Amy retratam uma mulher exigente e perfeccionista, que seria capaz de levar alguém ao seu limite. Nick, por ser seu marido, torna-se rapidamente o primeiro suspeito do crime, sendo pressionado pela polícia e pela opinião pública - e também pelos pais preocupados de Amy -, e os comportamentos inapropriados do rapaz não contribuem para sua imagem
Tendo ao seu lado apenas a sua irmã gêmea Margo, Nick afirma inocência. Tentando prová-la, ele se esforça para entender as nuances desse mistérios e encontrar a esposa, que ele torce para estar viva. 

autora garota exemplar

Preciso dizer: a Gillian Flynn zerou o conceito de plot-twist! Sério, em vários momentos fiquei lendo literalmente de queixo caído, sem acreditar na reviravolta que estava rolando na história. Adorei a forma como a autora me surpreendeu, me deixando louca para chegar a conclusão de todo esse suspense. Estou bem animada para ler mais da autora, e por isso já adquiri o meu exemplar de Objetos Cortantes, também escrito por ela. 

LEIA TAMBÉM: 5 dicas para ler mais neste ano


sinopse livro garota exemplar

Algo que me incomodou foi o fato de algumas peças dessa história terem ficado em aberto. Não foi nada que comprometesse o enredo, mas senti que alguns elementos poderiam ter sido melhor explorados. Apesar disso, avaliei o livro com nota máxima. Recomendo a todos que estiverem afim de investir em um suspense eletrizante, digno de virar a noite lendo e bebendo café <3 
Durante o processo de escrita dessa resenha, pesquisei um pouco sobre a obra e acabei me deparando com alguns artigos bem interessantes, que resolvi linkar abaixo (alguns desses artigos podem conter spoilers):

CINEPOP: Você sabia? A diabólica 'Garota Exemplar' realmente existiu... Conheça sua história!, por  
MEDIUM: O que Amy, de Garota Exemplar, pode nos ensinar sobre a forma como lidamos com os homens, por S. Paiva
OBVIOUS: Garota Exemplar: até que ponto uma vingança pode ser considerada normal?, por Domie Lennon 

Finalizo, com o trailer da adaptação deste livro para o cinema (que já está disponível na Netflix): 





resenha garota exemplar gillian flynn

COMPRE GAROTA EXEMPLAR

ISBN: 978-85-8057-290-2
Editora: Intrínseca
Nota: 5/5 ⭐

17 Comentários

  1. Eu lembrei do filme...assisti há muitos anos. É sempre bom saber mais sobre enredos adaptados pro audio-visual. Adorei a resenha. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olha eu adorei sua resenha e confesso que me deu mais vontade de ler ele ainda ja estava na minha lista de desejo na Saraiva 🖤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então corre e compra logo esse livro, mulher! Não perde tempo, haha

      Excluir
  3. Ah, quando eu assisti o filme Garota Exemplar senti a mesma coisa que você lendo o livro, é de cair o queixo. Queria compartilhar o filme com o mundo também. Mas não sabia da existência do livro, agora está na minha lista de desejos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é tão incrível quanto o filme! Amo quando os enredos me surpreendem <l3

      Excluir
  4. Eu adoro tanto esse livro, lembro que esperei ter o livro para ver o filme de tão animada que eu estava para ler. A escrita da Gillian é incrível e os plots twists desse livro são de tirar o fôlego, uma verdadeira obra de arte!

    http://blink-moments.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também esperei ler o livro pra ver o filme, mesmo ele já tendo sido lançado há tanto tempo. A Gillian é mesmo incrível!

      Excluir
  5. Que modelo diferente de narrativa. Já vi o trailer do filme, e muita gente já comentou sobre, mas confesso que nunca tinha ido atrás de saber sobre o que realmente era a história. Parece ser tão interessante e profundo! Aaaah, e agora que sei que está na Netflix vou ficar me coçando pra ir assistir, mesmo sem ter lido ainda haha. Adorei a resenha! Você escreve bem demais <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre bom ver você por aqui, Luana <3 Muito obrigada pelo elogio! E adiciona logo o livro na tua lista mulher, pra não esquecer de ver, hehe

      Excluir
  6. Oi, tudo bem? Esse é um dos melhores livros que li em 2017. Depois que assisti o filme a história se tornou uma das minhas favoritas. O enredo, elenco, a escrita, tudo me chamou atenção. É impossível não querer ler novamente. Agora estou querendo conhecer outros livros da autora. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érika! Bom ver você por aqui novamente <3 Eu acabei de ler Objetos Cortantes, também da autora, mas pra mim ainda não bateu Garota Exemplar. Essa história é top demais! hehe

      Excluir
  7. Oii! :)
    Eu ganhei esse livro no ano passado de um amigo e Deus do céu, foi uma mistura de sentimentos! haha Adorei esse livro, a forma com tudo foi acontecendo e os personagens foram crescendo na história!
    Mas ainda não assisti o filme! Espero conseguir assistir logo :p

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulheeer, corre logo pra ver o filme! Se você curtiu muito o livro, acho que também vai gostar da adaptação.

      Excluir
  8. OIe, tudo bem? Não conhecia esse livro nem o filme , mas fiquei curiosa para saber sobre o que acontece. Amei a dica bem diferente de outras narrativas.Beijos!😘💞

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ter te apresentado essa obra, Lailana! Beijão <3

      Excluir

Postar um comentário