Como apoiar os seus blogs favoritos

Já faz tempo que produzir conteúdo para a internet se tornou mais do que apenas um hobby. Muita gente conseguiu crescer neste meio e ter o seu blog como fonte principal de renda, e hoje já podemos afirmar com segurança que a internet virou o trabalho de uma boa porcentagem da população. Entretanto, nem todo mundo tem a sorte de conseguir essa proeza. É que nem todos os nichos são rentáveis, e o caminho para a conta bancária cheia é tortuoso e cheio de desafios. No fim das contas, além de sorte é preciso muuuuito trabalho mesmo para tirar uma grana disso aqui.

como apoiar blogs

Com o tempo e a minha experiência, aprendi sobre a importância de receber o apoio dos leitores - e também de apoiar outros produtores de conteúdo que eu acompanho. Seja com um comentário, uma compra através de um link de afiliado ou a compra de algum produto produzido por essas pessoas, sei o valor que tudo isso tem para que continuem criando coisas legais aqui pela internet. Mas fazer as pessoas entenderem isso e conseguir um público fiel tem sido uma das minhas tarefas mais difíceis como produtora de conteúdo.
A gente se esforça, busca se especializar (tô até fazendo cursos na área! Quem me segue no Instagram viu que na semana passada participei de uma capacitação do Google), e estamos sempre na luta para trazer o melhor conteúdo para você, leitor. Por isso, resolvi falar neste post sobre estas maneiras de apoiar o trabalho dos seus blogs favoritos.

Curta, comente, compartilhe 

Isso é o mínimo que você pode fazer e já vai gerar um impacto bem grande. É que não basta o nosso conteúdo ser bom - ele precisa ser compartilhado, pois as empresas que se interessam em trabalhar conosco precisam de uma métrica para perceber que o público curte o que é postado naquele blog. Por isso, quanto mais visibilidade o post tiver, melhor será o resultado para o produtor.

compra online por link de afiliado

Os famigerados links de afiliado

Sabe quando eu compartilho o link da Amazon para comprar os livros que indico aqui? Quando você acessa esse link e compra através dele, eu recebo uma pequena comissão. E você não paga nada extra por isso! É uma forma legal de apoiar o meu trabalho - e eu adoro saber que vocês compraram uma obra que eu indiquei. E ah, não precisa comprar apenas os livros dos links que eu posto, ok? Qualquer compra feita através deles gera receita pra mim. Ou seja, você pode clicar no link pra comprar O Conto da Aia e acabar resolvendo levar uma pasta de dente que está em promoção no site - de qualquer jeito, saímos ganhando.

janela literaria padrim

Quer uma forma de apoio mais direta? Conheça o Padrim

Quando falei sobre o Padrim nesse post aqui muita gente ficou curiosa para saber como o site funciona. Basicamente ele é uma plataforma de apoio a pessoas e projetos, que permite que você se afilie para realizar uma contribuição mensal e declarar apoio aos mais diferentes trabalhos. Na página do Janela Literária, você pode contribuir a partir de 1 real e algumas modalidades permitem que você concorra a livros e brindes literários.

Essas são poucas e boas formas de apoiar o trabalho dos produtores de conteúdo online. Espero que tenham curtido conhecê-las e que eu possa contar com vocês para continuar com o Janela Literária! 


20 Comentários

  1. adorei esse post cheio de mt boas dicas pros nossos leitores nos apoiarem sempre

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Nunca consegui vender nada através dos meus links de afiliado. Você pode dar dicas de como você fez sua primeira comissão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso fazer um post sobre isso sim, Nathália! Mas dá trabalho mesmo, só fiz a minha primeira venda após alguns meses e muita divulgação. De cara já te digo que uma boa estratégia é aproveitar as promoções da loja que você é afiliada e focar na divulgação nesses momentos!

      Excluir
  3. Adorei o post!! Realmente, são formas simples e que fazem toda a diferença pra quem tá criando conteúdo. A minha grande dificuldade é ter gente compartilhando o que posto. Sempre curtem ou comentam, mas compartilhar é o mais difícil.

    ResponderExcluir
  4. Sim, esse apoio é essencial. Infelizmente alguns nichos como o seu (e que foi o meu por muito tempo) não são tão rentáveis, então é essencial que os leitores apoiem. Eu sempre compro usando o link de influenciadores que fazem um bom trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre tento ajudar de todas as formas que consigo, os criadores de conteúdo que eu gosto. Como sou uma, eu sei do trabalho que é para criar e fazer dar certo, então precisamos nos apoiar.
    Adorei o post.

    ResponderExcluir
  6. Gostei do post, já tinha ouvido falar do Padrim no blgoue de uma amiga, mas ainda não me informei a respeito. Também não sabia que era possível contribuir sem adquirir o item. Bom saber.

    bacio

    ResponderExcluir
  7. Você tem toda razao,o blog já se tornou principal fonte de renda de muita gente. Você tem toda razão em procurar capacitação. Adorei a ideia da contribuição.
    Beijos
    www.anneferreirablog.com

    ResponderExcluir
  8. oi!
    Que interessante :D eu não conhecia o Padrim, vou dar uma olhada e ver como funciona direito é uma ideia otima

    ResponderExcluir
  9. Adorei as fontes usadas no seu blog! Lindas e bem limpas para a leitura. Verdade, as vezes só precisamos de um apoio né? Eu não conhecia o Padrim, vou dar uma olhada nisso também! Kissus

    ResponderExcluir
  10. Ahh super válido esse post! Concordo super com você! Precisamos de apoio dos leitores e também temos que apoiar outros blogs que acompanhamos. Tudo dá tanto trabalho, é muito amor e dedicação envolvido né!
    Instagram @blogbrunavirginia
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  11. Melhor post da vida! Acho super importante uns ajudar o outro, não somente em relação ao blog, mas sim em tudo na vida, né?

    Prazer, Jéssica

    ResponderExcluir
  12. Amei essas dicas <3
    Também acho super importante o incentivo, sei que muitas vezes pode parecer dificil por ter tantos blogs, mas não custa nada tentar ajudar né?
    Alias, amei seu blog <333

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem? Que post mais interessante. Temos muitas formas de ajudar nossos blogs favoritos. Afiliados, indicações, além é claro de consumir seu conteúdo. O afiliados da Amazon é uma das formas mais legais de também apoiar ainda mais quando falamos de blogs literários. Já conhecia o padrin e até ajudei alguns blogs que conheço. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito do seu post realmente o apoio das pessoas que curtem o nosso trabalho é muito importante né e pode estar tendo esta oportunidade de continuar compartilhando coisas que gostamos e ajudam pelas redes. Beijos

    ResponderExcluir
  15. Cada pouquinho que a gente faz nessa imensidão da internet conta, né? Eu com o tempo adquiri muito o costume de sempre passar um tempinho nos anúncios que vejo nos meus blogs favoritos, porque sei o quanto aqueles centavos são importantes quando juntos com outros centavos... É legal a gente consumir conteúdo (e também arte, leitura, enfim, tudo) de quem já tá no topo, mas lembrar de quem ainda não chegou lá é MARAVILHOSO!

    ResponderExcluir
  16. Ultimamente eu venho estando mais ativa no instagram, e por isso tento sempre ajudar a galera por lá, seja comentando, curtindo, respondendo enquetes nos stories. Assim como eu gosto que façam comigo, eu faço com os outros. É tão importante fazer isso, e eu sempre puxo para o meu ladinho literário, que é o meio onde eu "atuo", e vejo sempre como é difícil crescer e ser reconhecido quando se fala de livros.
    O post ficou ótimo <3

    ResponderExcluir
  17. É tão gostoso apoiar os blogs que gostamos e com os quais nos identificamos, e os blogs de amigas que estão começando e aprendendo sobre. Inclusive, tá mais do que na hora de eu fazer um blogroll no meu blog - isso é uma baita forma de apoiar os blogs lindos que há por aí <3

    ResponderExcluir
  18. É realmente muito importante apoiar aquilo que se gosta, e demonstrar que gosta do conteúdo.
    Dá trabalho fazer o que tu faz, e como todo trabalho nada mais justo do que ser remunerada, espero que seu padrim tenha tantos inscritos que a barra de rolagem fique bem pequena xP

    ResponderExcluir

Postar um comentário