Resenha: A Contrapartida (Uranio Bonoldi)

Algo que estou amando em minhas últimas leituras é o fato de os thrillers estarem cada vez mais presentes nelas. Esse gênero literário, que mistura suspense, tensão e reviravoltas tem me interessado bastante. Por isso, quando surgiu a oportunidade de ler A Contrapartida em primeira mão antes de seu lançamento, fiquei super animada! E hoje vim aqui compartilhar com vocês sobre esta leitura, que foi o meu primeiro thriller nacional <3

livro a contrapartida

SINOPSE: No thriller A Contrapartida você conhecerá Dr. Octávio, um jovem-médico brilhante, que acreditava levar uma vida muito feliz e repleta de sucesso. Dinheiro, influência e prestígio profissional, inteligência acima da média, amigos queridos, uma namorada deslumbrante, uma mãe exemplar e a incrível dona Iaúna – ambas parceiras, confidentes e maiores apoiadoras de seus projetos (pessoais e profissionais) e sonhos, cuidando, desde sempre, dele com tanto carinho. Tudo isso e muito mais Octávio tinha em sua vida.
Porém, aos poucos, de forma quase imperceptível, sua vida aparentemente perfeita começa a ruir a partir de um desejo crescente em Octávio de escarafunchar o passado para saber em detalhes as circunstâncias que levaram seu pai à morte, ainda quando ele era criança. Ele nunca se conformou com tamanha perda. Era tanta saudade que sentia… tantos momentos imaginados na companhia de seu pai. Com o apoio de Oswaldo, seu amigo de infância e delegado de polícia, ele encontrou o caminho que tanto precisava para desvendar os mistérios que rondavam a morte de seu pai e tanto o perturbavam. Contudo, esta ação abriu caminho para revelações de outros segredos ocultos e inimagináveis. Como Dr. Octávio lidaria com o desvendar dos fatos descobertos? Ele teria que ser rápido! Será que seu passado poderia ser corrigido? Quais contrapartidas estariam em jogo?

livro a contrapartida lancamento

A contrapartida, do escritor Urânio Bonoldi, foi lançado no dia 12 de março e já está disponível nas livrarias. A obra está sendo produzida pela Editora Valentina e conta a história do Tavinho, um garoto que, apesar de vir de uma família privilegiada e cheia de recursos, não consegue se dar bem nos estudos. Ele quer muito honrar a memória de seu falecido pai e orgulhar a sua mãe, e está disposto a tudo para isso. E é aí que uma solução aparece, apresentada por Iaúna, empregada de origem indígena da casa de Tavinho: uma solução mística para tornar o garoto super inteligente. Mas, em contrapartida, esse ritual envolve um alto custo moral. A partir daí a história ganha um caminho macabro, e se você curte uma narrativa de suspense tenho certeza que irá adorar essa obra nacional. 
Achei bem interessante a inclusão da temática indígena na obra. A tribo Moxiruna, criada pelo autor, e sua história de sofrimento com a invasão dos garimpeiros dá um tom autêntico à história, provocando forte interesse na personagem Iaúna. Gostei muito da critica apresentada, que mostra como a personagem foi vítima da exploração e da violência do homem branco, e de como isso refletiu em sua trajetória após isto. 
Um elemento que adorei na obra foi o fato de ela apresentar um perfil completo dos personagens. A medida que vamos sendo apresentados a eles o autor descreve com precisão as suas características, personalidade e estilo de vida, o que facilita bastante a leitura e nos deixa ainda mais apegados aos envolvidos na trama. Também adorei a ambientação da  história, que se passa majoritariamente em São Paulo, mas também traz vários outros lugares interessantes durante a trajetória de Tavinho.

Pra deixar você com ainda mais curiosidade sobre este livro, deixo abaixo o book trailer com alguns insights sobre a obra e comentários do autor:


SOBRE O AUTOR 

autor uranio bonoldi

Uranio Bonoldi não perde uma oportunidade de viajar, adora conhecer lugares novos fazendo tracking ou pedalando, bem como de participar de programas culturais. Leitor eclético, gosta de livros de ficção e não ficção como os livros dos autores Stephen King, filósofos contemporâneos como James Hollis, livros de gestão, dentre outros. Sedento por conhecimento e muito curioso, desde sempre, Uranio acredita que a busca pelo autoconhecimento e viver em sintonia com os próprios valores são fundamentais para a boa existência.  Atua como palestrante e consultor em processos de tomada de decisão, estratégia empresarial e governança corporativa. Trabalhou por mais de 30 anos como diretor e presidente em grandes empresas. No colégio, foi educado no método Waldorf. Graduou-se e pós-graduou-se em administração de empresas pela FGV-SP. Mora em São Paulo com sua esposa e é pai de dois filhos. A Contrapartida é seu livro de estreia. Seu objetivo é ajudar a desenvolver uma nova forma de observar e pensar do público jovem, empresários e executivos, além de proporcionar aos pais a reflexão sobre como podem apoiar seus filhos no desenvolvimento da sua essência, ajudando-os a alcançar a realização de suas verdadeiras vocações e aspirações. Saiba mais no website do autor. 

Editora: Valentina

ISBN: 978-85-5889-082-3

*Este é um conteúdo patrocinado. Entretanto, as opiniões aqui escritas são verdadeiras, assim como em todas as resenhas publicadas no Janela Literária*

18 Comentários

  1. Gostei!! Pela narrativa acredito ser uma história interessante e cheia de suspense,e como gosto deste estilo literário já está na
    minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  2. confesso que nao sou mt de ler suspense, mas gostei bastante do enrredo desse, parece ser um livro que prende msm

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Ai, fiquei curiosa! Hoje é 20 de março, então já deve estar vendendo.
    Ler blogs literários é uma ótima ideia, porque ficamos inteirados de novas obras. Adoreeeiiii!!! Beijocas!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro e nem o autor, mas amei a sua resenha sobre ele e fiquei bem curiosa sobre a história, afinal, eu amo suspense.

    ResponderExcluir
  5. nossa, resenha interessante demais! já quero ler... e aproveito pra dizer: amo suas fotos literárias

    ResponderExcluir
  6. É o tipo de leitura que me agrada, adoro investigação, suspense etc.
    Nome anotado para uma próxima compra!
    Bjs 💚

    ResponderExcluir
  7. o livro parece ser super envolvente e instigante
    tua resenha ficou ótima, me deu muita vontade de ler! ♥

    ResponderExcluir
  8. Amei sua resenha, pela narrativa achei a historia muito rica de elementos e de detalhes.
    Achei a capa muito interessante e combina muito com o titulo.

    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Eu não curto muito ler suspense, mas o jeito que retratou a história foi interessante e esse livro já chama atenção pela capa, a imagem é forte e curiosa!

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto muito de ler livros de suspanse e esse aqui me conquistou de uma forma especial. Colocou um tema que não estou acostumada a ler e me chamou muito a atenção. O facto de colocar atemática indígena na obra... Parece ser mesmo muito interessante. Vou querer ler, com toda a certeza
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  12. Malu, você escreve muito bem! Fico muito empolgada com suas resenhas! Essa foi mais uma !

    ResponderExcluir
  13. Tá aí um livro que eu apoiaria divulgar nas prateleiras da biblioteca da minha escola ❤ 1 ponto à mais para a Literatura Brasileira! ❤

    ResponderExcluir
  14. Amo thrilers! Depois dos romances eles são os meus livros favoritos. Não conheço ainda A Contrapartida, mas tua resenha me deixou bem curiosa. Vou tentar encontrar o livro e mergulhar nessa leitura que parece incrível.
    Parabéns pelo post e pela resenha!

    ResponderExcluir
  15. Nao conheço esse, mas fiquei curiosa para ler

    ResponderExcluir
  16. Esse tipo de livro me prende muito pelo conteúdo em si, gostei da resenha

    ResponderExcluir
  17. Eu AMO/SOU LOUCA por suspenses! rs você já ganhou minha atenção com essa resenha e esse livro vai entrar na minha lista. Tem séculos que não leio um livro de suspense :( estou focando em livros de empreendedorismo mas sei que preciso dar uma equilibrada, rs.

    ResponderExcluir
  18. Adoro livros de suspense!!! Vou comprar esse com certeza

    ResponderExcluir

Postar um comentário