A menina que virou lua (Morena Cardoso)

Tem livros que nos cativam antes mesmo de serem lidos, não é mesmo? As vezes pela capa, as vezes pela proposta... Todo o conjunto de A menina que virou lua me encantou assim que a obra foi anunciada pela Editora Letramento. Felizmente o conteúdo se alinhou às minhas expectativas, num conjunto perfeito de um livro voltado para meninas. 

a menina que virou lua

SINOPSE 

O que você diria à sua menina quando ela recebe a primeira menstruação? A Menarca é tida por muitas tradições originárias como um Rito de Passagem: o momento em que a menina se torna mulher. Este livro, "A Menina que virou Lua" vem nos contar sobre sabedorias ancestrais - memórias antigas, há tanto esquecidas e caladas-, de um tempo em que sentíamos a honra, poder e orgulho de habitar um corpo feminino.

a menina que virou lua

A história começa com a descrição de uma jovem garota, que sente que algo está mudando. Ela está crescendo, e em uma noite recebe uma visita inusitada. Uma velha misteriosa aparece, uma "avó além dos tempos", que anuncia que está chegando a hora da primeira menstruação da garota. De cara ela se assusta, mas a velha lhe fala como sua ancestral sobre esse momento que une todas as mulheres, que faz parte do ciclo da vida de todas elas.

Eu sou a soma de todas aquelas que vieram antes de você, e de todas que virão.
Tornar-se mulher e menstruar é descrito no livro como virar lua, quando se começa a passar por diversos ciclos. Cada ciclo é uma fase do período menstrual da mulher, e associado às fases da lua. Tudo isso é descrito de maneira mística e ao mesmo tempo natural

a menina que virou lua

O livro ressignifica a feminilidade ao trazer o ciclo menstrual como parte do sagrado feminino, contando de forma fantástica a nossa história e descrevendo as diversas fases de nossa vida. Por meio de uma linguagem simples escrita pela Morena Cardoso e ilustrações perfeitas da Julia Vargas, o livro é capaz de empoderar mulheres e meninas. 


a menina que virou lua

É um livro curtinho, e falar mais dele seria entregar muito do que ele tem a oferecer. Recomendo a leitura para todas as mulheres, principalmente aquelas que ainda estão se descobrindo como tais. O trabalho gráfico ficou incrível, e agradeço à Editora Letramento por ter me enviado esse exemplar!


ISBN: 978-85-9530-284-6
Editora: Letramento
Nota: 5/5 ⭐

*este livro foi enviado pela editora em troca de uma opinião sincera*

13 Comentários

  1. ah que amor! eu amei esse livro, quando eu menstruei poderia ter aparecido assim Uma velha misteriosa, todas mistica, me explicar que iria passa por essa mudança. seria d+ rsss. mas achei uma graça o enredo do livro que vc contou.
    https://www.apenasdenise.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, seria maravilhoso, não é mesmo? Bem menos aterrorizante.

      Excluir
  2. Eu amei as ilustrações, lindas! Com certeza deve ser ideal para meninas mais novas, um jeito mais lúdico de entender o que está passando ou ainda vai passar no futuro.

    https://sdesabrina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Gente, mas que livro LINDO! Eu amei a ideia, amei as ilustrações, e adorei como o tema é abordado. Mostrei pra minha mãe, e ela se apaixonou haha Adoro livros e histórias que falam de ancestralidades e essa ideia de que várias fases da vida são um rito de passagem. Já quero ter ele na minha estante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que amor <3 também adoro quando temas assim são mostrados como ritos de passagem! Afinal faz parte da vida de todas nós mulheres cis. Vale muito a pena fazer essa leitura!

      Excluir
  4. Que livro mais lindo. Adorei a forma poética que o tema é a abordado, fora o design fofo e minimalista. Amei demais.
    Adorei sua resenha. As fotos estou maravilhosas.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, nem a autora. Mas o título já me chamou a atenção. Esses tempo li um postagem comparando a menstruação com as fases da lua e como cada um dessas "fases" do ciclo revela um lado da mulher. Achei bem interessante a proposta do livro, ainda mais quando ainda tratam a menstruação como um tabu. Obrigada pela dica!


    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da dica! A proposta do livro de cara já chama a atenção mesmo <3

      Excluir
  6. Que livro bacana! Adorei a ideia e contexto! Parece ser um bom presente para meninas que se encontram nessa fase!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é um ótimo presente! Com certeza irei presentar as minhas priminhas quando ela estiverem maiores <3

      Excluir
  7. Ai que amor! Esse livro deve ser tudo, já fiquei super empolgada só de ler sua resenha. Ainda não conhecia o título, mas já anotei ele na minha listinha <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário