Dicas para ler mais de um livro ao mesmo tempo

Acontece com todo mundo: você está lendo um livro e até gostando da história, mas lá no fundo a vontade é de começar outro. E outro. E mais outro. De repente você se vê intercalando entre 8 livros diferentes e se desespera, pois não sabe muito bem como lidar com isso. Mas calma! A Malu chegou pra te ajudar. Neste post irei te ensinar a como ler vários livros ao mesmo tempo; e realmente aproveitar todos eles!
ler mais de um livro ao mesmo tempo

Antes de qualquer coisa, acho que é importante você entender o motivo pelo qual quer ler mais de um livro ao mesmo tempo. Quais são as suas motivações? Que benefícios você vai ter? Se você só quer aumentar logo a quantidade de livros lidos, peço que repense. Lembre sempre que, por mais que pareça clichê dizer isso, quantidade não é qualidade. Mas se você está é com vontade mesmo de embarcar em mais de uma história ao mesmo tempo, ou sente a necessidade de intercalar a sua leitura atual com alguma outra, acredito que as seguintes dicas podem ser úteis.

1. Leia gêneros diferentes


Essa dica é muito importante pra quem ainda não têm o hábito de ler mais de um livro ao mesmo tempo, pois muitos alegam que quando tentam fazer isso sentem que as histórias se misturam. Mas se forem de gêneros diferentes, é bem menos provável que isso aconteça! Gosto muito de intercalar ficção com não ficção, por exemplo. Também é válido ler livros que se passem em épocas diferentes, em que o período histórico é bem marcado, assim é mais difícil misturar as coisas e você vai conseguir facilmente ler 3 livros ao mesmo tempo.

2. Se possível, leia em formatos diferentes


Algo que tem me feito ler muito mais é intercalar entre livros físicos e digitais. Estou sempre lendo algo no Kindle em paralelo com o meu livro em papel, e isso torna praticamente impossível misturar uma leitura com a outra. Caso não tenha um, dá pra ler e-books no próprio celular ou tablet, e o Kindle tem aplicativo para esses dispositivos também. Além disso, sinto que consigo fluir melhor entre as duas leituras, pois cada uma ganha seu lugar em um momento diferente do meu dia, o que me leva a terceira e última dica.


3. Escolha momentos diferentes para cada leitura


Tá aí algo que faz toda a diferença nesse meu processo de ler vários livros ao mesmo tempo. Tenho um livro para ler de manhã, um para ler a noite. Um para andar comigo na bolsa e ler nos intervalos do trabalho. Assim consigo priorizar todos, cada um no seu devido momento. Gosto muito de deixar os livros digitais para a noite, assim aproveito a luz do Kindle e consigo ler na cama antes de dormir. Isso também evita que um dos livros fiquem esquecidos, pois todo dia consigo ler um pedacinho de cada um deles. 

É isso! Espero que essas dicas tenham sido úteis pra você e que encontre prazer no hábito de ler mais de um livro ao mesmo tempo. Me conta nos comentários que outras técnicas vocês já usam, ou compartilhem suas experiências com as leituras intercaladas! Vou adorar saber 💚

2 Comentários

  1. Adorei as dicas, pena que não posso testar por um tempo, com o corre corre de final da faculdade é meio difícil arrumar tempo pra conseguir ler um livro, quanto mais vários, huehue, mas vou tentar seguir elas mais pra frente :)

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita dificuldade de ler mais de um livro. Com estas dicas suas quem sabe consigo,e coloco umas leituras em dia. Valeu🥰👏🏽👏🏽

    ResponderExcluir

Postar um comentário