Resenha: O milagre da manhã (Hal Elrod)

Primeiro post do ano, yay! Feliz 2019, galera! Espero que a sua virada para o ano novo tenha sido incrível <3 E é claro que eu não poderia começar o ano sem falar de livros, não é mesmo? E hoje, dia 4 de janeiro, vim resenhar pra vocês a minha primeira leitura iniciada e concluída nesse ano. Estou muito feliz com o fato de a minha média de leitura nos últimos dias ter sido bem alta em comparação ao ano passado! E, como de costume, me dediquei à leitura de um livro que tem uma proposta transformadora e de inspiração para começar o ano.

VEM VER O MEU ÚLTIMO POST DO ANO: Adeus 2018, Olá 2019! 

capa o milagre da manha

Após ter visto muita gente comentar sobre este livro na internet, resolvi comprá-lo no ano passado (mostrei no meu bookhaul da black friday, lembra?). Me motivei à adquiri-lo principalmente por quê eu venho enfrentando alguns problemas para acordar de manhã, uma vez que minha vida está sem rotina definida. Acordo tarde, já cansada e com preguiça, e sinto falta das manhãs produtivas que já tive em outros tempos.
Comecei este livro sem saber muito sobre ele, e terminei a leitura inspirada, por um lado, mas repleta de críticas, por outro. Por isso, gostaria de discutir algumas das minhas opiniões com vocês. 

o milagre da manha e bom

O autor deste livro, Hal Elrod, é um cara muito inteligente. E tem uma história incrível de superação, não há como negar. Ele sobreviveu a um grave acidente e enfrentou uma grande crise econômica, mas conseguiu sair dessa. Porém a expertise dele não foi desenvolver um método infalível de desenvolvimento pessoal, por duas questões: 

1. Não existe método infalível de desenvolvimento pessoal que sirva para todo mundo do universo (coisa que ele tenta pregar que sim); 

2. Os métodos que ele utilizou no livro já existiam, sendo ele responsável apenas por sistematizar uma rotina bonitinha e cativante. 

O que ele fez foi utilizar a rotina criada para que ele superasse os seus problemas, e aplicá-la na vida de outras pessoas. Mas a verdade é que a afirmação de que "se deu certo comigo vai dar certo com você", e de que "se fulano pode você também pode" é utópica. A vida não é assim. Cada pessoa é diferente e vai encarar as coisas de forma diferente, seja positiva ou negativamente. Mas essa é apenas a minha opinião.
Esse discurso tem ficado em alta nos últimos tempos, e é muito utilizado por coachs. O próprio autor também se tornou um, e tem milhares de clientes. No Brasil, novos coachs também vem surgindo a cada dia. Virou um verdadeiro negócio, e isso tem sim ajudado muitas pessoas. Porém, um elemento me preocupa: o próprio Hal, em um ponto do livro, fala de ter sofrido com depressão. O milagre da manhã foi criado por ele como uma tentativa de sair dela. Mas acho válido argumentar que esse caminho não necessariamente irá salvar outras pessoas que sofrem de depressão. Lembrem, Hal é um administrador. Assim como vários outros coachs. Mas o profissional indicado para tratar depressão e ansiedade é um psicólogo! Não esqueçam disso. Muita gente tenta evitar a ida ao psicólogo e psiquiatra partindo para outros meios, que podem sim ajudar em seu tratamento, mas nada substitui um especialista para cuidar do seu caso.


avaliacao o milagre da manha

Não me leve a mal: eu aprendi bastante com esse livro. Fiz minhas anotações, como recomendado pelo autor, e irei com certeza incorporar várias de suas dicas à minha rotina. Pra quem está desnorteado com o início de seus dias, como eu, ele traz ótimas formas de começar a mudar isso. 
Mas sinceramente, não consigo curtir a linguagem de livros de auto ajuda como esse. Frases são repetidas várias vezes e depoimentos são utilizados o tempo inteiro para tentar convencer o leitor de que este livro vai mudar a sua vida. Além disso, a expertise do autor entra mais uma vez na estratégia de marketing utilizada por ele: constantemente o leitor é convidado a acessar sites de "O milagre da manhã", grupos no facebook, e adquirir outros materiais relacionados ao livro. Ele chega até a convidar você a comprar este livro e presentar amigos! Pra um cara que já foi bem sucedido com vendas, eu não esperava menos. 

livro o milagre da manha


Tirando toda essa estratégia de auto ajuda o livro apresenta alguns elementos interessantes, que inclusive estou começando a incorporar na minha rotina matinal. Ter uma manhã tranquila, produtiva, saudável, e definir um propósito para a sua vida são com certeza elementos importantes para nos fazer viver mais plenamente. Por essa parte, agradeço ao autor. Entretanto, outras leituras já foram bem mais transformadoras em minha vida sem necessitar utilizar essa linguagem, como O ano em que disse sim, da Shonda Rhimes, ou mesmo A mágica da arrumação, da Marie Kondo (que acaba de se tornar uma série na Netflix!). Ambos são livros com outras temáticas, mas que me inspiraram muito e mudaram vários aspectos da minha vida.

auto ajuda o milagre da manha

A edição brasileira do livro foi publicada pela Editora Best Seller, e você pode adquiri-la clicando aqui. O livro ficou bem bonito e com boa diagramação, mas encontrei alguns errinhos de digitação no decorrer da leitura, porém nada que comprometa o entendimento. 
Ufa! Comecei o ano pegando pesado, né gente? Mas apesar de todas as minhas críticas, recomendo bastante a leitura desse livro. Quero que você descubra por si só a respeito da estratégia desse autor, e acho que sim, ele apresenta dicas válidas e eficazes, mas que talvez pudessem ser resumidas em bem menos páginas se não fosse todo o discurso de auto ajuda. 

Já leu este livro? Me conta nos comentários a sua opinião a respeito dele!

ISBN: 978-85-7684-994-0 
Nota: 2/5



21 Comentários

  1. Não li a obra, não curto muito livros de auto ajuda mas reconheço que têm o seu valor e podem ajudar muita gente. Basta saber filtrar os ensinamentos e diretrizes que realmente podem ser eficazes no dia a dia indo além do simples discurso de se ajudar, como vc bem pontou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Patrícia! Cada um faz o uso que lhe é mais conveniente :)

      Excluir
  2. Também estou precisando organizar minha vida e principalmente modificar minhas manhãs.
    Cheguei a achar que nesse livro teria alguma dica ou técnica de como começar, mas já vi que também não vai me ajudar.
    Apesar de você achar que pegou pesado amei sua resenha, ficou super completa.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, pra quem está sem saber por onde começar, acho que essa leitura é válida! Como falei, o livro traz métodos que já são conhecidos, mas o fato de estarem sistematizados em uma rotina ajudam bastante. Quem sabe ele se torna mais útil pra você do que foi pra mim! :)

      Excluir
  3. Aí Malu você é uma fada sensata mesmo Hein... ADOREI! Compartilhamos do mesmo pensamento sobre livros de auto ajuda. Ás vezes tudo não passa de um grande copy de mais de 100 páginas. O marketing tá destruindo a literatura (extremista, eu...)

    As vezes um livro, que não é de auto ajuda, pode mudar nossas vidas.

    Clarice Lispector mudou minha vida!!!!

    Bjs
    www.meloleticia.ml

    ResponderExcluir
  4. Olá!Não li a obra,mas de acordo com sua resenha ele será de grande ajuda naqueles momentos em que estamos perdidos,um pouco sem rumo,pois sempre temos altos e baixos em nossa vida.
    Excelente postagem.Obrigada pela recomendação!Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que o livro é legal pra quem tá meio perdido, precisando saber por onde começar!

      Excluir
  5. Nossa gostei bastante parece ser realmente muito bom o livro

    ResponderExcluir
  6. Não me fala de coach não por favor, huehue, adorei a resenha, não te achei dura não, te achei bem justa na real, mas reconheço que pode ajudar pessoas a mudar certos aspectos da vida para melhor.
    Enfim show de bola sua resenha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentei ser justa mesmo com o livro, dando a minha opinião real. Que bom que curtiu a resenha, Ranny! <3

      Excluir
  7. Achei ótimas suas críticas, penso que o livro só será útil se a pessoa se interessar em lê-lo. Mas certamente será uma boa leitura para muitos leitores! Dica anotada.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Cidália, é preciso ter interesse na leitura e se comprometer com ela. Acho que isso serve para qualquer livro.

      Excluir
  8. Concordo plenamente com você. Embora não tenha lido esse livro, percebi coisas assim em outros livros de auto-ajuda que já li. Também acho que não existe uma fórmula mágica como, muitas vezes, querem nos passar, mas também acredito que podemos aplicar muitos conselhos e conseguir bons resultados. Adorei a resenha, não conhecia o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Evandro! Acho que ler sobre as experiências de outras pessoas e ouvir seus conselhos é sempre um caminho para descobrir coisas positivas para a nossa vida. Mas querer encontrar uma fórmula mágica ou a solução milagrosa para todos os problemas já é força um pouco a barra!

      Excluir
  9. Eu sou fã de livros de autoajuda,é também tenho problemas com minhas manhãs. Fico feliz que tenha gostado em boa parte, é triste perceber frases repetitivas, mas pra algumas pessoas funciona: repita até que se torne real, sabe? Ótimo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Andréia, acho que cada um tem uma experiência diferente em relação a esse tipo de tática de escrita.

      Excluir
  10. Ontem mesmo vi um video que se refere a esse livro O Milagre da Manhã, achei super super interessante e envolvente.Falei pra minha irmã sobre o Livro, e hoje estou aqui vendo sua resenha sobre ele, adoreii. To atrás desse livro pra ler. Obrigada, bjs

    ResponderExcluir
  11. parece muito interessante e bom o livro, adorei as fotos do post, beijos

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro e realmente não acho que tenha uma fórmula mágica que funciona com todo mundo, não leio muitos livros assim, mas gostei de conhecer mais sobre ele aqui, obrigada!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Eu gostei muito da indicação deste livro. Nao conhecia. É o estilo de livro que muito me atrai pois amo livros que agregam em nossa vida.

    ResponderExcluir
  14. Achei o livro fraco, auto ajuda, talvez ajude iniciantes, o autor enrola demais pra esticar o livro, o livro poderia ser resumido em um Twitter

    ResponderExcluir

Postar um comentário