Especial (Ryan O'connell)

Este livro foi uma das minhas leituras de 2019 que por algum motivo fiquei adiando resenhar aqui. Uma leitura leve e divertida, a obra inspirou a série Special, da Netflix, e tem o seu autor como ator principal, interpretando a si mesmo. Também vi a série e muita coisa nela é diferente do livro, mas ambos ganharam o meu coração 💛

especial

SINOPSE


Como se os desafios de ser um jovem gay com paralisia cerebral não fossem o bastante, Ryan O’Connell viveu todos os clichês de um Millennial. Ele passou a segunda década de sua vida estagiando para divas delirantes, engolindo todos os remédios que conseguia encontrar pelo caminho e tentando achar o amor verdadeiro ― coff coff ― no Grindr. Mas depois de tanta tentativa e erro, Ryan pode dizer, com propriedade, que mancou elegantemente todo o caminho para a vida adulta. Especial, seu (hilário) relato autobiográfico, é uma reflexão sobre o mundo cruel que espera jovens de vinte e poucos anos superprotegidos pelos pais e uma lição de como encontrar a si mesmo em meio às disputas por likes e seguidores.

livro especial

O Ryan O'connell, autor, roteirista, diretor, ativista LGBTQ+ e mais um monte de coisas legais, conta neste livro diversas aventuras e desventuras de sua vida de millennial. Porém, um fato sobre Ryan se sobressai: ele possui paralisia cerebral, o que marca muito toda a sua trajetória. Apesar de ser um gay deficiente, ele possui alguns privilégios: uma mãe que o ama muito, acesso a educação e outros recursos que o possibilitaram chegar onde ele chegou hoje e compartilhar tudo isso em um livro, de forma divertida e repleta de ironias do destino. 
Reinvenção nem sempre é sinônimo de amadurecimento. Às vezes é apenas sobre desistir e se tornar a pior versão de si mesmo." p. 47 
Essa foi uma daquelas leituras que a gente avança páginas e mais páginas sem nem sentir. Ryan fala sobre relacionamentos e conflitos de uma maneira autêntica que, ao mesmo tempo, é capaz de fazer quase qualquer millennial se identificar. Me fez lembrar muito de dilemas que enfrentei no ensino médio ou na faculdade, com amizades e amores, dentre outras coisas que vivi nestes quase 23 anos de idade.
Na faculdade, você testemunha conflitos de identidade o tempo todo. Uma metade da pessoa é quem ela sempre havia sido, a outra metade é quem ela busca, com afinco, se tornar. É exaustivo. Os jovens da faculdade não estão cansados porque passam noites em claro, estudando ou festejando. Estão cansados porque não fazem a menor ideia de quem são." p. 61 
resenha livro especial

Sobre a sua homossexualidade, Ryan compartilha muitas de suas inseguranças e experiências. Ele fala de maneira explicita sobre sair do armário, sobre sexo e também sobre aspectos sociais que envolvem ser um cara gay nos EUA. O legal é que em meio a tudo isso ele dá conselhos sobre autoestima, libertação e também nos mostra muitas vezes o que não fazer como jovens inseguros. É legal poder aprender através do que ele viveu.
Outro ponto legal do livro são os relatos profissionais que o Ryan traz. Entre buscas por estágio, desemprego e o cargo dos sonhos, suas histórias são dignas de empatia, principalmente para quem trabalha com o mercado criativo.
Estar desempregado é um trabalho em tempo integral. Não existe intervalo. Você está sempre em busca de um trampo ou de uma oportunidade oculta. Enquanto isso não há como ignorar o fato de que você não tem um emprego. Essa informação o segue aonde quer que vá. Você nem pode navegar na internet em busca de distração, porque é provável que se depare com alguma matéria sobre o quão fodida é sua geração. A internet é um pai crítico colocando o dedo na sua cara." p. 78

ryan oconnell

Gostei bastante da forma crua com que o Ryan escreveu essa autobiografia louca. O livro me surpreendeu positivamente, e me cativou o suficiente para ir assistir a série inspirada nele. Deixo abaixo o trailer para que vocês conheçam um pouco mais do trabalho do autor:


Na série são introduzidos outros personagens que não necessariamente fizeram parte da vida do autor, mas que tornam a trama bem interessante e engraçada. Com episódios curtos, dá pra assistir tudo numa tarde só! (ainda mais nesse período de quarentena). Recomendo bastante a leitura e a série para quem está buscando se divertir e quem sabe desviar de seus problemas através dos problemas de outra pessoa 😜


ISBN: 978-85-01-11737-3
Editora: Galera Record
Nota: 4/5 ⭐

*este livro foi enviado pela editora em troca de uma opinião sincera*

15 Comentários

  1. Me parece uma história bem interessante. Cheia de conflitos e descobertas com leveza e diversão garantida😍👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  2. É bom ler algo leve e divertido pra sair da rotina, principalmente no atual cenário, mas ainda assim algo que te faça refletir sobre a realidade de alguém que ta incluso em 2 grupos de minorias. Enfim parece interessante mesmo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô amando como as minorias vem recebendo mais espaço nas mídias populares <3

      Excluir
  3. Interessante, pelo que percebi, apesar das suas dificuldades conseguiu tornar-se escritor profissional. Pode ser útil observar o caminho que fez e aprender algo com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza o Ryan tem muito a ensinar! Amo a história dele <3

      Excluir
  4. Assiste a série e confesso que não curti muito. Acho que talvez por esperar algo no estilo de Atypical. O livro ainda não tive a oportunidade de ler, mas pela sua resenha acredito que eu ia gostar mais do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não vi Atypical, então não tenho como fazer uma boa comparação... Mas acho que você ainda pode dar uma chance para o livro e curtir, pois ele é bem diferente da série! Digo, a história base está lá, mas a linguagem e alguns acontecimentos também são diferentes.

      Excluir
  5. That was thought provoking - thank you!

    ResponderExcluir
  6. This looks very good. The Netflix trailer interested me!! I might have to watch soon.

    ResponderExcluir
  7. I've never heard of the book nor the Netflix series.

    ResponderExcluir
  8. Wow this sounds interesting. I might have to try this one!

    Gayathri @ Elgee Writes

    ResponderExcluir
  9. Que incrível! Eu amei o fato de o autor atuar na série, pois mostra que ele participou da adaptação, e isso é bem legal. Eu tenho uma matéria na faculdade onde estudamos sobre pessoas com deficiência, então acho esse tipo de história super bacana para mim no momento, além de o enredo parecer ser incrível. Vou assistir a série e também já anotei o livro! :)

    ResponderExcluir
  10. This sounds inspiring. I will check out the Netflix series

    ResponderExcluir
  11. This was a great article, thanks for sharing!

    ResponderExcluir

Postar um comentário