Vou te contar: por que você deveria estar lendo revistas + 5 dicas de leitura

por que ler revistas blog janela literaria

A ideia para esse post começou com uma postagem que fiz no Instagram sobre a Revista Cult um dia desses. Fiquei refletindo sobre como eu havia diminuído o hábito de leitura de revistas ao longo dos anos - e como nesse ano isso mudou. Já fui assinante de revistas no passado, mas muitas das que assinei nem existem mais, afinal esse mercado está em queda há um bom tempo. Entretanto percebi que o que faltava para mim era encontrar que tipo de revista eu queria ler agora. Porque a verdade, caro leitor, é que as vezes a gente está lendo errado. Lendo o que não gosta, o que não se enquadra com o nosso estilo, e por isso perdemos logo o interesse. 
Veja só um exemplo do que estou falando: na minha época de escola, lá pela oitava série, os meus interesses estavam voltados para música pop, Harry Potter e como esconder minhas espinhas. Logo, a Capricho era a minha escolha sempre que ia nas bancas. Mas creio que hoje em dia, se a revista física ainda existisse, já não me interessaria tanto assim. 

As opções de revistas para o publico jovem adulto ainda são muitas, mas resolvi listar aqui algumas que leio regularmente e que me mantém atualizada sobre o mundo, alimentando a minha fome de conhecimento de vez em quando. 

por que voce deveria estar lendo revistas janela literaria

MAS POR QUE LER REVISTAS?

Você pode estar pensando no por quê desse meu apelo para a leitura de revistas. Afinal, há tantas opções, não é mesmo? Temos aí a internet repleta de informação gratuita, a televisão, e é claro, os livros. Mas algo nas revistas sempre me chamou atenção. É que consigo sentir, a cada página virada, o quanto aquele material é fruto do esforço de muita gente: fotógrafos, editores, jornalistas... A experiência é totalmente diferente pra mim.
Mas bem, se esse meu relato completamente subjetivo não te convenceu, tenho algumas outras razões que irei listar abaixo para tentar te convencer a ler esse tipo de conteúdo:

  • Para se familiarizar com outros formatos de escrita;
  • Para ter contato com o que está sendo comentado no mundo sobre temas diversos;
  • Para sair da sua zona de conforto
vou te contar porque voce deveria estar lendo revistas

Durante o processo de escrita desse post, consultei algumas pessoas nos grupos de whatsapp que participo e no Instagram a respeito do hábito de ler revistas. Alguns depoimentos legais surgiram, e resolvi compartilhar com vocês (com autorização dos autores, claro 💓)

"Adoro a diagramação das matérias. As imagens me atraem muito e a forma que são feitos os textos editoriais. E, por causa da minha área, eu gosto de ver também os anúncios: formatos, imagens, textos, chamadas..."
- Sofia Breder, 21 anos, publicitária

"Eu leio revistas com o objetivo de me informar sobre temas vinculados à economia política internacional, a fim de encontrar fontes que tratem especificamente destas temáticas, para agregar no meu conhecimento sobre o assunto e produção acadêmica".

- Guilherme Melo, 23 anos, cientista social

"Gosto dos meios físicos de informação, o prazer do contato, sabe? E algumas revistas trazem autores tão bons, é como ter a densidade de um livro em poucas páginas e no tempo perfeito de uma xícara de café. Aliás, rende vários cafés..."
- Maria Fernanda, 24 anos, arquiteta e urbanista

Outro elemento interessante das revistas é que, normalmente, elas irão seguir uma mesma linha editorial. Ou seja, ao adquirir um exemplar de uma determinada revista, você pode saber exatamente que tipo de conteúdo estará consumindo. Isso serve para as temáticas abordadas, o posicionamento político, o material fotográfico... O que é um ótimo meio de ler o conteúdo que você gosta em um só produto.
Dito tudo isso, vamos às indicações. As revistas que falarei abaixo se enquadram muito no tipo de conteúdo que gosto de consumir - então se você se identifica com o que posto aqui e nas minhas redes sociais, é provável que curta elas também. 

piaui

Conheci a Revista Piauí através de uma edição antiga, trazida pelo meu pai da casa de um amigo. Curti logo de cara os textos cheios de opinião, as entrevistas e as crônicas que a revista publica. Repleta de críticas a política e a sociedade, é um prato cheio para uma cientista social como eu. Entretanto a revista já é sucesso entre os mais variados públicos, sendo muito bem vendida em todo o país. 

cult

O meu primeiro contato com a Revista Cult foi através do Instagram. Eles são bem ativos nas redes sociais e compartilham matérias muito interessantes. Só hoje descobri que a revista surgiu no ano em que nasci, hehe Adorei esse detalhe! Mas curiosidades a parte, fiquei encantada com as edições especiais que eles produzem. Adquiri recentemente a edição sobre a Simone de Beauvoir e estou adorando a leitura. A revista é daquelas que te fazem se sentir mais inteligente só de ler, sabe? Se aprende muito a cada página. 

suplemento pernambuco

Vamo falar da minha terra que tanto amo! A Suplemento PE é uma revista daqui do meu estado, mas é vendida por todo o país. Gosto muito da proposta deles por apresentarem sempre novas figuras do cenário artístico e literário. Na última edição já conheci autores novos, filmes para assistir, e descobri movimento super legais da arte e cultura daqui da região. 
continente

Também pernambucana, a Revista Continente traz ótimas reportagens e entrevistas relacionadas a cultura e sociedade. Gosto muito do formato e das indicações que a revista apresenta. Outro elemento bem legal que adorei na revista foi o espaço para lançamentos, onde eles trazem um "aperitivo" de obras que estão sendo lançadas, com trechos e imagens. Assim como a Suplemento PE, ela é publicada pela CEPE
algo mais

A Revista Algo Mais também é daqui de Pernambuco, e no mês que vem está completando 13 anos! Com temáticas que variam da literatura à saúde, a Algo Mais traz a perspectiva de vários colunistas em suas edições mensais. Tive o prazer de conhecer a equipe por trás dessas páginas, e estarei na edição de março da revista falando um pouco sobre a minha experiência como leitora! 😍
BÔNUS: QUATRO CINCO UM: A REVISTA DOS LIVROS
quatro cinco um

Infelizmente ainda não tive como adquirir uma edição física da Revista Quatro Cinco Um, mas sinto que já conheço eles o bastante para recomendar para vocês. É que, por tempo limitado, a revista está com todos os seus artigos disponíveis gratuitamente em seu novo site. Passo horas por lá lendo tudo, e o conteúdo deles, voltado exclusivamente para a literatura, é incrível. Vale a pena dar uma conferida! 
É isso pessoal! Me conta nos comentários se você tem o hábito de ler revistas, e não esquece de deixar a sua recomendação! 
*este post pertence à série vou te contar, onde compartilho dicas e algumas verdades que precisam ser ditas*

30 Comentários

  1. Na minha lista de leituras sobra pouco espaço para revistas, uma das revistas que mais amo é a Vida Simples porque suas matérias são escritas de um jeito que leio com fluidez, prazer e entendimento. Concordo com a Ana Holanda quando diz que a Escrita Afetuosa é aquela que afeta o outro... e eu me sinto afetada pelas matérias da Vida Simples, além de uma produção gráfica sofisticada e "com" design.
    A Revista Cult eu compro edições esporádicas, e como venho aprofundando nos estudos sobre seres humanos adquiri as edições mais recentes sobre feminismo e masculinidades. Tenho respeito por esta revista, mas confesso que lê-la não me proporciona prazer,,, leio para obter um conhecimento "técnico" digamos.

    ResponderExcluir
  2. Assim como você eu já assinante de revistas, já comprei muito revista em banca, porém a leitura de livros e sites foi ganhando espaço na minha rotina. Por exemplo eu não conhecia nenhuma das revistas que você citou, mas achei válido seus argumentos sobre a importante da leitura de revistas, acho que ultimamente as únicas revistas que leio são as antigas que tenho em casa ou em consultórios.

    ResponderExcluir
  3. Entre livros e revistas prefiro algumas revistas e alguns livros mas é bem verdade mesmo, melhora muito nossa leitura e muitas das vezes nosso modo de pensar e agir
    Bjs,
    https://keilycesporkeilaluciablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. CARA SUPER PARABÉNS PELO TEU POST! Eu também tinha hábito de ler revistas, e assinava 2.. e colecionava mesmo. Como o nosso hábito de leitura muda ne? Semana passada eu estava atualizando um pouco os blogs e sites que eu leio, justamente porque estava tudo meio torto, meio bagunçado, meio sem combiner mais comigo. E lendo o teu post me deu uma saudade de ler revistas – eu assinava a revista Piauí e eu AMAVA. Consegui atualizar/adicionar a revista Piauí e a Cult online e vou voltar a acompanhar. Rolou uma nostalgia aqui com eu post ❤ Gostei de vdd. Parabéns. Beijo

    ResponderExcluir
  5. Já tive mais contato com revistas antigamente, também gosto do contato, até os textos para a faculdade prefiro impresso do que ler pelo pc ou celular. Gostaria de uma dia poder fazer alguma assinatura quando tiver condições. Das que você mostrou, a que mais tive contato nos últimos anos foi com a revista Piauí, através da faculdade.

    www.agendaleatoria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu não tenho o hábito de ler revistas mais de vez em quanto compro pra ler elas trazem muitas informações, gostei muito das suas indicações de revistas bjs.

    ResponderExcluir
  7. Gente eu amei esse post! Eu sou apaixonada por revistas e fico triste cada vez que aparece uma noticia de uma revista que não vai ser mais física. Adoro o design das revistas e acho elas muito inspiradoras. Amei suas sugestões! Me interessei muito pelo algo mais, já vou procurar pra ler!

    ResponderExcluir
  8. Eu já tive a fase das revistas, ma foi aquela bem adolescente: comprava da Capricho, ou quando tinha alguém de quem eu gostava na capa hehe. Quero muito voltar a ler revistas, mas dessa vez com temas e imagens mais interessantes e coniventes com o momento atual da minha vida. Inclusive, amei as dicas que você deu <3

    ResponderExcluir
  9. Eu venho tentando ler mais revistas, mas tenho apenas assinatura online, então se torna difícil ler as colunas. A revista Cult é uma das minhas favoritas, trata assuntos que me agradam.

    ResponderExcluir
  10. Nossa...só conhecia a Piauí, que acho incriveland!!! Eu também tinha o hábito de ler revistas...hoje em dia ...leio mais pela internet.; uma pena.

    ResponderExcluir
  11. Adolescente eu era assinante contumaz da Capricho. Adorava. Depois a fixação foi passando! Rs
    Hoje já não leio revistas com tanta frequência, por falta de oportunidades mesmo, mas é algo que não caiu no meu gosto.

    ResponderExcluir
  12. Eu amo revista aliás não deixo ninguém jogá-las fora e super concordo com vc é muito trabalho envolvido por trás

    ResponderExcluir
  13. Sempre amei revistas. Cresci lendo as reportagens especiais da Revista Seleções. Não tenho mais o hábito de comprar as revistas, mas sempre que entrevistas em algum lugar ( consultórios geralmente) paro pra ler na hora.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Adorei a ideia de um post sobre revistas e te adianto que a execução foi impecável! Eu tinha sim muito hábito de ler revistas antigamente. Eu assinava a National Geographic e a Mundo Estranho, mas com a faculdade eu acabei me distanciando dos temas abordados e abandonei as assinaturas (mas você me deu uma saudade tremenda de ter revistas em casa!).
    Abraços,
    Luciano | Literalize-se

    ResponderExcluir
  15. Bem, eu sou uma pessoa antiga, que ainda mantêm certos hábitos... de leitura, principalmente. Ainda leio jornais e revistas, para me manter atualizada sobre outros assuntos (fora da minha bolha) e também para exercitar a leitura de periódicos que, ajudam imenso na escrita e a manter certas atividades porque a tela nos rouba muita coisa. Sim, há páginas e mais páginas com muito conteúdo, mas é tanta informação que a mente se dispersa facilmente e acaba sendo imensamente cansativo.
    Ler conteúdos direcionados ajuda a manter o foco e a compreender certos temas.
    Das que citou, leio a Quatro cinco um e a Cult (essa conheço há anos) sempre tenho preferência pelas literárias, por ser a minha área e os jornais para ler sobre algumas áreas do mundo e não ficar por aí a repetir o que foi dito por um e outro. Isso me aborrece.
    Gostei de seu blogue e dos posts que li até aqui.
    bacio

    ResponderExcluir
  16. Concordo com você sobre todo o trabalho envolvido por trás
    Adoro uma revista

    ResponderExcluir
  17. ai, guria, verdade: revista é uma coisa gostosinha e agradável de se ler! Eu adorei essa Cult, vou dar uma procurada!

    ResponderExcluir
  18. Eu nunca fui assinante de revistas, mas antigamente eu entrava na banca e saia de lá com 3 ou 4 exemplares diferentes. Com o tempo algumas pararam de existir, e eu fui perdendo o costume de comprar. Preciso visitar uma banca e ver o que está rolando nas editoras. Beijos

    ResponderExcluir
  19. Sempre gostei de revistas. Estas de seu post algumas eu conheço e são bem interessantes.Vou procurar mais estas revistas nas bancas, pois seus conteúdos e formatos me agradam muito. Gostei demais das dicas.

    ResponderExcluir
  20. Já gostei muito de ler revistas, mas com o passar do tempo perdi o interesse por algumas por se tornarem tendenciosas e hoje leio muita coisa pela internet, que praticamente temos a revista de forma mais prática e rápida. Porém, quando vou em consultórios por exemplo, leio várias revistas. Ainda gosto, mas não assino mais.

    ResponderExcluir
  21. Oi Malu!
    Esse post foi um belo lembrete de algo que eu adorava fazer e que diminuiu muito com o tempo. Ainda leio de vez em quando, mas é mais como uma por mês. Ficou o lembrete e as dicas para eu me aventurar mais nos próximos meses e sair da zona de conforto!
    xoxo

    ResponderExcluir
  22. Oi Malu, tudo bem? Já faz um tempinho que não leio revistas. Mas assim como outras pessoas gosto muito de como ela é composta, da edição e concordo que vale a pena sair da zona de conforto. Lia algumas para a faculdade mas apenas de finanças. Grande parte das que conheço estão online. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  23. Ultimamente não tenho lido revistas por falta de tempo mesmo. 2019 já começou a 1000/h para mim. Por mtos anos nós assinávamos a Veja e a SuperInteressante... E como você, na adolescência gostava da Capricho... Tb tinha Atrevida e TodaTeen. Gosto de revistas, pois em poucas páginas no atualizamos sobre determinado tema. ;)
    www.paulamusique.com

    ResponderExcluir
  24. Muito tempo que não leio revista, Malu! Deu até vontade! Amei <3

    ResponderExcluir
  25. Apesar de ser bem mais prático dar um google e ler tudo que precisa em algum site, ler livros ou revistas físicas é outro nível, né? É sempre melhor poder sentir o cheirinho e textura das folhas ♥
    Faz anos que eu não pego uma revista para ler. Na adolescência eu amava acompanhar a Capricho e Atrevida mas depois que fui perdendo o interesse, parei de procurar sobre o assunto, tanto é que não conhecia nenhuma dessas revistas que você indicou. Fiquei interessada na Quatro Cinco Um, a Suplemento PE e a Cult. Vou até ver se encontro elas para comprar aqui na minha cidade.

    ResponderExcluir
  26. Confesso que gosto mais de livros do que revistas, mais sempre que me interresa compro leio e guardo. Adorei sua matéria.

    ResponderExcluir
  27. Oi, eu compreebdo o apelo pelas revistas, mas acredito que o mercado está em queda porque conseguimos muito do conteúdo das revistas online, na própria versão delas online. Eu nunca fui muito fã desses tipo de leitura... gosto de fantasia, e a Revista que assinava era Witch... acho que assinei a Jovem Pan por um tempo para ganhar os Cds...

    ResponderExcluir
  28. Eu prefiro livros do que revistas. Mas quando eu era mais nova lia demais revistas

    ResponderExcluir
  29. Essas suas indicações de revistas não é qualquer uma, hein??? Podemos tranquilamente unir os dois tipos de leitura!!!

    ResponderExcluir
  30. eu ainda leio revistas hehhe, tenho até assinaturas de moda e decoração que são minha paixão, gostei das revistas indicadas, bjus

    ResponderExcluir

Postar um comentário