Vou te contar: 5 dicas para ler mais neste ano

dicas para ler mais

De acordo com essa matéria da revista superinsteressante, ler mais está entre as 10 resoluções de ano novo mais populares. Eu mesma defini algumas metas de leitura para esse ano, e planejo ler bem mais livros que no ano passado. Para tornar isso realidade, estou me utilizando de algumas dicas que aprendi como leitora ao longo dos anos, mas que ainda não havia colocado em prática. E como resultado, pasmem: hoje é dia 19 e eu já estou no sexto livro do ano! Yay! Sei que muita gente não deve ter como objetivo ler tanto assim, principalmente se ainda é um iniciante nesse universo literário, e sei que por outro lado deve ter gente por aí que já leu o dobro do que li até agora. Mas acredito que se essas dicas estão funcionando pra mim, vale a pena compartilhar com vocês. Então vamos lá!

1. Estabeleça uma meta diária

Não importa se você consegue ler 5, 20 ou 50 páginas por dia, é importante estabelecer uma meta diária para que você mantenha o seu ritmo de leitura. Algumas pessoas também definem essa meta em capítulos, mas eu particularmente não recomendo: alguns capítulos podem ser mais longos do que outros, então você vai acabar lendo quantidades muito diferentes a cada dia. Além disso, você pode definir um número de páginas e também colocar como regra não parar de ler até encerrar um capítulo. Assim, você acaba sempre superando a sua meta em algumas páginas a mais. 

2. Monte uma TBR

O termo TBR é bem comum na comunidade literária, e é uma sigla para to be read, que significa "a ser lido". Basicamente, uma TBR consiste em uma lista de livros que você planeja ler. Eu tenho um espaço separado na minha estante para esses livros, pois assim consigo visualizar melhor quantos livros não lidos eu ainda tenho, o que me ajuda inclusive a não sentir o impulso de comprar ainda mais exemplares. Então recomendo muito que vocês organizem a sua TBR, seja na prateleira ou no papel mesmo, para terem uma ideia das obras que pretendem ler no futuro.

estante


3. Defina o seu lugar de leitura

Se você não tem o hábito de ler, é provável que não se sinta confortável lendo em qualquer lugar, com interferência de sons e outras pessoas. Sugiro então que defina um espaço especial para leitura. Na minha casa, esse lugar é uma poltrona que fica no meu quarto. Ela está posicionada num lugar bem iluminado, e é super aconchegante. Quando sento nela, já sinto que o meu "modo leitura" foi ativado, e consigo passar horas lendo. 

cantinho de leitura

























Você pode escolher qualquer lugar da casa, mas recomendo apenas que não seja a sua cama  ou o seu modo leitura vai se confundir com o modo sonolência, hehe. Então encontre uma cadeira no terraço, um espaço no chão com algumas almofadas — qualquer cantinho é válido, desde que você se sinta confortável e seja capaz de se concentrar.

4. Carregue sempre um livro na bolsa e aproveite as horas vagas ou momentos de espera

Caso você já tenha desenvolvido o hábito da leitura, mas deseja ler mais, recomendo que observe melhor a sua rotina. Você faz uso de transporte público? Quantos minutos passa por dia nesse trajeto? Você tem momentos de espera, como no banco ou em consultórios? Pense em todos esses momentos e se imagine lendo neles. Muitas vezes a gente acaba se distraindo apenas com o celular, e assim perde muito tempo que poderia ser gasto lendo (falei sobre isso no meu post sobre o que aprendi após um mês sem celular, lembra?). Então uma boa forma de ler mais é ter sempre um livro com você, e aproveitar as horas vagas para ler. 

5. Use um aplicativo para registrar suas leituras

Essa dica eu passei a usar recentemente, e tem me ajudado muito com o meu rendimento. Apesar de já ser usuária de redes sociais literárias há alguns anos, só agora decidi usá-las para registrar o meu processo de leitura — além de simplesmente marcar o livro como lido lá.

aplicativos de leitura

Tenho no celular os aplicativos do skoob e do goodreads (me sigam lá!😊), e gosto de atualizar diariamente por lá em que página estou, e a minha avaliação daquele livro até o momento. Parece besteira, ou até mesmo apenas um trabalho a mais, mas juro que esse processo é divertido! Muitas vezes coloco suposições por lá, como por exemplo "estou suspeitando de fulano" em uma obra policial, e é super legal chegar ao final do livro e ler tudo o que escrevi por lá depois.

E então, já está mais encorajado para ler mais esse ano? Espero que sim! Me conta nos comentários se ler mais também está nas suas metas 💗 

[As imagens deste post são livres de direitos autorais e licenciadas via pexels]

23 Comentários

  1. Amei as dicas. Mesmo já gostando muito de lê,essas dicas ajudam a organizar melhor as leituras e o tempo.

    ResponderExcluir
  2. Sempre fui uma pessoa que AMA ler, lia pelo menos dois a três livros no mês (dependendo do tema), mas do fim de 2018 pra cá, confesso que fiquei dispersa e estava buscando algo que me motivasse a voltar com esse hábito! Eis que encontro seu blog, com essas dicas incríveis! Muito obrigada :)

    ResponderExcluir
  3. eu consegui ler bastante ano passado, mas ja comecei o ano com tanto trabalho que tive que diminuir meu ritmo de leituras;mas adorei suas dicas mt boas

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Preciso seguir as dicas para melhorar a quantidade de leitura, essa do app foi massa

    ResponderExcluir
  5. Que dicas maravilhosas! Ler mais também é uma das minhas metas esse ano, mas ainda estou bem longe de você hahaha
    Coloquei o mínimo de 12 livros, mas ja estou terminando o segundo, então acho que vai ser fácil.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olã Querida,
    Tudo bem?
    Que Dicas Maravilhosas:)
    Eu Amo Ler:)
    Beijinhos Karina
    Desejo te uma semana feliz:)

    ResponderExcluir
  7. Que bacana as dicas que você trouxe, ler é muito, acho importante ter um lugar só para leitura, espero que você consiga realizar a meta de ler muitos livros ainda nesse ano, bjs.

    ResponderExcluir
  8. Heey, Malu!

    Ótimas dicas pra quem está começando a pegar o hábito da leitura, eu por exemplo não costumo ler mas gosto bastante da ideia de sentar em um espaço confortável e tranquilo pra ler, além de ativar nossa criação e muito bom pra enriquecer o vocabulário, fora também que aumenta seu conteúdo de leitura. Parabéns pelas dicas!

    Um grande beijo ♡

    https://www.jaquedelua.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Amo ler, e Vivo lendo e sempre fazendo sua dica dois, e já deixo programado os próximos livros que eu quero ler

    ResponderExcluir
  10. Suas dicas são maravilhosas para se cikocol em prática e eu tenho o péssimo habháb de ler deitada na cama e de fato acabo ficando sonolenta e tirando cochilos na hora da leitura kkkkk vou seguir a dica e mudar de lugar.bjs e ibrobrig pelas dicas maravilhosas

    ResponderExcluir
  11. Oi Malu! Tudo bem!?
    Sempre tive um hábito de ler, mas no final do ano pra cá nem estou lrndo e isso faz falta, estou de mudança de país e casamento que assim que der, irei me organizar novamente.

    ResponderExcluir

  12. Antigamente eu conseguia ler váááários livros, mas confesso que fui ficando sem tempo e mais preguiçosa ultimamente hahaha Espero que eu consiga ler mais este ano, adorei o post. Gosto bastante de ler antes de dormir :)

    ResponderExcluir
  13. ótimas dicas! sempre fiz a maioria delas, esse ano comecei um desafio literário e já to com minha tbr do semestre prontinha! Sempre que posso levo um livro na bolsa, ai acaba que o meu lugar de leitura é o ônibus ou o mêtro kkkkk

    http://blink-moments.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? Que dicas mais legais. Realmente ler mais está na minha lista de resoluções para este ano. Nunca fui de fazer TBR mas esse ano decidi fazer. Confesso que isso tem me ajudado a ser mais organizada. Espero conseguir cumpri-la. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  15. Ler mais está na minha lista para esse ano e amei suas dicas vou tentar por em prática, mas confesso que estou bem desorganizada e seu posto já me deu aquele click amei, amei mesmo! Beijos Lori.

    ResponderExcluir
  16. amei essas dicas, estava precisando mesmo, sou muito lerda na questão leitura e tenho que melhorar!

    ResponderExcluir
  17. Ja amei suas dicas!!!
    Eu pretendo ler bons livros esse ano

    ResponderExcluir
  18. Que post lindo, adorei suas dicas, esse ano eu quero ler muito mais do que li ano passado e com certeza vou utilizar suas dicas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Estou firme no meu hábito de leitura e suas dicas vão agregar ainda mais. Já quero baixar os apps!

    ResponderExcluir
  20. Dicas simples que fazem a diferença. Uma das coisas que me me ajudaram a ler mais em 2018 foi intercalar livros físicos com e-books.

    ResponderExcluir
  21. Muito obrigada por suas dicas! Eu coloquei em minha metas de ler mais.
    Gosto de ler mas não tenho o hábito e tempo...
    O tempo a gente faz, então bora seguir as dicas e ler mais do que planejado!
    Abraços! Roxana Fernandes

    ResponderExcluir
  22. Umas das minhas metas esse ano é LER
    e estou toda empolgada kkk
    amei as dicas
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Oii! :)
    Adorei as dicas! Fiz um post parecido no blog e acho ótimo acompanhar dicas de outras pessoas, porque nos dão ideias que sequer passam pela nossa cabeça! :)
    Metas diárias funcionam comigo, mas ultimamente não consigo seguir metas maiores, como o que eu quero ler no mês/semestre/ano. Mesmo assim estou tentando :)

    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário