Dark Academia: o que é, características e referências

Você já deve ter ouvido falar. Está em posts no Instagram, indicações no Twitter, vídeos no TikTok. Dark Academia. Uma estética, um estilo. Mas como definir esse termo exatamente? Neste post vou te trazer não só um conceito, mas também algumas características e referências desse termo que entrou para o vocabulário dos amantes de literatura, arte e música clássica.

dark academia aesthetic

Dark Academia pode ser definida tanto como uma estética quanto como um estilo de vida. Como estética, se aproxima muito da arquitetura gótica e romana , da música clássica instrumental e da moda da década de 40, principalmente quando remete aos uniformes de colégios particulares da época. Já como estilo de vida, pode ser designada para pessoas que se dedicam à leitura e aquisição de conhecimento, seja ele pessoal ou acadêmico, apreciam a arte e a historicidade e também que se dedicam a atividades como xadrez, piano e visitas à museus e livrarias.

CARACTERÍSTICAS ESTÉTICAS

Dark Academia se caracteriza por seu estilo um tanto antiquado, voltado para as artes e as tradições. Tons escuros, paredes de tijolos e música clássica combinam muito com esta estética, que apesar de ter se tornado muito popular, é passível de algumas críticas. Uma delas está num elemento um tanto classista dos ícones que a representam, como logo logo será apresentado nas referências. Além disso, há quem julgue o fato de a Dark Academia ser eurocêntrica, já que glorifica produções artísticas majoritariamente do continente europeu.

dark academia referencias

REFERÊNCIAS

Alguns livros, filmes e séries se tornaram referências para a estética e o estilo de vida Dark Academia. Preparei uma pequena lista com os títulos mais relevantes:

LIVROS

FILMES

  • A sociedade dos poetas mortos
  • Versos de um crime
  • Maurice

SÉRIES

  • O Alienista
  • Freud
  • O Gambito da Rainha

MODA

A estética dark academia também aparece na moda, sendo repleta de tecidos com texturas e estampas geométricas, sempre em cores sóbrias, e que remetem ao ambiente acadêmico. Todos os itens da foto abaixo são da SHEIN e estão linkados abaixo #afiliadashein

collage dark academia outfits

1. Saia plissada com botões laterais 






Dark Academia na Literatura: valorização ou crítica ao mundo acadêmico? 

Pode-se afirmar que, na literatura, o conceito de dark academia se apresenta de diferentes formas. Também pode-se dizer que são poucos os livros "verdadeiramente" desse estilo, mas eles servem como base para livros inspirados nessa estética. Geralmente, em obras dark academia, encontraremos as seguintes características:

I. Um estranho outsider junta-se a um grupo seleto de pessoas;
II.A história se passa em um ambiente acadêmico (escola, universidade...), ou envolve personagens cultos que criam esse ambiente extremamente erudito;
III. Obsessão. Neste caso pode ser pelo próprio conhecimento em si, ou por algum objetivo que pode ser comum ao grupo ou pertencente a apenas um dos personagens. Geralmente essa obsessão leva a...
IV. Morte. A maior parte das obras dark academia envolvem alguma morte "obscura". Não é a toa que o nome é "dark" academia.

Esse aspecto sombrio muitas vezes remonta às problemáticas do mundo acadêmico. Por mais que os personagens em si valorizem a inteligência acima de tudo, fica claro que essa busca pelo conhecimento também é parte do problema. Geralmente obras dark academia vão mostrar as consequências disso, e por isso elas também servem como crítica ao mundo acadêmico. 

Mas é claro que nem sempre as obras irão tratar desse aspecto com tanta profundidade. Como afirmei lá em cima, muitas vezes autores se baseiam apenas na estética dark academia, sem seguir com este "roteiro". Mas aí cabe a você leitor identificar essas características e descobrir o que lhe agrada ou não dentro deste estilo. 

***

É isso pessoal, espero que tenham gostado! Me contem se querem uma parte 2 desse post com mais dicas, ou quem sabe posts com outras estéticas 💗 

6 Comentários

  1. que bacana ler mais sobre.. adoro A sociedade dos poetas mortos!

    abraços
    Nat - Mulher Conectada

    ResponderExcluir
  2. me desculpa a falta de entendimento mas, que estilo de site esse aqui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Este é um blog literário, onde você encontra posts relacionados ao universo dos livros <3

      Excluir
    2. dark academy

      Excluir

Postar um comentário