Resenha: Histórias aumentadas conforme são contadas (Mário Bag)


Eu adoro contação de histórias. Acho isso uma arte, e a forma como elas são contadas por cidadãos do interior, pescadores, senhores e senhoras, tem todo um quê de nostalgia. Muitas dessas histórias mudam com o tempo, recebem novos floreios, ou são aumentadas de alguma forma, como é o caso das contadas neste livro de Mário Bag. Recebi esse exemplar da Editora Paulinas, e adorei do início ao final.


As histórias são divididas em 7 temáticas, estando entre elas papagaios, vacas especiais, raios... Cada uma recebe ilustrações do autor e são curtinhas, com uma ou duas páginas, escritas em formato de poesia. 




Eu me diverti com cada uma das histórias, que me lembraram muito a literatura de cordel daqui de Pernambuco. Também senti que as ilustrações sofreram influência das xilogravuras, que costumam ilustrar os cordéis. Quanto a forma como as histórias são contadas, me fizeram pensar nos contadores de história daqui do Nordeste, como Jessier Quirino. Se você é daqui da região, talvez já o conheça, mas vou deixar um vídeo dele abaixo para vocês sentirem o gostinho:



Adorei o trabalho do Mário Bag com este livro. Mesmo o autor sendo carioca, ele me fez pensar muito sobre as histórias que são contadas no meu estado. Acho que certas lendas se repetem por aí, não é mesmo? A do homem que cavou um buraco e chegou na China você com certeza já ouviu falar! É um livro perfeito para ler junto com as crianças, ou mesmo para um adulto apreciar em poucas horas. Super recomendo!

13 Comentários

  1. Deve dar prazer de ler só de olhar essas figuras fofinhas! ♥ Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Esse é o tipo de livro pra ler com gosto!! Amo livros ilustrados assim. Amei conhecer esse.

    ResponderExcluir
  3. Aaah, adoro tudo que me remeta ao Nordeste, literatura de Cordel, Natureza... já me encantei com esse livro *_*

    De cara com a Juh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cultura do nordeste é muito linda, né Juh? Mas o interessante é que esse livro nem é sobre essa região! O autor é carioca, mas escreveu histórias que acabam remetendo ao Brasil como um todo.

      Excluir
  4. Que livro mais fofo! Não conhecia o Mário bag. Adorei suas ilustrações, tem traços tão engraçados. ❤

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia essa editora, mas já fiquei curiosa para ver quais outros livros ela lançou. Faz tanto tempo que não leio livros com poesias! Dá uma saudade. Esse da resenha me recordou alguns que eu costumava ler quando tinha uns 12 anos. As ilustrações também estão lindas! Se a história é boa, o que há de mal em aumentar um pouquinho, né? Haha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Luana, hehe Fico feliz por esse livro ter te trazido boas lembranças! E quanto aos livros publicados pela Paulinas, você pode encontrar vários na aba de resenhas daqui do blog <3

      Excluir
  6. Olá!
    Não conhecia este livro, amei as ilustrações e a capa...
    Parece ser uma ótima opção de leitura.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Adorei a sua resenha e fiquei muito feliz com a menção ao Jessier Quirino! Ele é realmente um mestre da contação de histórias.

    ResponderExcluir
  8. Gente, que livro lindo e super colorido. Deve ter sido uma delícia de ler. Obrigada por compartilhar conosco :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário