Janela Literária

Resenhas e novidades sobre o universo dos livros.

Dark Academia: o que é, características e referências

Você já deve ter ouvido falar. Está em posts no Instagram, indicações no Twitter, vídeos no TikTok. Dark Academia. Uma estética, um estilo. Mas como definir esse termo exatamente? Neste post vou te trazer não só um conceito, mas também algumas características e referências desse termo que entrou para o vocabulário dos amantes de literatura, arte e música clássica.

dark academia aesthetic

Dark Academia pode ser definida tanto como uma estética quanto como um estilo de vida. Como estética, se aproxima muito da arquitetura gótica e românica, da música clássica instrumental e da moda da década de 40, principalmente quando remete aos uniformes de colégios particulares da época. Já como estilo de vida, pode ser designada para pessoas que se dedicam à leitura e aquisição de conhecimento, seja ele pessoal ou acadêmico, apreciam a arte e a historicidade e também que se dedicam a atividades como xadrez, piano e visitas à museus e livrarias.

CARACTERÍSTICAS


Dark Academia se caracteriza por seu estilo um tanto antiquado, voltado para as artes e as tradições. Tons escuros, paredes de tijolos e música clássica combinam muito com esta estética, que apesar de ter se tornado muito popular, é passível de algumas críticas. Uma delas está num elemento um tanto classista dos ícones que a representam, como logo logo será apresentado nas referências. Além disso, há quem julgue o fato de a Dark Academia ser eurocêntrica, já que glorifica produções artísticas majoritariamente do continente europeu.

dark academia referencias


REFERÊNCIAS

Alguns livros, filmes e séries se tornaram referências para a estética e o estilo de vida Dark Academia. Preparei uma pequena lista com os títulos mais relevantes:

LIVROS

FILMES

  • A sociedade dos poetas mortos
  • Versos de um crime
  • Maurice

SÉRIES

  • O Alienista
  • Freud
  • O Gambito da Rainha

+ BÔNUS: Dark Academia e a moda (dicas de compra)

Desde que me adentrei no estilo Dark Academia, venho me interessado mais por me vestir nessa vibe, principalmente agora no outono/inverno. Comprei algumas roupinhas na She In que ainda estão chegando (me acompanha lá no Instagram pra não perder o unboxing!), mas para este post separei algumas peças que dá para comprar em lojas daqui do Brasil mesmo. Confira:

moda dark academia


É isso pessoal, espero que tenham gostado! Me contem se querem uma parte 2 desse post com mais dicas, ou quem sabe posts com outras estéticas 💗 

1 Comentários

  1. que bacana ler mais sobre.. adoro A sociedade dos poetas mortos!

    abraços
    Nat - Mulher Conectada

    ResponderExcluir

Postar um comentário