Janela Literária

Resenhas e novidades sobre o universo dos livros.

Possui um blog literário? Divulgue no Pinterest!

Desde que comecei a trabalhar com blogs eu pesquiso sobre estratégias de divulgação, afinal meu objetivo sempre foi alcançar mais pessoas para promover o hábito da leitura. Já usei muuuitas redes sociais diferentes buscando obter bons resultados, mas a única que realmente me deu um bom retorno até hoje foi o Pinterest! Por isso vim aqui dividir com vocês um pouco da minha experiência com essa plataforma que me rende bons acessos todo mês. 


COMO O PINTEREST FUNCIONA


Acredito que a maioria das pessoas pelo menos já ouviu falar no Pinterest, mas muita gente ainda não sabe muito bem como funciona. Eu gosto de pensar no Pinterest como uma galeria em que eu posso procurar por aquilo que preciso, seja para inspiração, seja por dicas práticas, receitas, e tudo o mais que for possível encontrar por lá. E como usuária da rede há anos, posso garantir que lá tem de tudo! 


FAÇA A SUA CURADORIA


Para filtrar melhor os conteúdos no Pinterest gosto de criar pastas bem definidas com os conteúdos que gosto de salvar lá. Tenho pastas de decoração para cada ambiente, pastas para receitas de comidas e bebidas, pasta com inspirações de fotografia e, é claro, uma pasta para dicas literárias! O legal é que à medida que você vai usando a sua conta o algoritmo passa a te recomendar mais coisas relacionadas à curadoria que você já faz. Isso aliado ao fato de eu seguir apenas contas que realmente me interessam deixam o meu feed bem mais segmentado

DIVULGUE O SEU BLOG


Eu sempre via muitas blogueiras de lifestyle recomendando a divulgação de posts do blog no Pinterest, mas não conhecia ninguém que tivesse tido sucesso com isso no meio literário. Por isso resolvi fazer esse post - não por eu ter um sucesso tremendo com isso, mas por ter conseguido enxergar bons resultados após começar a fazer pins do meu conteúdo. 
Não possuo nenhum segredo ou estratégia específica para isso - a minha única regra é salvar todos os meus posts no Pinterest. Crio pins de uma ou mais imagens dos meus posts, e aí é só esperar a mágica acontecer. Claro que não consigo engajamento em todos os pins e alguns ficam bem esquecidos, e as vezes leva meses para algum pin viralizar na rede; mas quando isso acontece, se prepare para receber muuuitas notificações de que seu pin foi salvo por alguém! 

CONHEÇA SEU CONTEÚDO


Após já ter usado a sua conta por alguns meses para divulgar o seu blog, é bem legal acompanhar os analytics para entender quais conteúdos geram mais acessos através do Pinterest. Tendo esses dados em mãos fica bem mais fácil de planejar estratégias para alcançar ainda mais público. Vale a pena investir mais em posts no estilo que você já sabe que irão gerar mais salvamento, e criar imagens que sejam mais "pináveis" na rede. Estude, pesquise e verá que essa é uma ótima forma de manter uma boa média de acessos no seu blog literário! 

Espero que tenham gostado dessa dica rapidinha que tem me ajudado a manter o Janela Literária. Aproveito a deixa pra te convidar a me seguir lá no Pinterest e continuar acompanhando o meu conteúdo! 

0 Comentários