Resenha: É mamífero que fala, né? (Vanessa de Abreu Barbosa Fernandes e Moises Chencinski)

Quando fui informada sobre a proposta deste livro através da Editora Paulinas fiquei bem animada e curiosa para conferir o resultado. É mamífero que fala, né? é um dos lançamentos da editora e foi escrito com muita sensibilidade, sendo um forte meio de conscientização. 
Já em sua introdução, vemos que a obra surgiu de uma preocupação em tratar sobre a maternidade e o aleitamento materno, temas muito importantes e que geram muitas dúvidas na população. A ideia aqui é educar as pessoas desde a infância para que compreendam a temática através de uma narrativa envolvente e repleta de belas ilustrações, feitas pela Helena Cortez.

É mamífero que fala, né?

SINOPSE: De forma lúdica, fortalecendo o vínculo da família (mãe, pai, avós, tios), que é a base da rede de apoio para a mãe que amamenta, e com uma linguagem carinhosa e acessível a todos, os autores contam uma história que se baseia nos hábitos dos mamíferos e explicam a importância do aleitamento materno. As ilustrações de Helena Cortez trazem conferem ainda mais leveza e poesia à obra. O aleitamento materno é uma unanimidade mundial. Não há nenhuma dúvida sobre a importância e os benefícios do leite materno no crescimento, desenvolvimento e imunidade das crianças. Todos os profissionais de saúde reconhecem a amamentação como a principal fonte de alimentos dos bebês. A Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde (MS) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomendam o aleitamento materno desde a sala de parto, exclusivo e em livre demanda até o 6o mês, complementado com alimentação saudável até os 2 anos ou mais. No entanto, menos da metade das crianças aos 6 meses é ainda alimentada com o leite materno. Muitos fatores influenciam nesse déficit: falta de informação ou informação inadequada de redes sociais, amigos e familiares e até de profissionais de saúde, falta de apoio, falta de espaço na mídia, licença-maternidade insuficiente, marketing abusivo das indústrias de fórmulas infantis, cultura de desmame e muitas outras questões. Para melhorar esse cenário, os órgãos responsáveis estão tentando providências, como cursos e busca incessante de aprovação de leis que favoreçam a amamentação e a mulher trabalhadora que amamenta. A primeira semana de agosto, há mais de 25 anos, é dedicada à celebração da Semana Mundial de Aleitamento Materno, cada ano com um tema específico. Já comemoramos, no Brasil, o AGOSTO DOURADO - um mês inteirinho para informar, sensibilizar e apoiar a amamentação. E para não ficar só esperando que "os outros" façam alguma coisa, o pediatra e homeopata Moises Chencinski e a nutricionista e consultora em aleitamento materno Vanessa de Abreu Barbosa Fernandes tiveram a ideia de agir onde tudo começa: na criança.

livro e mamifero que fala, ne

Por meio de Lucca e de sua avó, vamos aprendendo sobre os mamíferos e sobre como somos parte deste grupo animal, enquanto eles juntos conversam e preparam um delicioso bolo. Você aí, adulto, pode achar que já sabe tudo sobre isso (eu achava que sabia!), mas dá pra aprender muito com o livro. Por exemplo, você sabia que os porcos já nascem com dentes? Eu adorei descobrir essa curiosidade!
Gostei muito da abordagem do livro ao mostrar que cada animal para de mamar ao seu tempo, e que os elefantes, bezerros, cães e bebês só devem parar de mamar quando a natureza quiser. E o mais importante: a história enfatiza o quanto o melhor alimento para um bebê mamífero é o leite materno!


ilustracoes e mamifero que fala ne paulinas

A linguagem é perfeita para crianças, tratando o tema de forma muito clara e lúdica. Gostei do cuidado dos autores em escrever, por exemplo, que o Lucca estava usando uma faca sem serra para ajudar sua avó a cortar bananas para o bolo, dentre outros momentos que tornam a leitura ainda mais educativa. 
Este livro é com certeza um ótimo presente para crianças e mamães, mas recomendo a leitura a todos! E saca só que legal: lembra do bolo que mencionei que o Lucca fez com sua vovó? A receita dele se encontra no final do livro! Amei muito essa produção e já quero testar essa receita 💓

resenha e mamifero que fala ne


Nota: 5/5
ISBN: 978-85-356-4499-9

20 Comentários

  1. nossa que indicação mais linda de livro infantil! tema super bacana, mt boa dica pra quem tem filhos
    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Que fofo eles terem colocado a receita no final do livro.
    Parece muito bacana e um bom livro pra toda família.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  3. Gente que livro interessante. Fiquei apaixonada pela sua resenha e desejo demais esse livro.

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana o livro tem um tema muito interessante, para a mamãe, filhos, família, livros assim ensinam muito, também quero testar a receita, gostei muito da sua resenha, é um livro que vale a pena ler, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super concordo com você, Lucimar! Esse livro já pode entrar pra lista de leitura obrigatória <3

      Excluir
  5. Acho que foi o livro mais amorzinho que já conheci, ele entrega uma proposta muito boa e tenho curiosidade de ler ele.

    ResponderExcluir
  6. Que delícia de livro eu gosto muito de ler livros que tenha ilustração em desenho acho muito legal parece que envolve mais o leitor e o título é bem contemporâneo. Já quero ler de verdade
    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, ilustrações sempre tornam a leitura mais envolvente <3

      Excluir
  7. Que legal, estou pesquisando temas de livros pois vou presentear alguem muito querida com um, achei esse ótimo. Obrigada pela dica de leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aposto que esse alguém vai adorar ganhar esse livro! <3

      Excluir
  8. Eu estava a procura de uma literatura que meu filho John entendesse ele ama livros ilustrados então amei as indicações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ótima leitura para fazer junto com o seu filho! <3

      Excluir
  9. Nao conheço esse livro, mas achei bem interessante

    ResponderExcluir
  10. Adoro livros que trazem conteúdo para ajudar a fortalecer a relação entre mães efilhos, família, a dica da receita no final deu um toque bem delicado, gostei muito da sua resenha..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por você ter gostado, Edna! <3

      Excluir
  11. Que maneira mais delicada a autora encontrou de falar deste assunto tão importante mundialmente falando.bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário